quarta-feira, 10 de abril de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


BAIXANDO IMPOSTOS SÓ PARA ALGUNS, NADA SE RESOLVE
O governo está desonerando impostos de alguns setores importantes da economia. Não deixa de ser, aparentemente, uma boa notícia. O problema, contudo, é muito mais complexo. Porque ao diminuir impostos de um setor, terá que cobrar mais de outros. Ou tirar ainda mais recursos de estados e municípios, causando uma roda viva de problemas, como num poço sem fundo. Qual seria o correto, para resolver de vez nossas mais sérias questões econômicas? Qualquer economista principiante sabe algumas respostas básicas. A primeira delas seria desinchar o governo, colocá-lo num regime de combate à gordura tão violento que pudesse, a médio e longo prazo, acabar com a obesidade mórbida dele. Traduzindo: fazer uma limpa, pôr um fim na gastança absurda com a folha de pagamento; nos recursos públicos arrecadados aos borbotões apenas para manter milhares e milhares de servidores, concursados ou, na maioria dos casos, apaniguados dos poderosos. Quem terá coragem de fazer isso? Nem a dona Dilma, nem Lula, nem Aécio Neves ou qualquer outro tucano ou não tucano que eventualmente chegue ao poder. Na verdade, nenhum postulante ao comando do país jamais terá coragem de mexer nessa estrutura apodrecida, que engole nossas riquezas.

Portanto, o que vai continuar acontecendo é essa história do cachorro tentando morder o próprio rabo. Gira para um lado, gira para o outro e não sai do lugar. Nem o governo federal. Para fazer campanha política, para angariar votos, para ter a simpatia de alguns setores importantes (como o das empresas de comunicação, que pagarão muito menos impostos a partir de agora e são vitais se estiverem ao lado do governo), as desonerações pontuais ajudam, é clar,. Mas para resolver definitivamente  os graves problemas do país, esse não é o caminho. Infelizmente.

NÃO DEU OUTRA!
Como a coluna previu  ontem, numa informação com algum toque de humor sobre a presença do Boeing 707, em Porto Velho, a capital amanheceu em polvorosa. Várias prisões foram realizadas. As principais, a do ex-prefeito Roberto Sobrinho e do ex-presidente da EMDUR, Mário Sérgio, já esperadas há dias. O encontro nacional de promotores envolvidos no combate ao crime organizado, por aqui, não foi coincidência. A operação foi agendada para acontecer durante o encontro da GAECO, entidade de combate ao crime organizado e que é presidida pelo promotor rondoniense Hérverton Alves de Aguiar.

AGORA ESTOUROU...
O caso estourou no final de 2012, quando a Justiça afastou Sobrinho do cargo a poucos dias do fim do seu segundo mandato.  Vários assessores dele foram presos, mas o então prefeito não, segundo a Justiça, na época, por não haver provas consistentes contra ele. Agora, contudo, depois de novas investigações, o Judiciário decretou mais uma série de prisões, incluindo o então prefeito. O caso ainda vai longe. As denúncias envolveriam desvios na ordem de mais de 27 milhões de reais.

PARCERIA MANTIDA      
Não é o que a maioria do PMDB quer, nem algumas das suas mais importantes figuras. Mas o governador Confúcio Moura acabou já avisou: na sua reeleição, a parceria com os Gurgacz e o PDT vai continuar firme. No encontro regional dos pedetistas, domingo, Confúcio discursou  e sublinhou que ele e Airton Gurgacz, seu vice, foram eleitos para governar juntos. Dentro do PMDB, contudo, uma ala forte e poderosa continua tentando demover Confúcio de repetir a aliança para 2014.

MISSÃO DIFÍCIL
O presidente regional do PSD, Moreira Mendes, enfrenta uma barra pesada nos próximos dias. E contra seu ex-companheiro Expedito Júnior, que comanda o PSDB. É que Expedito está tentando levar para o ninho tucano ninguém menos que Alex Testoni, prefeito de Ouro Preto, um dos dois nomes do PSD para disputar o Governo em 2014.O outro é Hermínio Coelho. Testoni está sendo "cantado" por Expedito, com a promessa de que, se topar, será o nome do PSDB ao governo. Segurar Testoni não vai ser fácil...

NATIONAL GEOGRAFIC
Nesta quarta à noite, Rondônia vai ser notícia no canal National Geografic, a partir das nove da noite. Equipe do famoso canal que mostra o mundo na TV fechada (aqui, na TV a Cabo e Sky), vai contar algumas histórias sobre o desmatamento ilegal na Amazônia. Praticado por invasores de terra, em parceria com a banda podre do setor madeireiro. Uma das propriedades cuja história será contada, será a do pecuarista Sebastião Conti Neto. Sua área foi destruída por ilegais invasores, que acabaram com parte da floresta nativa, incluindo madeira nobre.

SUPERANDO TUDO
Com salários sempre defasados, para não chamar de pífios; com condições de trabalho ruins; arriscando a vida todos os dias, enfrentando quadrilhas fortemente armadas, mesmo assim os homens e mulheres da Polícia Rodoviária Federal cumprem seu trabalho com competência e dedicação. Nesta semana, numa simples abordagem, os federais foram recebidos a tiros, com armas de grosso calibre, por bandidões barra pesada. Mesmo sem o mesmo armamento, mataram um dos canalhas, que já foi tarde e prenderam outros três. Um dos policiais ficou ferido.

PERGUNTINHA
Quantos porto velhenses estão sem dormir direito, desde que começou mais uma daquelas operações gigantescas contra roubo do dinheiro público?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário