quinta-feira, 25 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


QUATRO EM CADA DEZ  VEÍCULOS  NÃO PAGAM NADA AO DETRAN
Onde  anda a fiscalização? Porque uns pagam suas contas em dia e os outros só no dia de São Nunca? Será por isso que os preços são tão abusivos para os pobres coitados que honram seus compromissos, já que poderia estar embutido o custo dos inadimplentes? As perguntas são válidas, na medida em que a superestrutura do Detran consegue cobrar menos de 65% dos tributos e taxas a que têm direito, em relação aos mais de 705 mil veículos que circulam no Estado. Guajará Mirim, Porto Velho e Ariquemes, nessa ordem, são as cidades onde o nível das dívidas chega às raias do abuso. Na Capital, de cada dez veículos, quatro estão irregulares, o que é quase inacreditável. Quem paga suas contas em dia, enfrenta filas imensas e mau atendimento para não ficar devendo ao Estado, deve se sentir como idiota, quando sabe que dos mais de 190 mil veículos em Porto Velho, 76 mil circulam com pelo menos uma irregularidade. Há casos dos que não têm um só documento correto, mas andam serelepes, para cima e baixo sem serem importunados. É um absurdo.
                                   
Com seus cofres recheados, mesmo com toda a incompetência de cobrar o que lhe é devido, o Detran parou no tempo. Com exceção de pequenos avanços, a maioria deles impostos por decisões nacionais, que obrigam o órgão local a se adequar, há muito pouco a registrar. Está na hora do Detran começar a fazer o seu trabalho. Repassar recursos em volume cada vez maior aos municípios, fiscalizar duramente o trânsito, propor melhorias para esse setor vital das comunidades e, obviamente, pelo menos ter uma estrutura que lhe permita cobrar de todos. Se o fizer, não poderão diminuir os custos abusivos de algumas taxas? Quando todos pagam, a tendência é que cada um pague menos. Ou será que essa conta não vale também para o Detran rondoniense?

SOCORRO, DONA DILMA!
Dona Dilma vai dando benefícios fiscais, para aumentar o consumo interno, mas acaba é enterrando as finanças de Estados e Municípios. Em Rondônia, as perdas só aumentam, deixando desesperada a turma do governo que cuida do dinheiro. Só em março, foram 21 milhões de reais a menos. E vai piorar ainda mais, quando se fecharem os dados de abril. Fazendo agrados com o dinheiro dos outros, a União ajuda a corroer os bolsos não só dos estados menores e periféricos, mas também dos grandes. São Paulo é o rei da fatura, mas também foi o que mais perdeu com essa política.

PARCERIA FORTE
O governador Confúcio Moura conseguiu oficializar a parceria dos prefeitos das duas principais cidades rondonienses. Tanto Mauro Nazif, de Porto Velho quanto Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, são do PSB e, em encontro dias atrás, deixaram claro que estarão ao lado de Confúcio caso ele oficialize sua candidatura à reeleição. A troca de gentilezas nos discursos do encontro dos socialistas, que teve a presença destacada do Governador, deixou claro que o acordo político está fechado. Nazif é o presidente regional do PSB rondoniense.

ENTRE AS MULHERES
Há um novo nome em ascensão dentro do PMDB: o da vereadora Ana Maria Negreiros. Vinda de família muito conhecida nos meios políticos, ela foi tomando seu espaço e, recém  surgida com destaque das urnas, já ganhou mais uma eleição. É a nova presidente do PMDB Mulher, em Porto Velho. Num encontro com grande participação feminina (convocada pela deputada federal Marinha Raupp, maior liderança feminina do partido), Ana Maria foi aclamada presidente. Recém chegou e já está cheia de prestígio...
FAZ A GENTE PENSAR
Há quem não goste dele nem da Globo, emissora para a qual trabalha há muitos anos. Mas o médico Drauzio Varella tem uma história incrível, não só como profissional, mas também como voluntário em grandes prisões brasileiras. Sabe o que diz, tem opiniões fortes e merece ser ouvido e lido. Por isso, a sugestão: que não se perca a entrevista que ele concedeu à revista Playboy deste mês. Há, claro, tons de egocentrismo, mas no geral, o que Drauzio diz faz pelo menos a gente pensar...

DOIS EM UM
O senador Ivo Cassol aplaina sua volta ao Palácio Presidente Vargas. É esse seu principal plano político para o futuro próximo. Comanda o PP, que já é forte no Estado, graças à sua liderança e agora também tem na mão o PR, sob o comando da irmã dele, Jaqueline Cassol. O grupo de Jaqueline inclusive já está pagando uma dívida de mais de 200 mil reais que o partido tinha na praça e com a Justiça Eleitoral. Com isso, fica tranquilo para 2014. E, é claro, será base sólida para a candidatura de Ivo.

NÃO VOTAM
O número de eleitores em Rondônia está superando o 1 milhão e 200 mil. Quase 50 mil a mais de do que na última eleição. Desses, perto de 13 mil correm o risco de perder seus títulos, caso não regularizem sua situação perante a Justiça Eleitoral até esta quinta. Até a semana passada, todo esse contingente tinha ignorado as chamadas, convocações, pedidos do TRE rondoniense, para que paguem multa (é irrisória) porque não votaram nas últimas três eleições. Quem não regularizar, perde  seus título e muitos direitos como cidadãos e cidadãs...
PERGUNTINHA
Com a Venezuela divida ao meio entre o espólio chavista e a oposição e o Paraguai se voltando para a direita, há outros governos  de esquerda correndo risco nesta parte do mapa mundi?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário