domingo, 28 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


CONFRONTO INSTITUCIONAL OU ACOMODAÇÃO DEMOCRÁTICA?
Os extremos, posições exacerbadas, desrespeito com as opiniões alheias e confrontos baseados em jogo de beleza, podem levar nosso país a uma situação perigosa. Congresso e Supremo estão em rota de colisão. O Congresso, desmoralizado ante a opinião pública, forçando a barra e aprovando, numa comissão, projeto que dá a ele, Legislativo, poderes de modificar e não acatar decisões do STF. De seu lado, ministros do Supremo se tornam legisladores, como na decisão de Gilmar Mendes, que determinou que não andasse dentro do Senado, projeto já aprovado na Câmara, para impedir o acesso de novos partidos ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito. Como pano de fundo, mensaleiros condenados, como José Genoino e João Paulo, ambos do PT, eleitos para a Comissão de Constituição e Justiça, numa afronta clara ao povo, mas, antes de tudo, ao Supremo. Coloque-se no mesmo caldeirão, as posições firmes e por vezes parecendo com tons ditatoriais, do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa (foto). Pronto, Está feita a mistureba explosiva, que pode significar um confronto institucional, ao invés de uma acomodação democrática.

Pode ser apenas um susto, apenas um embrião de doença mais séria. Mas que a confusão que mexe na cláusula pétrea da Constituição, sobre a independência dos poderes começa a assustar, não se duvida. Quanto mais o Judiciário aperta o Congresso e principalmente a banda podre dele, cada vez maior, a reação é proporcional. A semana termina com os nervos a flor da pele em ambas as instituições. Ou os homens de bem desta terra sentam, dialogam e pensam na Pátria antes das suas próprias ideologias e interesses, ou correremos todos o grande risco de dias preocupantes, quem sabe assustadores. Está na hora de colocar o Brasil antes de tudo. Senão...
  
SOBRINHO NA TV
Imperdível hoje, na TV Candelária/Record, entrevista com o ex-prefeito Roberto Sobrinho, numa conversa com o jornalista Sérgio Pires, que comanda há 13 anos o programa Candelária Debate.  Sobrinho se emocionou e negou as acusações de que teria chefiado uma quadrilha suspeita de atacar cofres públicos, conforme denúncia do Ministério Público. Ele se disse injustiçado, não fugiu de nenhuma pergunta e disse que não está tendo direito à defesa. A entrevista vai ao ar às 13 horas, neste sábado, em rede estadual.

VAI OU NÃO VAI?
Há um clima de euforia no governo rondoniense - a partir do próprio governador -, na bancada federal, na Assembleia Legislativa, cujo presidente participou também ativamente: pode estar perto do fim o pagamento da absurda dívida do Beron. Nessa semana, no STF, houve avanços nas negociações e nas próximas semanas existe a possibilidade, concreta, de que a dívida seja considerada paga. Se o for, sobrarão para os cofres rondonienses algo em torno de 15 milhões de reais/mês. Precisa dizer mais?

PROTEÇÃO ESCOLAR
O Ministério Público entrou na jogada, exigindo que o governo tome uma medida que já deveria ter tomado há muito tempo: colocar novamente a Patrulha Escolar em ação, principalmente em Porto Velho. A violência toma conta das escolas, brigas são marcadas pela internet, meninas brigam contra meninas, garotos contra garotos, tem torcida, tem armas e muita violência. E a escola continua sendo ambiente atraente para os traficantes. A Patrulha escolar pode, ao menos, diminuir esse triste cenário.

ENREDO LÚGUBRE
Uma menina, quase uma criança, aos 13 anos, era amante do homem que já tinha relação sólida. Pronto! Estava montado o enredo para mais um crime brutal, em Porto Velho. A mulher traída contratou dois brutamontes e eles mataram a menina-amante. O caso foi rapidamente esclarecido pela polícia. O que se questiona é, como uma criança que recém entrou na puberdade, se torna amante de um adulto, correndo o risco de ser brutalizada, sem que ninguém a protegesse? Onde estão as leis do ECA, para esse tipo (aí sim!) de proteção aos menores?

ITINERANTE EM BURITIS
Buritis é uma das cidades que mais cresceram em nível nacional, onde,  aliás, teve o maior crescimento populacional entre mais de 5.500 municípios. Vai receber, em breve, a visita dos deputados rondonienses. A Assembleia vai realizar sua próxima sessão itinerante nessa pequena, mas superdesenvolvida comunidade do interior rondoniense, que tem problemas crescendo na mesma proporção em que se desenvolve acima da média. A data ainda está em aberto, mas o presidente Hermínio Coelho já confirmou a itinerante, atendendo pedido da deputada Ana da Oito.

CADA VEZ PIOR
Nada tem de equilíbrio, bom senso e preocupação com o país, a briga entre o grupo do pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão  dos Direitos Humanos da Câmara Federal e os ditos "representantes" das minorias. Por trás de tudo, está uma luta ideológica sem sentido. Um lado exagerando na defesa de teses religiosas. O outro fazendo guerrilha em torno de teses idiotas, como se, por exemplo, todos fossem obrigados a achar o casamento gay algo rotineiro. Cada lado defende o seu interesse e suas crenças. E o país vai ficando cada vez mais dividido. Cada vez pior.

PERGUNTINHA
Como dizem as más línguas de plantão, teria o ex-presidente Lula como único arrependimento dos seus dois mandatos, a indicação de Joaquim Barbosa para o STF?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário