terça-feira, 23 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


REPETIR SEMPRE UMA MENTIRA PODE TRANSFORMÁ-LA EM VERDADE?
A frase criada pelo porta voz do nazismo, Joseph Goebels, é ainda lei para mentirosos de todos os cantos do mundo: "uma mentira repetida muitas vezes, se transforma  em verdade". É o que acontece no Brasil, por exemplo, quando os defensores dos bandidos "di menor" alardeiam que as nações mais evoluídas têm legislações que protegem e não permitem a punição de menores criminosos. Mentira vergonhosa e odienta. Numa pesquisa simples, no Google, acessível a qualquer um, pode se saber, por exemplo, que na América do Sul e América Latina, apenas Brasil (o pior de todos), Colômbia e Peru não penalizam bandidos antes dos 18 anos. Alguns países que os mentirosos esquecem de citar, onde as leis são duras para quem comete delitos, seja de menor ou não: Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Alemanha, França, China, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Rússia. Na África, em todos os maiores e mais conhecidos países, a lei é igualmente dura para menores ou maiores que cometam crimes.

É importante que se diga que, enquanto a brutalidade, a crueldade, a falta de limites e os crimes hediondos cometidos por menores, são incentivados por nossa legislação pífia, para não se dizer criminosa,  as sociedades mais desenvolvidas protegem sua população. Não incentivam, como no Brasil, a violência escancarada dos "di menor", que sabem matar, roubar, abusar, gozar da cara da polícia. E sabem também, de cor e salteado, os artigos do ECA que os livram da cadeia. Aquele mesmo ECA, criado para incentivar o crime, já que naquilo que tem de melhor, na teoria, para  proteger quem mereceria ser protegido, não funciona de jeito nenhum. Então, que se fale a verdade, para que a eterna frase de Goebels, assassino nazista, não se eternize como lei em nosso país, pelo menos nesta questão.
  
BOICOTE CASEIRO
Pode ser esta semana que começa, pode ser na próxima, mas é questão de dias. Vai acontecer mudança no time principal do prefeito da Capital, Mauro Nazif, pouco depois da passagem dos seus primeiros 100 dias de governo. Num setor nevrálgico da administração, importante assessor estaria extremamente satisfeito, prestes a pedir o boné, porque na sua área, tem sido boicotado por pessoas indicadas pelo próprio Prefeito. Internamente, o caso já se espalhou. Vai sair a público em breve.
 
TRISTE RETRATO
O que funciona muito bem no Brasil é o discurso.Já a prática... Exemplos existem cada vez que se levanta a ponta de um tapete. Qualquer tapete. O Estadão do Norte denuncia, por exemplo, que das 70 câmeras adquiridas para vigilância na Capital, apenas nove funcionam. Isso um ano depois da criação do serviço. Dá uma tristeza saber disso! Porque esse é apenas um detalhe, um pequeno e lamentável exemplo de como a coisa pública é tratada em cada canto deste Brasil. Rondônia, é claro, faz parte deste negativo contexto.
 
OLHO NELES!
Defesa do Consumidor e Vigilância Sanitária estão agindo, finalmente. Já foram fechados dois supermercados, outro recebeu multas pesadas e vários estão na alça de mira. É positivo e merece registro. Mas, além da sujeira e outros graves problemas, que podem ser atacados pelas autoridades, um deles só o consumidor conseguirá controlar: aqueles que estão cobrando preços abusivos e se aproveitando para encher o bolso, num momento de instabilidade e risco da inflação. Boicote nestes safados, é a única saída.
 
PERSONAGEM MUNDIAL
Mais que merecido: o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, está na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo, da revista americana Time. A publicação destacou o fato de Barbosa ser o primeiro negro a comandar a Corte e lembrou ter sido ele o jurista que presidiu o maior julgamento político contra a corrupção no País. É o segundo brasileiro na lista, onde estão personalidades como Barak Obama e Steve Spielberg. O outro brasileiro é um cheff de cozinha.  
 
JERÔNIMO FÊNIX
Ressurgido das cinzas, o ex-governador Jerônimo Santana foi entrevistado pelo competente Marcelinho Freire, em Brasília. Sobrevivendo de um derrame , ele ainda tem a lucidez e a mesma forma dura de bater em adversários. Abandonado principalmente por aqueles a quem mais ajudou, Jerônimo é um pedaço importante da história de Rondônia que vive no esquecimento. Está escrevendo três livros ao mesmo tempo, mesmo com as limitações da idade e da doença e em breve chega aos 80 anos. Provavelmente, nunca mais voltará ao Estado, onde foi o primeiro governador eleito pelo povo.
 
 
O LADO CERTO
Há exagero? Claro que há, eventualmente, aqui e ali, porque onde há pessoas há erros. Mas, na grande maioria dos casos, o Ministério Público é uma instituição séria, respeitada, equilibrada, uma porta aberta para a cidadania e para os que não têm mais a quem recorrer.  Seriam necessários vários livros para resumir o que o MP tem feito de bom pelo país. Por isso, continua incompreensível a existência da PEC 37, que quer tirar do MP o poder de investigar os crimes. A sociedade se mobiliza ao lado do MP. Não poderia ter escolhido lado melhor...
 
PERGUNTINHA
A moção de repúdio proposta pelo deputado estadual Cláudio Carvalho à Operadora OI, não deveria ser estendida, automaticamente, a todas as outras, pelos péssimos serviços que prestam?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário