quinta-feira, 9 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


UM EM CADA QUATRO BRASILEIRO JÁ DEPENDE DO BOLSA FAMÍLIA
Os números são oficiais. Um em cada quatro brasileiros já depende do Bolsa Família. São 13 milhões e 800 mil benefícios familiares concedidos, totalizando mais de 50 milhões de pessoas atendidas. Dessas, meio milhão estão há 10 anos, desde que o programa foi lançado, recebendo o dinheiro do governo. Em muitos casos, já é a segunda geração da mesma família, vivendo apenas do benefício. Criado em outubro de 2003, o programa também tem entre seus beneficiários 45% das famílias cadastradas logo no seu início. São 522.458 benefícios pagos mensalmente há quase dez anos, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Só nesse ano, o custo do programa, para os cofres públicos, vai bater na porta dos 25 milhões de reais. O valor médio dos repasses é de R$ 149,70. É o mais visível programa social do governo. Ele contribuiu para a redução da desigualdade e alívio da extrema pobreza. Entre 16% e 21% da queda da desigualdade são atribuídos ao Bolsa Família. O programa, populista, teve resultados eleitorais diretos: tornou-se um dos trunfos mais importantes para eleger Lula duas vezes e depois Dilma Rouseff.
 O Bolsa Família é um projeto social exemplar. Dá rendimentos eleitorais claros, mas, por justiça, tem que se reconhecer seu valor para os mais pobres. Tem erros de rumo, lógico. Um deles são as constantes falcatruas, em que filhinhos de papai e madames recebem dinheiro dele, o que é uma tragédia. Pior é que, mesmo descobertos, esse canalhas não vão presos. O outro erro sério é que o Bolsa não tem tempo para acabar. Ou seja, as pessoas podem passar a vida inteira sem trabalhar, sem fazer nada, sem se preocupar em melhorar sua situação. Afora isso, o Bolsa Família pelo menos impede milhões de brasileiros de passarem fome. 
ECOIDIOTAS - Enquanto os ecoidiotas e os interesses internacionais pressionam, querendo que em Rondônia (assim como toda a Amazônia), voltemos aos tempos da idade da pedra, nosso agronegócio só cresce. Para desespero deles. Valdir Raupp discursou, no Senado, mostrando números impressionantes: 1 milhão e 200 mil toneladas de grãos produzidas; ganho de 27% em produtividade média, sem aumento da área cultivada;  produção de café aumentada em 10%, com redução de quase 9% da área plantada. Também houve aumento na produção de soja, mais de 15%, e de feijão, mais de 13%. Chega ou quer mais?
 PREPARANDO 2014 - Expedito Júnior, reconduzido ao comando do PSDB, percorre o Estado, conversando, preparando alianças. Ele mesmo depende de decisão da Justiça Eleitoral para concorrer, é nome que os tucanos preparam para uma eventual disputa ao Governo, Expedito está pronto para todos os desafios, mas o que ele gostaria mesmo é de disputar novamente uma cadeira ao Senado. Só no início do ano que vem é que se saberá, exatamente, quais os rumos que o conhecido político vai dar ao seu futuro...
 O OUTRO LADO DA MOEDA - O prefeito Mauro Nazif conseguiu na Justiça, autorização para trazer mais uma empresa de ônibus para a Capital. Avança na sua promessa de campanha, mas de nada adiantará ter mais uma ou mais dez empresas se a Prefeitura não cumprir a sua parte. Ruas horríveis, esburacas, falta de paradas de ônibus decentes, falta de corredores para os coletivos, barro e lama tomando conta dos locais que destroem os elevadores para cadeirantes: tudo isso é de responsabilidade do município. Se o município não fizer nada, não resolve o problema.
 SAI OU NÃO SAI? - Será que sai o Flor do Maracujá 2013? Se depender da boa vontade do governador Confúcio Moura, sai sim. Ele se reuniu com lideranças do movimento cultural nesta semana e garantiu que vai apoiar e liberar recursos para a maior festa cultural do Estado. Confúcio orientou a turma do Flor do Maracujá a andar nos gabinetes dos deputados estaduais, pedindo aue eles incluam emendas ao orçamento do Estado, para que os recursos possam ser liberados. Não há ainda informação sobre quando e nem onde a festa se realizará.
 RUMO AOS 40 - Falta só um. Dona Dilma anunciou a criação do Ministério de  número 39, a maioria dos quais, sem dúvida, ela não tem certeza para que servem. Ao indicar Afif Domingues para o Ministério da Micro e Pequena Empresa, a presidente brasileira está prestes a quebrar um recorde: campeã mundial de ministérios. Quando chegarmos aos 40, e isso deverá acontecer em breve, porque, afinal, é importante acomodar todos os parceiros para a reeleição de 2014, vamos disputar mais um título inédito. E ninguém sequer fica vermelho de vergonha!
 GELADA COM PREÇO QUENTE - Para os bebedores de cerveja, a notícia não pode ser pior. Depois da Lei Seca, que anda pegando todos os que tomam sua gelada e saem para dirigir, agora o ataque é ao bolso. O ICMS da cerveja, em Rondônia, aumentou 40%. No valor total, isso representará entre 5% e 7% do preço da bebida. Segundo dados da associação nacional das empresas de revendas, com este aumentão no imposto, Rondônia passa a ter a maior carga tributária do país sobre a cerveja. E agora, os que os amantes de um bom gole vão fazer?
 PERGUNTINHA - Será que Ji-Paraná não poderia emprestar, pelo menos nos finais de semana, o seu viaduto novinho para Porto Velho, já que a Capital provavelmente nunca terá nenhum?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário