terça-feira, 16 de abril de 2013

ECONOMIA - Você tem dinheiro preparado para emergências?

O principal motivo para fazer uma pessoa economizar dinheiro, sem dúvida, é pensar que a qualquer momento pode acontecer alguma emergência e esse dinheiro guardado se fará necessário. Alguns exemplos de emergências comuns são: internações médicas (que envolvem muitos remédios), consertos caros no carro ou em casa, animal de estimação precisando ser operado, uma viagem de emergência, um falecimento, um item essencial que quebra em casa etc. O fato é que precisamos ter uma reserva financeira para apagar esses incêndios. A forma mais comum é "guardar 10% do salário todo mês". Mas será que conseguimos? 

Algumas maneiras de economizar dinheiro:

  • Cancele assinaturas de revistas, jornais, aplicativos no iPad e outros. Se você está com dificuldades financeiras, ter essas assinaturas não é prioridade.
  • Leve comida de casa para o trabalho. Almoçar fora todos os dias traz um impacto enorme ao seu orçamento. Levando a comida de casa você também terá gostos, mas eles serão menores.
  • Economize um pouco mais em casa. Sou daquelas pessoas que não gosta de economizar com comida, mas você pode tentar fazer substituições sempre que possível, especialmente com carnes.
  • Procure sempre novas oportunidades de ganhar dinheiro. Muitas pessoas hoje têm seus empregos e uma atividade adicional que traz algum rendimento extra. Se esse for o seu caso, veja como pode potencializar essa outra atividade.
Como se precaver contra emergências:
  • Estabeleça uma meta de quanto precisa ter guardado em dinheiro e tente chegar a ela. Algumas pessoas consideram seis meses de salário uma boa meta.
  • Verifique constantemente seus bens. A manutenção recorrente pode evitar o acontecimento de maiores desastres. Isso vale também para a saúde, como consultas médicas frequentes e idas constantes ao dentista.
  • Analise cada conta que você paga em casa e veja se é realmente o caso de ter o serviço contratado. TV a cabo, por exemplo. Analise de acordo com as suas necessidades.
Deixe a forma de resgate mais acessível. De nada adianta guardar dinheiro se, quando você precisar em uma emergência, não puder resgatá-lo. A poupança pode ser a melhor opção ainda.
Fonte: Vida organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário