Ténéré 660, esta foi a moto da vez, mais um teste realizado que me deu um enorme prazer.
Ténéré sempre foi um sucesso entre os aficionados por motos; alta, robusta, imponente, pronta para o que der e vier, acho que é assim que se resume esta bela moto.
Logo de cara me chamou atenção foi sua altura, eu com 1,75m dá para pilotar numa boa, mas acho que alguém com uma estatura menor, tem que ter experiência para segurar toda esta altura, ou como alternativa pode abaixar a moto, alterando as alturas das bengalas e deixando a mola traseira com menos pressão, assim a moto abaixa bem.
Por onde passava, sempre chamava atenção, pois sempre foi uma marca de moto vencedora nos rallys e enduros, especialmente Rally Paris Dakar, campeã por várias vezes.
Diria que este modelo serve para toda ocasião: estrada, pisos irregulares seja no asfalto, terra ou cidade, quase uma moto completa, vou explicar porque o quase:
Por ser muito alta, em velocidade muito reduzida ela fica um pouco difícil de equilibrar, ocasionado pelo centro de gravidade alto. No trânsito requer um pouco mais de atenção, inclusive com os retrovisores de USV e Vans.
Em se tratando deste modelo de 660cc, eu chamaria de um tratorzão… Pau para toda obra.
Conforto: Gostei muito, piloto fica a vontade, a posição de pilotagem é excelente, guidão alto proporciona pilotar de pé com maior facilidade na terra, o banco possui uma espuma com boa densidade, também é confortável para garupa, a carenagem quebra o vento muito bem, deixando uma pilotagem tranqüila mesmo em velocidades elevadas.
Pode-se estar completamente carregado, seja com duas pessoas, alforges, e mochila nas costas, que mesmo assim a moto fica confortável e fácil de pilotar na estrada.
Câmbio: composto de 5 velocidades, engates precisos e secos, parece mesmo um trator…. digamos, bem rústico, resumindo, gostei muito, é o estilo Ténéré…
Motor: muita força, torque, sempre com saúde para empurrar a moto, mesmo em baixas rotações. A potência dela é bem linear, despejando forte desde os primeiros giros do motor.
Seja carregada com 2 pessoas, mais bagagens, parece que o motor não sofre, sempre com fôlego, seja numa ultrapassagem, seja numa subida, ou em qualquer situação. Motor tem de sobra para o que o modelo foi proposto.
Velocidades alcançadas com este modelo é surpreendedor:
- velocidade cruzeiro na minha opinião que a moto suporta com estabilidade e andar tranqüilo fica entre 140 – 150Km/h;
- velocidade máxima alcançada na pista foi de 192Km/h no velocímetro, e não abana como a XT660.
- velocidade máxima alcançada na pista foi de 192Km/h no velocímetro, e não abana como a XT660.
Consumo de combustível ficou entre 19,4Km/l a 22, 5 Km/l, mais econômica que a antiga Ténéré 600.
Assista o Vídeo do teste no dinamômentro:
Potência medida no dinamômetro:
No Motor: 46,42 cv
Na Roda: 42,20 cv
Torque do motor na roda 19,3 kgf.m
Na Roda: 42,20 cv
Torque do motor na roda 19,3 kgf.m
Velocidade de cada marcha:
1 marcha 47km/h
2 marcha 78 Km/h
3 marcha 117 Km/h
4 marcha 153 Km/h
5 marcha 195 Km/h
2 marcha 78 Km/h
3 marcha 117 Km/h
4 marcha 153 Km/h
5 marcha 195 Km/h
Suspensão: Este quesito é perfeito, na terra absorve muito bem o piso, as vezes o piloto nem sente a irregularidade e obstáculos, e se na terra ela é perfeita, no asfalto nem se fala, uma pluma.
Farol: Ilumina bem, foco amplo e forte.
Acabamento: gostei, muito bem acabado, sem detalhes, logo no olhar já se percebe da qualidade dos materiais.
Valor: a partir de R$ 31.110,00
*O valor acima se refere ao preço público sugerido, posto Manaus, para pagamento à vista, e não inclui despesas com frete e seguro.
*O valor acima se refere ao preço público sugerido, posto Manaus, para pagamento à vista, e não inclui despesas com frete e seguro.
Resumo: A moto é show de bola, serve para todas as situações e terrenos, confortável, especialmente pela posição de pilotagem e boa densidade da espuma do banco, fácil de pilotar até carregada, só requer um pouco de atenção no trânsito por ser alta, suspensão é ótima, absorve as imperfeições e buracos com facilidade, o motor com muito torque, não falta potência nem carregado e despeja sua força desde os primeiros giros, bem linear até limite de giro, muito bem acabada e muito bem construída, sua aparência é a cara de um Rally, econômica mesmo andando rápido.
Especificações Técnicas - XT 660Z Ténéré 2013
MOTOR | ||||
Tipo | Tipo OHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração líquida | 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador a óleo, 2 válvulas | Tipo refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 8 válvulas, injeção de combustível, dupla ignição | |
Cilindrada | 660cc | 250 cc | 1199cc | |
Diâmetro x curso | 100 x 84 mm | 74.0 x 58,0 mm | 98 x 79.5 mm | |
Taxa de compressão | 10.0:1 | 9.80 : 1 | 11.0:1 | |
Potência máxima | 48 cv a 6.000 rpm | 21 cv a 8.000 RPM | 110 cv a 7.250 rpm | |
Torque máximo | 5,95 kgf.m a 5.500 rpm | 2,10 kgf.m a 6.500 RPM | 11.6 kgf.m a 6.000 rpm | |
Sistema de lubrificação | Cárter seco | Cárter úmido, com radiador de óleo | Cárter seco | |
Alimentação | Injeção Eletrônica | Injeção Eletrônica | Injeção de eletrônica | |
Sistema de partida | Elétrica | Elétrica | Elétrica | |
Transmissão primária | Permanentemente engrenada, 5 velocidades. Transmissão final Corrente | - | Cardan | |
Embreagem | - | multidisco banhado a óleo | - | |
Câmbio | - | 5 velocidades, engrenamento constante | Permanentemente engrenada, 6 velocidades | |
Sistema de ignição | - | TCI | - | |
Bateria | - | GS Yuasa, 12V 6 Ah, selada | - | |
Quantidade de cilindros | - | - | 2 cilindros em linha | |
CHASSI | ||||
Quadro | Tipo Diamante, em aço | Semi Berço duplo em aço | Backbone em aço | |
Suspensão dianteira / curso | Garfo telescópico, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno / 210 mm | Garfo telescópico / 220 mm | Garfo telescópico, tubo de 43 mm, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno / 190 m | |
Suspensão traseira / curso | ortecedor, ajustável para pré-carga e retorno / 200 mm | Monoamortecida com link / 200 mm | Mono-amortecedor, ajustável para pré-carga e retorno / 190 mm | |
Freio dianteiro | Discos duplos de acionamento hidráulico e de 298 mm de diâmetro | Disco de 245 mm de diâmetro | discos duplos, hidráulicos tipo “wave” de 310 mm ABS/ Sistema de Frenagem Unificado | |
Freio traseiro | Disco simples de 245 mm | Disco de 203 mm de diâmetro | Disco hidráulico tipo “wave” de 282 mm | |
Pneu dianteiro | 90/90R 21M/C 54S | 80/90-21 MT90 A/T 48S – PIRELLI/SCORPION | 110/80R19M/C 59V | |
Pneu traseiro | 130/80R17M/C 65S | 120/80-18 MT90 A/T 62S – PIRELLI/SCORPION | 150/70R17M/C 69V | |
DIMENSÕES | ||||
Comprimento x Largura x Altura | 2.246 X 865 X 1.477 mm | 2.120 X 830 X 1.370 mm | 2.255 X 980 X 1.410 mm | |
Distância entre eixos | 1.500 mm | 1.385 mm | 1.540 mm | |
Altura do assento | 896 mm | 865 mm | Ajustável 845-870 mm | |
Raio mínimo de giro | multidisco banhado a óleo | - | - | |
Altura mínima do solo | 260 mm | 270 mm | 205 mm | |
Peso seco | 186 kg | 137 kg | 261 kg | |
Capacidade do óleo do motor | 2,9 litros | 1,50 litros (contando filtro de óleo) | 4,2 litros | |
Capacidade do tanque de combustível | 23 litros | 16 litros (reserva 4,8 litros) | 23 litros | |
Peso Líquido (ordem de marcha) | - | 155 kg | - | |
GERAL | ||||
Cores | Azul, Branco | Branca, preta, areia metálica e azul. | Azul e branco | |
Nível de Emissões de Ruido | Versões 2012 e 2013: 88,2 dB(A) / 3000 rpm | Versões 2012 e 2013: 83,5 dB(A) a 4000 rpm | Versões 2012 e 2013: 88,7 dB(A) / 3625 rpm | |
Painel de Instrumentos | - | Cristal liquido multifuncional – hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias. Velocímetro e tacômetro eletrônico análogo. | Computador de bordo onde todas as informações necessárias estarão disponíveis à sua vista. O consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, Temperatura de entrada de ar, Odômetro TCS D-Mode, trip1, trip2, F-Trip, Tomada de 12 Volts. Controle de tração YCC-T, D-Mode (moto touring e modo sporting) | |
Dispositivo para Transporte de Carga | - Fonte: Marcos Branco - Moto Esporte | Não se aplica. |
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