terça-feira, 20 de março de 2012

A ORIGEM DA PALAVRA "BAITOLA" LIGADA À HOMOSSEXUALIDADE

Quem nunca ouviu o palhaço Tiririca chamar alguem companheiro de cena pela alcunha de "Baitola, ou o cantor Falcão também em suas músicas chamar alguém também de "Baitola"?

Na linguagem coloquial, baitola, viado e gay têm o mesmo significado: trata-se de um homossexual.

A palavra "baitola" surgiu no Ceará, nas primeiras décadas do século 20. Vamos à história.

Por volta de 1913, chegou ao Ceará  o inglês de nome Francis Reginald Hull, o conhecido Mr. Hull (pronuncie-se mister ráu), que deu nome a uma famosa avenida na cidade de Fortaleza/CE.  Mr Hull fora designado superintendente de uma Rede Ferroviária no Ceará e passou, em muitas situações, a fiscalizar algumas obras de construção e reparo na própria Ferrovia. 

Mr Hull era homossexual assumido. Quando ia pronunciar a palavra "bitola", que signfica a distãncia entre dois trilhos, pronunciava "baitola".  Quando ele se aproximava de onde estavam os trabalhadores, estes, que não gostavam do modo como eram tratados pelo chefe, diziam: "Lá vem o baitola, lá vem o baitola". A partir daí passou-se a associar a palavra baitola ao homossexualismo.
Fonte: Robério Fernandes/Google

Um comentário:

ivan disse...

Mas o verdadeiro Mister Hull não era homossexual (este era heterossexual), que viveu no Ceará, mas um outro engenheiros inglês este, sim, é que era.

Postar um comentário