segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lançamento: Totalmente nova BMW R 1200 GS 2013


Chega às lojas dois modelos da nova BMW R 1200 GS , standard custando R$ 73.400,00 e o premium  R$83.900,00
bmw 1200gs 01
O motor boxer refrigerado a ar/líquido recém-projetado com fluxo vertical, caixa de velocidades integrada e conjunto do eixo cardan do lado esquerdo. A R 1200 GS inteira foi completamente redefinida, principalmente o conceito de propulsão.
O desempenho desejado, assim como o cumprimento com as exigências futuras previstas em termos de emissão de ruído e gases de escape, é garantido, entre outras coisas, por uma mudança no sistema de refrigeração. O motor boxer na nova R 1200 GS continua a utilizar a refrigeração a ar/líquido, no entanto, o óleo de arrefecimento foi substituído por uma mistura de água/glicol. Isso garante um elevado nível de capacidade de absorção de calor do líquido de arrefecimento para a dissipação mais eficiente de calor.
A assim chamada refrigeração de precisão (um princípio similar ao usado na Fórmula 1) envolve apenas os elementos do motor a serem resfriados com o líquido de arrefecimento, que estão particularmente expostos a estresse térmico. O motor continua a usar de refrigeração a ar, preservando, assim, o aspecto característico do motor boxer de cilindros opostos. Os dois radiadores são pequenos e discretamente integrados.
O fluxo agora é vertical em vez de horizontal para um melhor preenchimento e a carcaça do motor integra o câmbio de 6 velocidades, bem como, uma embreagem úmida com função antirrebote, em vez da embreagem a seco tal como era usada anteriormente. Além disso, a transmissão secundária agora é acionada através do comprovado eixo cardan do lado esquerdo. Com uma saída de 92 kW (125 cv) a 7700 rpm e 125 Nm a 6500 rpm, o novo motor oferece potência e desempenho superiores no segmento de enduro de viagem e muito mais.
bmw 1200gs motor
O peso seco da R 1200 GS (pronta para a estrada), de acordo com a norma DIN é de 238 kg, incluindo o ABS Integral BMW Motorradpadrão.
E-gas e piloto automático.
Um acionamento eletromotriz do acelerador é agora utilizado pela primeira vez em uma motocicleta GS. Aqui, os comandos do piloto são repassados diretamente pelo sensor na manopla do acelerador ao sistema de controle do motor, que, em seguida, regula o servomotor do corpo de borboletas eletronicamente. A utilização do sistema E-gas oferece uma melhora significativa em termos de controle e resposta. Além disso, o piloto pode adaptar as características do motor à situação na estrada, por meio de cinco modos (opcional extra). Também é possível incluir uma função de controle de piloto automático (opcional extra).
O ASC e os modos de pilotagem como um opcionalextra: cinco modos de livre escolha – “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro”. Para adaptação ideal às necessidades e finalidades individuais do piloto, a nova R 1200 GS agora oferece pela primeira vez cinco modos de pilotagem de livre escolha: estes são um opcional de fábrica e possuem três configurações diferentes de E-gas e com variáveis características de motor. Ligados a este, o Controle Automático de Estabilidade-ASC com uma configuração especial de enduro. Ao se escolher esta opção o ABS BMW Motorrad, o ASC e – se instalada – a suspensão semiativa, são todos adaptados para aos respectivos perfis destes cinco modos.
bmw 1200gs amortSuspensão semiativa: Dynamic ESA da BMW Motorrad para a dinâmica ideal de pilotagem em cada situação como opcional de fábrica.
A nova suspensão semiativa Dynamic ESA (Ajuste Eletrônico de Suspensão) da BMW Motorrad faz uso de uma nova série de possibilidades, bem como oferece o máximo de segurança e desempenho de pilotagem. O Dynamic ESA monitora o movimento vertical de controle das rodas dianteira e traseira, bem como outros parâmetros, por meio de um sensor do curso da mola, em cada posição, e adapta o amortecimento automaticamente à situação dependendo das condições e manobras realizadas. O ajuste de amortecimento na dianteira e traseira é feito por meio de válvulas de regulagem de controle eletrônico.
Novo chassi com quadro de aço tubular tipo ponte e pneus/rodas especialmente adaptados com dimensões de 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira como a primeira do mundo.
O chassi da R 1200 GS utiliza um quadro tubular tipo ponte, recém desenvolvido e totalmente em aço com quadro traseiro preso por parafusos. Junto com o Telelever
recém projetado na dianteira e o EVO Paralever na traseira, o que resultou em um aumento significativo na rigidez à torção e, consequentemente, estabilidade de pilotagem e a precisão de direção. Qualidades ideais de pilotagem são o resultado de uma geometria de controle refinada do chassi, e um braço oscilante mais extenso oferece tração ainda mais aprimorada – especialmente ao pilotar em terrenos acidentados.
Um recurso global exclusivo da nova R 1200 GS são os pneus nos tamanhos 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira, especialmente adaptados para melhorar o desempenho.
Sistema de freio revisto, atualmentecom pinças de freio Brembo em monobloco montadas radialmente e ABS Integral BMW Motorrad.
O sistema de freio da R 1200 GS foi amplamente revisto também. Atualmentehá pinças de freio Brembo em monobloco montadas radialmente na frente e um disco de freio maior na parte traseira.
Em linha com o princípio da BMW Motorrad “Segurança 360°”, a nova GS também vem equipada de série com o ABS da BMW Motorrad, aqui na versão integral.
bmw 1200gs farol
A primeira motocicleta do mundo com o farol principal de LED, incluindo luz de circulação diurna integrada para maior segurança durante a condução,durante o dia e à noite como opcional de fábrica.
Mesmo em seu modelo padrão a nova R 1200 GS tem um farol principal otimizado com eficiência luminosa. Para melhor visualizaçãodurante o dia, a BMW Motorrad também oferece uma luz de circulação diurna como opcional de fábrica. Para excelente iluminação na estrada e, portanto, maior segurança de dia e a noite, um farol principal de LED com luz de circulação diurna integrada é equipado em uma moto pela primeira vez. É composto de uma tecnologia inovadora de LED com um conceito sofisticado de refrigeração e descondensação.
O assento do piloto pode agora ser ajustado em altura e ângulo de inclinação e o assento do passageiro pode ser deslocado longitudinalmente para se obter a distância ideal entre o piloto e o passageiro. O novo guidão pode ser facilmente virado para cima e, junto com o apoio do joelho otimizado na área do tanque de combustível, garantem uma posição vertical ainda melhor para pilotagem fora de estrada. Pode-se sentir claramente o melhor apoio do joelho ao sentar-se também. Um sistema de assento alto e baixo, bem como de regulagem de apoio para os pés, completam o programa de acessórios especiais oferecendo facilidades de ajuste individuais.
Uma visão geral dos destaques da nova BMW R 1200 GS.
bmw 1200gs 00
• Motor completamente recém-desenvolvido para uma dinâmica de pilotagem de nível superior dentro do segmento de enduro de viagem.
• Capacidade de 1170cc, potência nominal de 92 kW (125 cv) a 7700 rpm e um torque máximo de 125 Nm a 6500 rpm.
• Cabeçotes com fluxo vertical para maior eficiência e desempenho.
• Refrigeração compacta a ar/líquido para controle ideal de temperatura.
• Motor básico com virabrequim compacto, leve e ainda de maior rigidez.
• Carcaça separada na vertical de plataforma aberta.
• Caixa de 6 velocidades integrada ao compartimento do motor, incluindo embreagem úmida com função antirrebote e força reduzidade operação da alavanca.
• Novo sistema de admissão para saída e torque ideais com diâmetro doservomotor do corpo de borboletas de 52 mm.
• E-gas para melhor pilotagem, maior suavidade e funções especiais.
• Sistema de escape inovador com borboleta do coletor de escapecom controle eletrônico para características de desempenho ideal e um puro som do boxer.
• Modos de pilotagem de livre escolha “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro”, com três configurações diferentes do acionamento eletromotriz do acelerador em conjunto com as configurações do ASC (Controle Automático de Estabilidade), do ABS e do ASC para pilotagem fora de estrada, bem como diferentes configurações específicas de modo do Dynamic ESA (opcional de fábrica).
• Nova suspensão com quadro de aço tubular tipo ponte com rigidez à torção e quadro traseiro preso por parafusos.
• Sistema de transmissão por eixo cardan leve e otimizado agora no lado esquerdo.
• Recém-desenvolvido e otimizado Telelever na dianteira e EVO Paralever na traseira para uma sensação de pilotagem ainda mais precisa.
• Geometria de controle refinada do chassi e braço oscilante mais extenso para uma excelente tração.
• Posição e largura do assento otimizadas e guidão ajustável para um conforto ainda maior.
• Alcance do solo para o piloto otimizado (comprimento da perna interior).
• Primeira moto do mundo com dimensões dos pneus/rodas de 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira, especialmente sob medida para a R 1200 GS.
• Sistema de freio BMW Motorrad revisto, com pinças de freio Brembo em monobloco montadas radialmente na dianteira e pinça flutuante de dois pistões com disco de freio maior na traseira (Ø 276mm, 265mm no modelo anterior).
• ABS Integral BMW Motorrad de série.
• Suspensão semiativa Dynamic ESA (opcional de fábrica).
• Farol principal com eficiência otimizada e luz de circulação diurna de LED (opcional de fábrica).
• Primeira motocicleta do mundo com farol principal de LED com luz de circulação diurna integrada (opcional de fábrica).
• Novo sistema elétrico do veículo com particionamento de funções.
• Interruptores elétricos mais salientes.
• Piloto automático eletrônico (opcional de fábrica)
• Preparação para a unidade de navegação com o Multicontrolador para operar a BMW Motorrad Navigator IV (opcional de fábrica).
• Pára-brisa ajustado com apenas uma mão para excelente proteção contra o vento e intempéries.
• Assento com múltiplas funções de ajuste para a ergonomia perfeita.
• Suporte da placa de fácil desmontagem para pilotagem fora de estrada.
• Aumento da distância do solo (+ 8 mm)
• Novo painel de instrumentos com computador de bordo de série. Computador de bordo Pro como opcional.
• Quatro opções de cores a escolher:
Branco Alpino, Vermelho Racing, Azul e Preto Metálico.
• Ampla série de acessórios e equipamentos especiais para o piloto.
Nova BMW R 1200 GS 2013 custa o modelo standard R$ 73.400,00 e o premium custando R$ 83.900,00
bmw 1200gs 02
BMWR1200GS
Capacidade                                             cc                                                                  1.170
Diâmetro/Curso                                  mm                                                               101/73
Saída                                               kW/bhp                                                               92/125
rotação do motor                              rpm                                                                  7700
Torque                                               Nm                                                                   125
rotação do motor                             rpm                                                                 6500
Tipo                                                                                                       Motor boxer refrigerado a ar/líquido de 2 cilindros
Nº de cilindros                                                                                                          2
Compressão/combustível                                                                                     12.5:1/Premiumsem chumbo (95RON)
Acionamento das Válvulas                                                                                   DOHC
Válvulas por cilindro                                                                                            4
ØAdmissão/saída                                  mm                                                         40/34
ØServomotor do corpo de borboletas  mm                                                      52
Carburação                                                                                                             BMS-X
Controle de emissão                                                                             conversor catalítico de três vias com ciclo fechado
Sistema elétrico
Alternador                                                W                                                         620
Bateria                                                 V/Ah                                                        12/12 sem manutenção
Farol                                                         W                                                          H7/LED(SA)
Motor de partida                                  kW                                                        0.9

Potência de Transmissão – caixa de velocidades
Embreagem                                                                                                                       Embreagem úmida antirrebote
Caixa de velocidades                                                                                 caixa de 6 velocidades com malha constante
Relação primária                                                                                                       1.65
Tração Traseira                                                                                                      eixo cardan

Chassi
Tipo de fabricação do quadro                                                 Quadro de aço tubular tipo ponte, motor auto-sustentávelSuspensão, dianteira                                                                                                                                                       BMWTelelever
Suspensão traseira                                                                                            BMWEVOParalever
Curso da mola dianteira/traseira     mm                                                     190/200
Ângulo de cáster da roda                     mm                                                      99.6
Distância entre eixos                            mm                                                      1507
Ângulo da coluna de direção                    °                                                       64.5
Freios                                                   dianteiro                      Freio a disco duplo com acionamento hidráulico,Ø305mm
traseiroFreio a disco único Ø276mm -ABS integral BMWMotorrad(padrão,função parcial,(pode ser desconectado)

BMWR1200GS
Rodas                                                                                                                                   Rodas de liga leve fundida
                                                             Dianteira                                                                                                    3.0  x19”
                                                              Traseira                                                                                                    4.5  x17”


Pneus                                                 Dianteiro                       120/70R19
Traseiro                          170/60R17

Dimensões e pesos
Comprimento total                               mm                            2207
Largura total com retrovisores        mm                            953
Altura do assento                                 mm                            850/870

Peso seco DIN,pronta  kg    238

Números de desempenho
Consumo de combustível
90km/hl/100km
4.1
120km/hl/100km
5.5
Aceleração  
0-100km/hs
3.6
Velocidade máximakm/h
>200
 Fonte: Moto esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário