Conselho Médico - Alongamento na academia: o ideal é uma sessão só para eles |
Quem pratica atividades físicas costumam estar atento á importância dos alongamentos. Nas academias, invariavelmente, a orientação é fazer um série deles antes do primeiro exercícios. As posições devem ser mantidas por pelo menos vinte segundos a fim de reduzir o risco de lesões e deixar os músculos mais fortes e preparados para o impacto dos pesos, da corrida ou do jogo de futebol. Infelizmente, o resultado pode ser o oposto. Dois estudos recentes concluíram que alongar-se antes dos exercícios reduz a potência e a força muscular, além de aumentar o risco de lesões.
O mais surpreendente desses estudos foi conduzido pela Universidade de Zagreb, na Croácia. Os cientistas reuniram 104 pesquisas que analisavam o desempenho de voluntários em modalidades como natação, corrida e musculação logo depois de realizar alongamentos estáticos. O cruzamento desses dados revelou que os exercícios de flexibilidade prejudicavam o desempenho ao reduzir a força dos músculos em 5,5%, a capacidade de produzir contrações em 2% e a aptidão para treinos de explosão em 2,8%.
Outro estudo divulgado neste mês pela publicação especializada americana The Jornal of Strength and Condioning Research mostrou que homens jovens que se exercitaram frequentemente levantam 8,3% menos peso quando fazem movimentos de flexibilidade antes da musculação. O motivo pelo qual o alongamento prejudica o desempenho ainda não é totalmente conhecido, mas autores de ambos os estudos sugerem que a atividade relaxa a musculatura e os tendões, deixando-os menos dispostos a estocar energia e à ação.
Os alongamentos podem favorecer lesões porque relaxam e estressa a musculatura. O neurofisiologista paulo Correia, coordenador do Laboratório de Neurofisiologia e Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), endossa as pesquisas. Diz ele: "Os exercícios de flexibilidade são úteis para melhorar a performance mas devem ser feitos em um dia reservado apenas para eles ou pelo menos duas horas após o treino de força ou resistência". A melhor alternativa antes de qualquer é fazer um aquecimento. "Sugiro aos meus pacientes começar com movimentos similares àqueles que serão realizados, mas sem carga ou impacto excessivo", diz o ortopedista Moisés Cohen, da Unifesp. Polichinelo, elevação de pernas e rotação de braços são boas opções.
Fonte: Fernanda Allegretti - Revista Veja/abril de 2013
O QUE SE DESCOBRIU - Até hoje, recomendavam-se alongamento estático, em que se fica parado em determinadas posições por pelo menos vinte segundos, para prevenir lesões e melhorar o desempenho nas atividades físicas.
Novas pesquisas mostram que, pelo contrário, os alongamentos estáticos antes do treino reduzem:
- em 5,5% a força do músculo alongado
- em 2% a potência do músculo, ou seja, a habilidade de produzir contrações
- em 2,8% a capacidade de explosão nas atividades em que se intercala corrida moderada com arranques
- em 8,3% a capacidade de levantar pesos
FORMA CERTA DE AQUECIMENTO - Movimentos leves, similares àqueles que serão realizados na atividade, como fazem os jogadores de futebol minutos antes do inicio das partidas.
*Matéria sugerida pelo colaborador do Blog Yuri Chaddad
Nenhum comentário:
Postar um comentário