quarta-feira, 24 de abril de 2013

Teste Yamaha XT 660Z Ténéré 2013 “Por: Marcos Branco”


Ténéré 660, esta foi a moto da vez, mais um teste realizado que me deu um enorme prazer.
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Ténéré sempre foi um sucesso entre os aficionados por motos; alta, robusta, imponente, pronta para o que der e vier, acho que é assim que se resume esta bela moto.
Logo de cara me chamou atenção foi sua altura, eu com 1,75m dá para pilotar numa boa, mas acho que alguém com uma estatura menor, tem que ter experiência para segurar toda esta altura, ou como alternativa pode abaixar a moto, alterando as alturas das bengalas e deixando a mola traseira com menos pressão, assim a moto abaixa bem.
Por onde passava, sempre chamava atenção, pois sempre foi uma marca de moto vencedora nos rallys e enduros, especialmente Rally Paris Dakar, campeã por várias vezes.
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Diria que este modelo serve para toda ocasião: estrada, pisos irregulares seja no asfalto, terra ou cidade, quase uma moto completa, vou explicar porque o quase:
Por ser muito alta, em velocidade muito reduzida ela fica um pouco difícil de equilibrar, ocasionado pelo centro de gravidade alto. No trânsito requer um pouco mais de atenção, inclusive com os retrovisores de USV e Vans.
Em se tratando deste modelo de 660cc, eu chamaria de um tratorzão… Pau para toda obra.
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Conforto: Gostei muito, piloto fica a vontade, a posição de pilotagem é excelente, guidão alto proporciona pilotar de pé com maior facilidade na terra, o banco possui uma espuma com boa densidade, também é confortável para garupa, a carenagem quebra o vento muito bem, deixando uma pilotagem tranqüila mesmo em velocidades elevadas.
Pode-se estar completamente carregado, seja com duas pessoas, alforges, e mochila nas costas, que mesmo assim a moto fica confortável e fácil de pilotar na estrada.
Câmbio: composto de 5 velocidades, engates precisos e secos, parece mesmo um trator…. digamos, bem rústico, resumindo, gostei muito, é o estilo Ténéré…
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Motor: muita força, torque, sempre com saúde para empurrar a moto, mesmo em baixas rotações. A potência dela é bem linear, despejando forte desde os primeiros giros do motor.
Seja carregada com 2 pessoas, mais bagagens, parece que o motor não sofre, sempre com fôlego, seja numa ultrapassagem, seja numa subida, ou em qualquer situação. Motor tem de sobra para o que o modelo foi proposto.
Velocidades alcançadas com este modelo é surpreendedor:
- velocidade cruzeiro na minha opinião que a moto suporta com estabilidade e andar tranqüilo fica entre 140 – 150Km/h;
- velocidade máxima alcançada na pista foi de 192Km/h no velocímetro, e não abana como a XT660.
Consumo de combustível ficou entre 19,4Km/l a 22, 5 Km/l, mais econômica que a antiga Ténéré 600.
Assista o Vídeo do teste no dinamômentro:
Potência medida no dinamômetro:
No Motor: 46,42 cv
Na Roda: 42,20 cv
Torque do motor na roda 19,3 kgf.m
Velocidade de cada marcha:
1 marcha 47km/h
2 marcha 78 Km/h
3 marcha 117 Km/h
4 marcha 153 Km/h
5 marcha 195 Km/h
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Suspensão: Este quesito é perfeito, na terra absorve muito bem o piso, as vezes o piloto nem sente a irregularidade e obstáculos, e se na terra ela é perfeita, no asfalto nem se fala, uma pluma.
Farol: Ilumina bem, foco amplo e forte.
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Acabamento: gostei, muito bem acabado, sem detalhes, logo no olhar já se percebe da qualidade dos materiais.
Valor: a partir de R$ 31.110,00
*O valor acima se refere ao preço público sugerido, posto Manaus, para pagamento à vista, e não inclui despesas com frete e seguro.
Resumo: A moto é show de bola, serve para todas as situações e terrenos, confortável, especialmente pela posição de pilotagem e boa densidade da espuma do banco, fácil de pilotar até carregada, só requer um pouco de atenção no trânsito por ser alta, suspensão é ótima, absorve as imperfeições e buracos com facilidade, o motor com muito torque, não falta potência nem carregado e despeja sua força desde os primeiros giros, bem linear até limite de giro, muito bem acabada e muito bem construída, sua aparência é a cara de um Rally, econômica mesmo andando rápido.
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Especificações Técnicas - XT 660Z Ténéré 2013

MOTOR
TipoTipo OHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigeração líquida4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador a óleo, 2 válvulasTipo refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 8 válvulas, injeção de combustível, dupla ignição
Cilindrada660cc250 cc1199cc
Diâmetro x curso100 x 84 mm74.0 x 58,0 mm98 x 79.5 mm
Taxa de compressão10.0:19.80 : 111.0:1
Potência máxima48 cv a 6.000 rpm21 cv a 8.000 RPM110 cv a 7.250 rpm
Torque máximo5,95 kgf.m a 5.500 rpm2,10 kgf.m a 6.500 RPM11.6 kgf.m a 6.000 rpm
Sistema de lubrificaçãoCárter secoCárter úmido, com radiador de óleoCárter seco
AlimentaçãoInjeção EletrônicaInjeção EletrônicaInjeção de eletrônica
Sistema de partidaElétricaElétricaElétrica
Transmissão primáriaPermanentemente engrenada, 5 velocidades. Transmissão final Corrente-Cardan
Embreagem-multidisco banhado a óleo-
Câmbio-5 velocidades, engrenamento constantePermanentemente engrenada, 6 velocidades
Sistema de ignição-TCI-
Bateria-GS Yuasa, 12V 6 Ah, selada-
Quantidade de cilindros--2 cilindros em linha
CHASSI
QuadroTipo Diamante, em açoSemi Berço duplo em açoBackbone em aço
Suspensão dianteira / cursoGarfo telescópico, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno / 210 mmGarfo telescópico / 220 mmGarfo telescópico, tubo de 43 mm, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno / 190 m
Suspensão traseira / cursoortecedor, ajustável para pré-carga e retorno / 200 mmMonoamortecida com link / 200 mmMono-amortecedor, ajustável para pré-carga e retorno / 190 mm
Freio dianteiroDiscos duplos de acionamento hidráulico e de 298 mm de diâmetroDisco de 245 mm de diâmetrodiscos duplos, hidráulicos tipo “wave” de 310 mm ABS/ Sistema de Frenagem Unificado
Freio traseiroDisco simples de 245 mmDisco de 203 mm de diâmetroDisco hidráulico tipo “wave” de 282 mm
Pneu dianteiro90/90R 21M/C 54S80/90-21 MT90 A/T 48S – PIRELLI/SCORPION110/80R19M/C 59V
Pneu traseiro130/80R17M/C 65S120/80-18 MT90 A/T 62S – PIRELLI/SCORPION150/70R17M/C 69V
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura2.246 X 865 X 1.477 mm2.120 X 830 X 1.370 mm2.255 X 980 X 1.410 mm
Distância entre eixos1.500 mm1.385 mm1.540 mm
Altura do assento896 mm865 mmAjustável 845-870 mm
Raio mínimo de giromultidisco banhado a óleo--
Altura mínima do solo260 mm270 mm205 mm
Peso seco186 kg137 kg261 kg
Capacidade do óleo do motor2,9 litros1,50 litros (contando filtro de óleo)4,2 litros
Capacidade do tanque de combustível23 litros16 litros (reserva 4,8 litros)23 litros
Peso Líquido (ordem de marcha)-155 kg-
GERAL
CoresAzul, BrancoBranca, preta, areia metálica e azul.Azul e branco
Nível de Emissões de RuidoVersões 2012 e 2013: 88,2 dB(A) / 3000 rpmVersões 2012 e 2013: 83,5 dB(A) a 4000 rpmVersões 2012 e 2013: 88,7 dB(A) / 3625 rpm
Painel de Instrumentos-Cristal liquido multifuncional – hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias. Velocímetro e tacômetro eletrônico análogo.Computador de bordo onde todas as informações necessárias estarão disponíveis à sua vista. O consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, Temperatura de entrada de ar, Odômetro TCS D-Mode, trip1, trip2, F-Trip, Tomada de 12 Volts. Controle de tração YCC-T, D-Mode (moto touring e modo sporting)
Dispositivo para Transporte de Carga-




Fonte: Marcos Branco - Moto Esporte

Não se aplica.

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