quinta-feira, 23 de maio de 2013

SAÚDE - Vitamina D pode ajudar no tratamento de asma, diz estudo

O tempo que pacientes que sofrem de asma ficam sob a luz do sol pode ter um impacto sobre os efeitos da doença, revela um estudo de uma equipe de cientistas da universidade King's College, de Londres. A pesquisa indica uma relação entre baixos níveis de vitamina D, que é fabricada pelo corpo durante a exposição ao sol, à piora dos sintomas de asma.

Dentre os resultados do trabalho, os especialistas descobriram que o contato com a luz solar "acalma" uma parte do sistema imunológico que é estimulada em excessos pela asma. O tratamento de pacientes asmáticos com a administração de vitamina D, no entanto, não foi testado pelo estudo.

As pessoas que têm asma apresentam dificuldades para respirar quando suas vias aéreas ficam inchadas. inflamadas e contraídas, e elas geralmente são tratadas com esteroides, mas nem todos respondem bem.

CONTROLE
"Nós sabemos que pessoas com altos níveis de vitaminas D conseguem controlar melhor sua asma - esta conexão chama bastante a atenção", disse a pesquisadora Catherine Hawrylowicz. A equipe da cientista investigou o impacto da vitamina em uma substância química do corpo humano, interleucina-17. Trata-se de uma parte vital do sistema imunológico que ajuda a combater infecções.

TESTES CLÍNICOS
A equipe do King's College realiza agora uma série de testes clínicos para ver se a administração de vitamina D pode realmente ajudar os pacientes de asma a lidarem melhor com os sintomas da doença. O foco do estudo deve ser os pacientes que não respondem bem aos esteroides, e produzem sete vezes mais interleucina-17 do que os outros.

"Nós acreditamos que tratar as pessoas com vitamina D pode trazer com que os pacientes resistentes aos esteroides passem a responder a eles ou permitam que aqueles que já conseguem controlar sua asma tomem menos esteroides", disse Hawrylowicz. A especialista explica que uma cultura de se cobrir no sol e usar protetor solar pode ter aumentado as taxas de asma, , mas ela aproveita para alertar que "sol demais faz mal".
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário