quarta-feira, 24 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


AS DENÚNCIAS E O OUVIDO MOUCO DAS AUTORIDADES
Tem que sempre se analisar com profundidade, para se tentar compreender os enormes interesses envolvidos nos casos de áreas indígenas, em Rondônia e em outras regiões. Se não souber nada, o leigo pode acabar interpretando que o que a Funai faz, as ONGs internacionais e setores do nosso governo, apoiados por setores do Ministério Público e Judiciário (esses mais por ideologia e ingenuidade), são do interesse maior do país. Ledo engano!. Há suspeita sim de um enorme esquema montado, a partir da Funai, mas também com apoio em vários setores nacionais e internacionais, para que se amplie ainda mais as áreas indígenas e, muito ainda especialmente, as mais ricas em minérios. Denúncias são feitas diariamente no Congresso e  em pronunciamentos de lideranças do agronegócio, mas com repercussão pífia, pelo poder que têm os maiores interessados, em evitar que o tema seja discutido publicamente.
 
O deputado Moreira Mendes, é um dos que tem denuncia: a Funai, aliada com a malandragem de ONGs, apenas de olho nas nossas riquezas, está pisando na legislação e "inventando" áreas que seriam de índios. O líder pecuarista Sebastião Contido Neto é outro que protesta, levanta a voz, mas é pouco ouvido. Segundo as denúncias, criam-se tribos falsas, "plantam-se" provas de que no local onde uma comissão (onde muitos integrantes não sabem falar o português), decidem que ali pertenceu a tribos, no passado e precisa voltar a elas e, pronto! A Funai toma a área na marra e só eventualmente em longa discussão judicial o caso pode ser modificado. É o que tem acontecido país afora. É o que corre o risco de acontecer de novo em Rondônia, numa área riquíssima nas regiões próximas a Guajará Mirim. E todas as autoridades que deveriam se mobilizar, com raras exceções, se fazem de desentendidas.
 
DEPOIS, É TARDE!
Sobre o mesmo tema: comissão criada pela Funai (há denúncias de que de forma ilegal, porque excluiu representantes do Estado e municípios interessados), está tratando de casos de várias tribos, algumas que nunca se ouviu falar, na região de Guajará Mirim. O líder ruralista Sebastião Conti Neto, diz inclusive que há membros da comissão que sequer falam português. Denunciou o caso às autoridades, que na maioria dos casos, fizeram ouvidos moucos. Depois, vão querer chiar, quando a Funai tomar as decisões sem consultar ninguém.  
 
HERMÍNIO E O BERON
O presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, pode sair consagrado nesta quinta, caso consiga fazer avançar a solução para a enorme e impagável dívida do extinto Beron. Hermínio esteve com o ministro Ricardo Lewandowski, em março, propondo uma audiência de conciliação, na tentativa de resolver o impasse. Pois a audiência com representantes do Banco Central, maior culpado pela dívida, foi marcada para esta semana. Se der certo, é golaço de Hermínio. Em 20 anos, ninguém conseguiu sequer amenizar o problema...

VEZES QUATRO
O governo rondoniense tem dados expressivos para comemorar, em relação ao crescimento dos números sobre o pescado. A produção passou de 12 mil para 48 mil toneladas e vai dar novo salto, porque em breve o tambaqui passará a fazer parte da merenda escolar. Esgotado o mercado de Manaus, onde nosso tambaqui já tomou conta, o secretário Emerson Castro anda país afora, em busca de novos clientes. Em breve,  há chance concreta de a produção de peixe de Rondônia crescer muito mais..
 
HORA DA MÍDIA
O empresário Kazan Roriz, um sucesso como empreendedor, de uma hora para outra se transformou em defensor da comunidade. Quer ser candidato em 2014. Tanto que criou em Rondônia o Partido Ecológico Nacional (PEN), para comandar e tratar dos seus interesses políticos. Raramente envolvido em questões da comunidade, Kazan não perde agora a chance de participar de eventos que o possam colocar na mídia. Tem sido uma pedra no sapato do atual prefeito Mauro Nazif, por exemplo e, agora, grande crítico do ex, Roberto Sobrinho.
 
DE VOLTA AO CRIME
Para Rondônia, uma ótima notícia. Para o resto do país, péssima. A Justiça mandou soltar o perigoso traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que lidera há anos o tráfico de drogas na favela da Mangueira.  Polegar estava preso em no Presídio Federal de Porto Velho e, felizmente para nós, vai embora. Que vá levar perigo e infernizar sua cidade. O que se lamenta é que os desembargadores do TJ carioca acharam uma firula jurídica para libertar um dos traficantes mais perigosos do país. Depois, há quem diga que é exagero quando se critica determinadas decisões do Judiciário...
 
DILMA É O QUE INTERESSA!
Quase dilacerado, em função das divisões internas, o PT local será monitorado muito de perto pelo diretório nacional, para que não tome nenhuma decisão em relação à disputa eleitoral de 2014, que possa prejudicar as alianças feitas para reeleger Dilma Rousseff. Traduzindo: nada de impor a vontade dessa ou daquela liderança, sem o aval da turma do comando maior do partido. O PT sabe que enfrentará problemas no Rio, em Pernambuco, Bahia e RS. Não quer ter rolo em nenhuma outra região. Incluindo Rondônia.

PERGUNTINHA
Dos 50 bilhões de reais de dinheiro público a serem investidos para a Copa do Mundo, não sobrará um pouquinho para salvar flagelados da seca do nordeste? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário