terça-feira, 30 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


BRIGA DE EGOS E TROCA DE OFENSAS: ISSO É DEMOCRACIA?
Ministros e congressistas batendo boca e trocando farpas. Promotor público chamando o advogado de defesa, num júri popular, de canalha, safado e outros adjetivos assemelhados e não há reação alguma. Para grupos gays e outras minorias quem não os apoia é homofóbico, racista, bandido,enfim. Quem é contra os gays, radicaliza e faz discursos ofensivos. O que está acontecendo com esse país que era conhecido como a terra de pessoas tranquilas, alegres, amigas? O radicalismo foi tomando conta do Brasil aos poucos. Não foi de um dia para outro. Foi de uma geração para a outra. Começou nos anos 60, com a ditadura militar e seguiu história afora, até os dias de hoje, quando deveríamos estar no auge de uma plena democracia. Mas que democracia é essa que quem não concorda com nossas ideias, filosofias, crenças, ideologias político-partidárias é visto como inimigo? Quando os homens públicos, pessoas que deveriam dar exemplo, têm brigas públicas de egos, batalhas midiáticas por beleza, deixando os grande problemas nacionais num plano terciário, algo de muito podre está cedendo sob nossos pés.
 Já não nos bastam os defensores dos direitos dos bandidos; a legislação que permite que ONGs internacionais mandem na Amazônia, pela omissão absurda das chamadas "autoridades competentes"; que estejamos há mais de duas décadas vivendo uma guerra civil não declarada. Temos ainda que passar a viver como um povo dividido, onde cada um puxa a sardinha para seu assado e os outros, se não concordarem, são inimigos em trincheiras diferentes das nossas. A Venezuela já está mostrando claramente como é dividir o povo com discursos demagógicas. Nós estamos fazendo pior: são as ações, vindas de cima para baixo, que estão nos dividindo ao meio....
 DE SACO CHEIO - O governo de Rondônia encheu o saco de esperar pela conversa fiada do Dnit, que não consegue fazer andar suas obras por aqui. Confúcio Moura vai a Brasília, negociar autorização para que o Estado toque as principais BRs. Os maiores e mais complicados trechos da BR 364, por exemplo, não saem do papel, porque cada vez que o Dnit abre uma concorrência, ela acaba na Justiça. Confúcio quer também resolver de vez os graves problemas da BR 425, até Guajará Mirim e da BR 421, na região de Campo Novo. Só falta Brasília fazer beicinho e não topar!
PLANOS FUTUROS - O empresário Mário Português, estreou na política disputando a Prefeitura de Porto Velho (com uma boa participação, para quem  nunca sequer se envolvera diretamente em política) e vai continuar tentando. Decidiu que disputará uma cadeira à Assembleia Legislativa no ano que vem. Ele apresentou boas ideias na sua campanha municipal e agora quer ir para o legislativo, aplainando novos passos na vida pública.  É agora, apenas pré candidato.Quando for a hora, ele vai anunciar oficializar a decisão.
DESUMANIDADE - Em nome de interesses, dinheiro, posses, poder, a desumanidade cresce. O caso das famílias acampadas em frente à Prefeitura na Capital, é sintomático. Afora um ou outro oportunista, que andam por lá tentando faturar de alguma forma (politicamente, antes de tudo), poucos são os que realmente se interessam pelo destino de toda aquela gente. Lá estão eles, em barracas de lona, na chuva torrencial, homens, mulheres, velhos, crianças. Abandonados. A maioria dos que passam por lá, faz de conta que não está vendo nada. Triste e lamentável...
ANIMAIS Á SOLTA - Presos os bandidos envolvidos em um dos mais cruéis e hediondos crimes cometidos neste país, nos últimos  anos, obviamente esses bichos desumanos  disseram que os culpados são dois "di menor". Os animais - gente desse tipo não pode existir - colocaram fogo numa mulher apavorada e indefesa, matando-a e, é claro, como sabem que menores podem fazer tudo, sem problema, querem é se safar. Os anormais, em breve, vão acabar voltando às ruas. Não dá vontade de vomitar?
IGUAL PARA TODOS - Enfim, chegamos aos tempos modernos também em Rondônia. Decisão da Justiça, que segue orientação nacional, oficializou, semana passada, o casamento gay. Os cartórios devem, também, caso seja solicitado pelas partes, fazer a conversão de união estável em casamento, para as pessoas do mesmo sexo. O desembargador do TJ, Miguel Monico Neto, foi quem assinou a decisão e entra para a história como o magistrado do Estado que oficializou este tipo de união. Ele afirmou que apenas fez cumprir o que já determina a Constituição, em relação aos direitos da pessoa humana.
DINHEIRO SALVADOR - Diretora das Irmãs Marcelinas comentou a um interlocutor que, se não fossem os 2 milhões de reais doados pelo empresário Kazan Roriz, a instituição, que atende a milhares de pessoas, poderia ter fechado as portas. Kazan ia comprar uma Ferrari, segundo contou inclusive publicamente, mas preferiu doar tudo. Foi um gesto dos mais nobres. Há quem diga que ele o fez por interesse, porque é candidato a algum cargo eletivo em 2014. Seria ótimo se todos os políticos com dinheiro fizessem doações desse tipo ao povo, mesmo que com interesses eleitorais. Porque o normal é tirar a grana dos pobres e não dar a eles, como o fez Kazan...
PERGUNTINHA - Depois da transposição, quando Rondônia vai comemorar, definitivamente, o fim do pagamento da absurda dívida do Beron?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário