domingo, 28 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


SOLIDARIEDADE AOS HAITIANOS, LIÇÃO QUE DAMOS AO MUNDO
O Brasil tem muitos problemas, mas virtudes imensas. Uma delas é a solidariedade aos povos irmãos de todas as raças. Não se pode criticar, mesmo com todos os problemas que isso represente, o esforço dos governos (União e Estados), para receber principalmente os haitianos, depois da tragédia que se abateu sobre eles. O terremoto devastador de 2010 obrigou milhares desses sofredores homens e mulheres a saírem mundo afora, tentando sobreviver e conseguir alguma forma de mandar dinheiro para seus familiares que permaneceram na terra destruída. Aqui em Rondônia, já recebemos um total de 2.581 haitianos até agora. Só em Porto Velho, são 1.737. A conta mostra que há 1.405 homens,  além de 285 mulheres e 41 menores. As crianças, entre elas uma recém nascida que tinha dois dias quando chegou, não passam dos dois anos de idade. E há ainda 31 grávidas, que gerarão haitianos com cidadania dupla, já que nascerão em nosso país. Todos entram pela fronteira do Acre, muitos não ficam aqui e vão descendo em direção ao centro sul. Mas os que ficam, estão fazendo todo o possível para ter uma vida ao menos suportável.
 
Trabalhadores, esforçados, tentando aprender a língua portuguesa o mais rápido possível, quando não conseguem, usando a linguagem dos sinais, entendidas em qualquer parte do mundo, os haitianos, homens e mulheres, estão sendo abrigados pelo Governo do Estado. Têm moradia coletiva, têm aulas de português e estão, aos poucos, conseguindo trabalho. Engenheiros viram garçons. Professores universitários lavam louça. Mas todos sobrevivem e ainda conseguem, eventualmente, ajudar aqueles que ficaram na terra natal. Viveram uma tragédia e estão tentando só sobreviver. Nós, brasileiros, devemos nos orgulhar da lição de humanismo que estamos dando e do que estamos fazendo por eles.
  
BILIONÁRIOS SONEGAM
 Dando uma volta em critérios técnicos, muitos bancos, os maiores bilionários do país, fazem de tudo para não pagar seus impostos. Em Porto Velho, não é diferente. Uma empresa especializada, vinda do sul do país, fez um levantamento nos números das agências da Capital rondoniense e descobriu um número impressionante. Os bancos devem à Prefeitura, apenas em ISS (Imposto sobre Serviços, uma tarifa municipal), nada menos do que 60 milhões de reais. Não recolheram o tributo corretamente nos últimos quatro anos. Agora, graças ao trabalho dos especialistas, terão que pagar...
 
FUMAÇA E FOGO
Onde há fumaça há fogo? Claro que há. Por isso é que se deve  ficar atento à nova boataria de uma ação forte do Ministério Público e Polícia Federal em Rondônia. Há quem jure que nos próximos dias, o poderoso Boeing 707 - aquele que só pode voar em poucos países no mundo, além do Brasil - volta a descer no aeroporto de Porto Velho, cheio de federais. Para mais uma daquelas operações que estremece não só a Capital, mas todo o Estado. Da última vez em que os boatos foram fortes, deu muita gente na cadeia. Dará de novo?

SÓ OS CREDENCIADOS
 Importante para os proprietários de áreas da região de Guajará Mirim, informações divulgadas pelo presidente da Associação dos Proprietários Rurais do Estado, a Appro, Sebastião Conti Neto: ficar de olho em membros de comissão designada pelo Incra para eventual tomada da área para ampliação de reservas indígenas. Entre outras coisas, Conti lembra que apenas os indicados pela Funai podem entrar nos locais, mas que deverão estar devidamente credenciados.
 
ESTRANGEIRO NÃO!
 Conti  destaca: estrangeiros que entram junto, dão palpite e muitas vezes comandam tudo, não têm autorização legal e podem ser impedidos de entrar nas áreas. Conti acrescenta ainda que os donos das terras devem se precaver de documentação e provas (incluindo fotos dos que se apresentarem como membros que visitam as áreas em litígio), porque a comissão da Funai, "sem representantes do Estado e dos municípios a serem atingidos, é ilegal". Depois, tudo isso poderá ser encaminhado ao Poder Judiciário na contestação da ação da Funai.

É UM COMEÇO....
O assassino da menina Raissa Lopes, morta a sangue frio numa parada de ônibus, vai a júri popular. Lamenta-se, contudo, que a legislação, feita para proteger bandido, mantenha o criminoso livre, quando deveria esperar pelo julgamento na cadeia. Mas já é um avanço. Pelo menos a tendência é de que Alexsandro Mendes Castelo Branco, o matador, não saia impune, como muitas vezes acontece. Agora só falta a polícia e a Justiça colocarem a mão nos matadores da menina Naiara Carine, morta cruelmente há três meses.

GOOOOL DE ROMÁRIO!
Palavras do hoje deputado federal Romário, surpresa positiva no Congresso: "O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado, quando a educação for valorizada.
O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. Criamos  gerações de pessoas ignorantes, por não se valorizar a educação e os professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso: as pessoas que comandam o País!".. Não disse tudo?

PERGUNTINHA
Roberto Campos, Aécio Neves e Marina Silva vão mesmo se aliar para a formarem  um Frentão contra Dona Dilma Rousseff na disputa presidencial de 2014? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário