quinta-feira, 18 de abril de 2013

Devo contar meus sonhos para os outros?

Volta e meia essa pergunta aparece por aqui, será que devemos compartilhar com os outros nossos sonhos? E a resposta é um pouco complicada! Mas primeiro vamos definir bem o que estamos falando para que não haja confusão!
Quando falamos em compartilhar os sonhos, não estamos nos referindo a usufruir dos mesmos ou “sonhar junto” com as pessoas que fazem parte do nosso círculo familiar íntimo. Muitos objetivos precisam ser compartilhados porque eles são conquistados em grupo, seja no ambiente familiar ou no trabalho.
O que estamos abordando aqui são as SUAS metas particulares, os seus sonhos que não envolvem mais ninguém. Por exemplo, se você quer escrever um livro, esse sonho é só seu, é diferente do sonho de comprar uma casa própria quando você tem uma família. Nesse caso, o sonho é naturalmente compatilhado entre os membros da família.
A pergunta que surge, contudo, é com relação ao compartilhamento da informação sobre o que você deseja com quem não tem nada a ver com o pato.
A minha opinião em muito diverge da opinião de outros autores sobre esse assunto. Se você for procurar pela web, acredito que verá mais opiniões a favor de contar pra todo mundo seus sonhos e desejos do que contra.
Eu sou contra!
A não ser que você viva em um ambiente extremamente estimulante, em que pessoas bem sucedidas e positivas interagem com você e te ajudam a conquistar o que você deseja, você deve fechar a boca e ficar bem quietinho!
Se você vive em um ambiente, seja na família ou no trabalho (ou ambos), em que impera a negatividade e as pessoas não costumam ser bem sucedidas, elas não poderão acrescentar nada ao que você já sabe – se elas pudessem te ajudar ou te dar algum conselho que preste, elas mesmas já seriam bem sucedidas! Se não é o caso, contar seus sonhos pros outros só vai gerar críticas, inveja, água fria e daí pra pior.
Muitas pessoas contam seus objetivos para os outros numa tentativa de buscar aprovação. “Será que é certo eu querer isso?”, “Será que não é muito pro meu caminhãozinho?”, “Deixa eu ver o que o Fulano acha.” Ou contam porque ficam entusiasmadas demais e querem compartilhar sua vida com as outras pessoas, o que geralmente não tem efeitos positivos já que os outros, não estando igualmente entusiasmados, só jogam água fria em cima de seus sonhos ou pior, dão conselho furado!
Conselho de quem nunca fez o que você quer fazer é como ter aulas de direção com quem nunca dirigiu!
O ideal então é fechar a boca e trabalhar quietinho na construção de seus sonhos e só compartilhar com quem merece ou quem realmente pode ajudar. Colegas de trabalho e parentes, principalmente, devem ficar por fora. Essas são as pessoas que mais podem afetá-lo emocionalmente e você não quer energia negativa e críticas vinda de gente que nem sabe o que está falando.
Se você morre de vontade de contar suas metas para alguém, o melhor é que isso seja feito em um ambiente em que as outras pessoas também têm os mesmos sonhos ou estão dispostas a aceitar sem criticar os objetivos dos outros. Cursos e seminários são um bom exemplo. Se você quer escrever um livro, um seminário para autores só irá atrair gente que está interessada no mesmo assunto e ninguém vai rir da sua ideia ou dizer que você “nunca” vai conquistá-la, como fazem parentes e colegas.
Em qualquer situação, todavia, evite ao máximo buscar aprovação ao falar sobre o que você quer da vida, como se um terceiro precisasse te dar autorização ou dizer que está tudo bem em querer o que você quer. Nós vivemos em um mar de desavisados, incompetentes e gente “sem noção”. Ninguém pode dizer realmente o que você pode ou não pode fazer, então pedir a opinião dos outros é, desculpe o termo, burrice.
Consultar alguém mais experiente que já tenha conquistado o que você deseja é algo diferente. Nesse caso, não se deve ter expectativa de aprovação, mas sim, o objetivo de angariar mais informações sobre o caminho a seguir, os possíveis obstáculos e algumas dicas. Uma conversa com uma pessoa bem sucedida tem uma outra dinâmica, pois ela já conquistou aquilo que você deseja. Chegar até essas pessoas nem sempre é possível e ter acesso a elas a ponto de conseguir tempo para uma conversa construtiva é ainda mais difícil, principalmente se o lugar onde você está agora não tem um exemplar sequer dessa espécie rara!
Começar lendo livros escritos por essas pessoas e, se houver oportunidade, frequentando palestras, cursos e seminários, já é suficiente para abrir um gap considerável entre você e os perdedores em sua vida. Mais pra frente, quando você tiver seu planejamento já bem estruturado, contratar os serviços de um profissional da área pode lhe dar essa oportunidade de conversar com uma pessoa mais experiente. Muitos autores novatos contratam profissionais especializados em mentorar novos escritores, por exemplo.
Nem todas as metas necessitam desse nível de atenção, entretanto. Para todas as outras, fique quietinho, trabalhe bastante e disciplinadamente em seus planos como se você fosse um agente secreto!
Fonte: Fran Christy -  Sonhos estratégicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário