terça-feira, 2 de abril de 2013

Marketing Pessoal

Há muita gente utilizando a expressão Marketing Pessoal com o sentido de auto-ajuda, mas isto não está correto. Fazer marketing é fazer com que o relacionamento entre uma empresa e o mercado seja o melhor possível para ambos. Marketing pessoal, portanto, significa fazer com que o relacionamento de uma pessoa com o mercado de trabalho seja o melhor para ambos. No momento em que estamos vivendo, no qual o conhecimento é um fator importante de produção, o conhecimento de uma pessoa pode se tornar um produto atraente para as empresas. Desta forma, é preciso saber  colocar este produto em destaque no mercado de trabalho.

O melhor Marekting Pessoal é aquele que não prejudica alguém e que, quando utilizado, propicia o
desenvolvimento  de um relacionamento duradouro entre as partes. Se um dos lados levar vantagem, o outro irá sentir-se inferiorizado e tenderá a sair da relação. Isto diz respeito tanto ao relacionamento com a empresa, quanto com os companheiros de trabalho, com a família e os amigos.

Para alavancar uma carreira é importante descobrir o que se gosta de fazer. Quem gosta do que faz, o faz
com mais prazer. Por isto conseguirá atingir níveis maiores de excelência. Em segundo lugar, deve-se pensar a longo prazo. O imediatismo pode levar à busca de resultados isolados, que não colaboram com o desenvolvimento de um padrão sustentável de bem-estar pessoal. E, em terceiro lugar, não podemos nos esquecer que sofremos os efeitos de fatores alheios à nossa vontade, que irão ocorrer quer gostemos ou não deles. Isto significa que temos de ser flexíveis às alterações de planejamento.

Já passamos da fase do self-made man, aquela pessoa que, sozinha, resolvia todos os problemas,, tomava todas as decisões importantes e era seguida e obedecida por todos os demais. Hoje, os melhores resultados são obtidos por equipes e grupos de trabalhos. Isto é muito fácil de se verificar nas empresas. Na minha juventude, o modelo ideal de liderança nas empresas era o de "feitor": o chefe que era temido por todos e que sempre determinava tudo o que devia ser feito. Sua presença física era necessária para que todos cumprissem suas obrigações. Hoje isto não faz mais sentido. Os melhores líderes são os que acompanham os anseios de seu grupo e o relacionamento intergrupal é fundamental para a consecução dos objetivos empresarias. Portanto, se colocarmos as ferramentas do marketing no relacionamento pessoal e profissional, veremos que um bom relacionamento na empresa é condição indispensável para obtenção de resultados.

Como agregar valores a um projeto de marketing pessoal? Não perdendo de vista que o resultado final será o conjunto de esforços de diversas partes envolvidas. Por exemplo: se nos esquecermos de nossa família para termos mais tempo para nos dedicar a nossa carreira profissional veremos, mais tarde, que não haverá como compensar esta lacuna. Portanto se não perdemos de vista o conjunto, poderemos avaliar melhor o que é bom e o que não é em nossa vida. Isto facilitará o estabelecimento de valores a serem agregados durante nossa existência.
Fonte: RP na Rede Tudo sobre Relações Públicas 

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