segunda-feira, 15 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


A VERDADEIRA GUERRA É PELO IMPOSTO SINDICAL
Terminada mais uma greve de quase 25 mil trabalhadores das usinas do Madeira, fica clara a voraz briga das centrais sindicais pela grana do imposto sindical desses pobres coitados. É uma enorme fortuna o que representa, para os sindicatos, um dia inteiro de salário dessa multidão de operários, obrigados a entregar parte do resultado do seu suor para profissionais do ar condicionado, que não sabem mais o que é trabalhar, porque apenas andam país afora fazendo política partidária e sindical. Sempre, é claro, tratando dos interesses maiores: os seus próprios. A CUT e a Força Sindical travam uma verdadeira guerra, tentando chamar para si os operários e cooptá-los, pela grana, logicamente. Em negociações já avançadas, como estavam as dos trabalhadores com seus patrões das hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, as centrais entraram na jogada, postergando os acordos para, cada uma, levar um pouco mais de vantagem para si e seus representados. Uma testemunha comentou que teria ouvido de um dirigente sindical de que era possível "parar alguns dias, dar uma descansada a mais, porque os trabalhadores receberiam cada centavo como se tivessem trabalhado normalmente".
De um lado, o governo incentiva a criação de cada vez mais sindicatos, na já famosa República Sindicalista, para lhe dar respaldo nas urnas. Quando a coisa engrossa, o mesmo governo manda a Força Nacional de Segurança para proteger obras consideradas vitais para o país. Pode esculhambar, fazer greve, chantagear os patrões quando for o caso, mas sem destruir nada. As empresas que percam tudo. Mas o governo precisa dos sindicatos para se fortalecer e dos trabalhadores como massa de manobra. Já as questões vitais para o país vão andando, mas essas, sem pressa alguma.
MORADIA PARA 10 MIL - "Assim como essas famílias que moram em áreas de risco, temos tantas outras que não têm onde morar ou moram em condições de aluguel que mal têm condições de se alimentar. Temos 35 mil famílias que precisam de habitação em Porto Velho. E pela primeira vez na história da nossa Capital está sendo trabalhada uma política habitacional no campo social. Já firmamos vários convênios esse ano e a previsão de entrega é no máximo até outubro de 2014, para 10 mil novas moradias". Tudo isso foi dito e prometido pelo prefeito Mauro Nazif. Esperemos para ver....
DOIS EXEMPLOS - Na vida real, são poucas coisas que realmente funcionam nesse país. Duas delas: as Justiça Eleitoral e a Receita Federal. Se pelo menos outros setores do governo e da própria sociedade tivessem a eficiência dos responsáveis pelas eleições e pelos leões coletores do imposto, teríamos orgulho de nos colocar entre os países mais avançados do mundo. Mas, como se sabe, no restante ou, ao menos, na maioria dos casos, vivemos o caos, quilometricamente longe do  ideal. Como sociedade, estamos a anos luz da eficiência, da qualidade, de retorno ao menos proporcional à maior carga tributária do mundo. Lamentável...
ACORRENTADO - A inflação está aí, ainda não apavorando, mas já assustando. O consumo caiu em fevereiro depois de dez anos seguidos de crescimento no mês. O aumento da gasolina já chegou ao bolso do consumidor. Alguns alimentos estão custando o dobro ou o triplo do ano passado. O governo brasileiro, com grande esforço e uma série de medidas, até agora conseguiu segurar o monstro acorrentado. Mas ele está tomando corpo. Quem é um pouco mais velho, sabe a destruição que a inflação pode causar à economia do país. Portanto, todos teremos responsabilidade de vigiar. Todos, sem exceção...
PENA LEVE - O animal tem nome: Janderson Alves dos Santos,. Pena que ficará muito pouco tempo na cadeia, para pagar pelo terrível, horroroso e cruel crime que cometeu contra uma jovem, quase uma criança, de apenas 15 anos. Ele atacou a menina, a estuprou, matou e pôs fogo no corpo. O desgraçado, julgado nesta semana, foi condenado a 23 anos e meio de cadeia. O juiz  Enio Salvador aplicou a pena correta e os jurados fizeram seu papel. O crime inominável, um entre tantos iguais, continuam se repetindo país afora, porque os assassinos sabem que em breve serão soltos.
SÓ 47 MESES - Se o facínora que destruiu uma criança e sua família ficasse na cadeia todo esse tempo, mais de 23 anos, seria sim feito Justiça. Mas é sempre bom lembrar que, pelas leis brasileiras, essa sentença é uma ficção apenas. Se tiver bom comportamento e cumprir outros critérios subjetivos, que só beneficiam quem é bandido, nunca as pessoas de bem, o animal poderá sair da cela depois de cumprir um sexto da pena. Ou seja, em 47 meses (menos de 4 anos), o assassino pode voltar ao convívio da sociedade. Isso é Justiça?
SÓ SUSTO - Único representante do DEM, partido em extinção, na Assembleia Legislativa, o deputado Adelino Folador passou por um grande susto esta semana. Bateu com seu carro e sofreu algumas escoriações, mas nada mais que isso. Folador foi rapidamente atendido, fez vários exames e em seguida voltou para casa. Nesta terça, já estará apto a retomar suas atividades normais no parlamento, Nas redes sociais, agradeceu o grande número de manifestações de solidariedade que recebeu.
PERGUNTINHA - Alguém vai ser preso neste final de semana, em operações do MP e da Polícia Federal em Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário