quinta-feira, 23 de maio de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


JOVENS, SAUDÁVEIS E VIVENDO DO DINHEIRO DO BOLSA FAMÍLIA
Quando estourou a boataria de que o Bolsa Família não seria mais pago e as agências da Caixa em todo o país receberam uma avalanche de saques, com quase um milhão dos beneficiados pegando o dinheiro dos caixas eletrônicos, com medo do futuro, se viu algumas coisas assombrosas. Primeiro, que da plebe rude que correu para os bancos, a grande maioria era de pessoas jovens, extremamente saudáveis e, se quisessem, prontas para trabalhar. Raros foram os mais velhos, os deficientes, os pobres coitados que têm alguma dificuldade grave na vida, que acorreram atrás do parco dinheirinho. O que essa massa de pessoas fortes e com tudo para vencer na vida pelo esforço e pelo trabalho, estão fazendo, vivendo às custas das migalhas do programa social do governo? Viu-se também a importância política do programa. Governo e oposição correram a empurrar um para o outro a responsabilidade pelo boato, O governo dizendo que foi a oposição. A oposição dizendo que o governo e seus ministros foram irresponsáveis, como no caso da já famigerada Maria do Rosário, a defensora dos direitos dos criminosos, que sem qualquer pudor saiu dizendo que a culpa era dos opositores. Pois aí está um terceiro quesito nessa história dantesca: discursos políticos se sobrepuseram, como sempre, à busca pela verdade.
Quem acompanha essa coluna sabe que ela sempre defendeu o Bolsa Família. Na essência, é um programa social que salvou milhares e milhares de vidas e tirou muitos miseráveis da mais extrema pobreza. O problema é a ideia e outra a prática. Na vida real, o PT transformou o Bolsa numa moeda de troca com o eleitor e permitiu que vagabundos aos borbotões se beneficiem do dinheiro que deveria  ser apenas dos que realmente precisam. Viva o Bolsa Família dos pobres, Abaixo do Bolsa Família dos políticos!
 
 SUPER PROTESTO
Greve é Copa do Mundo para sindicalista. Jogam tudo e se tiverem que dar chutes nas canelas ou abaixo da linha da cintura, dão mesmo. Querem mostrar sua liderança. Por isso, eles andam serelepes, informado que comandarão, nesta quinta, um enorme protesto. Dirigentes do Sintero, Singeperon, Sinsepol e outros, querem dar uma demonstração de força. Professores, agentes penitenciários, servidores da Justiça e policiais civis estão parados. Ninguém deu muita bola para a paralisação deles. Pode ser que com o barulho de hoje, sejam ouvidos.

OBESIDADE SEM CURA
O governo federal  e os estados - e isso não começou ontem, mas vem de décadas - ensinam como encher os cofres públicos de impostos e gastar esse dinheiro, do suor alheio, cada vez pior. E incham a máquina pública, colocando-a na triste condição de doente terminal, por causa da obesidade mórbida. A legislação ainda acrescentou à doença, separando a sociedade brasileira em castas. Quem é funcionário público tem um tratamento, quem não é paga essa gastança. E assim vamos levando...

PENDURICALHOS
São tantas vantagens, avanços, pagamentos diferenciados, que o governante sempre tem o servidor na mão. Se ele for concursado, não pode ser demitido, mas vive com um salário básico ridículo. Depende dos penduricalhos, que pode perder a qualquer momento. Quando alguém perde qualquer coisa, no contexto dos salários horrorosos que recebe (se for concursado e tiver que suar para ganhar seu dinheirinho), aí estouram as greves em todos os cantos. Rondônia está vivendo esse momento. Mas a doença terminal atinge todo o serviço público no Brasil.

ILUMINADOS
“O político ideal que vocês desejam, aquele cara sabido, aquele cara probo, irretocável do ponto de vista do comportamento ético e moral, aquele político que a imprensa vende que existe, mas que não existe, quem sabe esteja dentro de vocês”. A afirmação, que surpreendeu o país, é do ex-presidente Lula. Ele mesmo, a quem sua companheira Marilena Chauí, que precisa urgentemente de um tratamento psiquiátrico ou de uns choques, para voltar ao mundo real, endeusou. Foi ela quem disse também outra enorme asneira, tão grande quanto a que pronunciou seu guru:"cada vez que Lula fala, o mundo se ilumina". Argh!!!

OURO EM PAUTA
Depois de muitos anos, o ouro volta à pauta da política. Depois de amplo debate na Câmara de Vereadores, quando foi questionado do porquê dos garimpeiros não estarem pagando impostos municipais sobre a riqueza retirada do rio Madeira, será a vez da Assembleia discutir o assunto. O presidente Hermínio Coelho convocou audiência pública, mas com outro vieis. A discussão será sobre a possível inconstitucionalidade da lei que proibi o garimpo no rio, desde a Usina de Santo Antonio até a divisa com o Amazonas. O tema é quentíssimo.

RECEITA NO PÉ
A Receita Federal está no pé de dezenas de empresários privados e também de empresas públicas, que recolheram dinheiro dos seus empregados que deveriam ir para os cofres do INSS e não repassaram a grana. A avaliação inicial é de que pelo menos 28 milhões de reais tenham sido sonegados. Fiscais da Receita (que cuida também das questões do dinheiro da previdência) podem ficar até 90 dias dentro das empresas suspeitas. Ou seja, pânico  geral para esse pessoal sob suspeita.

PERGUNTAR
Qual a nova declaração bombástica que o ministro Joaquim Barbosa dará esta semana, para mexer com as estruturas políticas do país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário