sábado, 24 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A PERGUNTA É: ATÉ QUANDO
SUPORTAREMOS A BARBÁRIE?
O empresário teve seu negócio atacado pela quarta vez. Os ladrões roubaram tudo o que puderam. O empresário, sério, dedicado, que vive do seu trabalho, está repensando a vida. Acha que o melhor, depois de tudo isso, será desistir. Talvez vá embora de Rondônia. Um pai de família está respondendo, em liberdade, porque matou um bandido dentro da sua casa e feriu outro. Era a sexta vez que ele era atacado no seu lar. Mesmo tendo agindo em legítima defesa, tem que cumprir os requisitos legais. Está pensando em ir embora. Uma velhinha, com mais de 70 anos, ainda está no hospital. Ela foi atacado em sua própria casa, em Ji-Paraná, por quatro bandidos, que além de roubarem o pouco que ela tinha, ainda a estupraram. Menores criminosos atacam e ai de quem reagir, pegá-los, dar-lhes uma porradas! Comerciantes desistem de prestar um serviço à comunidade e não aceitam mais ter caixas eletrônicos em seus estabelecimentos, porque eles são destruídos pela dinamite que os criminosos usam para roubar os cofres e levar o dinheiro.

Enfim, essas pequenas e tristes histórias que ocorreram em Porto Velho e em Rondônia, são muito semelhantes as que se registram, todos os dias, em cada cidadezinha deste país ou em cada metrópole. É esse o legado que nos trouxeram os idiotas a serviço de ideologias estranhas, de ONGs estrangeiras que ditam normas para nossa sociedade, dos defensores de uma legislação que protege o crime e o mal. É esse o país que estão nos obrigando a viver. E nossos congressistas se reúnem para criar datas festivas ou para chantagear o governo por mais cargos, como se toda essa tragédia estivesse acontecendo em outras terras, em outro continente. E o governo, pífio, mesmo com ampla maioria, nada faz para mudar as leis que servem para destruir as vidas de pessoas boas e trabalhadores e proteger quem vive da violência e da morte. Até quando suportaremos?

MEDO NO AR
Depois que a coluna publicou ontem a previsão de que em breve estourará uma verdadeira bomba nos meios políticos do Estado, telefones não pararam. Há quem pense que é apenas um exagero. Se o negócio explodir mesmo, como tudo leva a crer que acontecerá, os rondonienses saberão que não houve exagero algum. É um negócio impressionante. O estopim já foi aceso...

DESTAQUE NACIONAL
Comemorações pelos lados do Palácio Tancredo Neves. Pesquisa Nacional da Federação das Indústrias do RJ, a respeitada Firjan, classificou Porto Velho em primeiro lugar em gestão fiscal, ou seja, em controle com os gastos públicos feitos de maneira correta, entre todos os municípios do Estado e, ainda, a capital rondoniense ficou ainda em 12° lugar entre todos os mais de 5.500 municípios do país. No mesmo quesito. Não é todo o dia que se recebe um destaque nacional deste porte. Sobrinho e sua turma estão vibrando.

POVO PACÍFICO?
Aquela história de que o brasileiro é um povo pacífico, tem que começar a ser revista. Que povo pacífico praticaria tantas maldades contra pessoas indefesas? De abril do ano passado até a semana passada, 165 moradores de rua foram mortos, alguns com requintes de crueldade, no país. Uma morte violenta de pobres e doentes das ruas a cada dois dias. Não há paz e muito menos punição. Do total, 113 casos estão abertos, sem ninguém ao menos indiciado. Pacífico? Onde?
TODA A TURMA
O presídio federal de Rondônia é o novo point dos maiores criminosos do país. Só na última semana, o grupo foi engrossado com por líderes do crime organizado do Rio e pelo Alemão, que comandou o maior assalto a banco de toda a história do país, em Fortaleza. Vamos tendo o prazer, em Rondônia, de ficar muito perto do que há de pior da raça humana neste país. E é sempre bom lembrar que quando eles chegam, trazem consigo parte da turma, que fica por perto, esperamos ordens para agir. Decididamente, estamos correndo riscos enormes, nessa terra que já foi pacífica.

UMA DÉCADA
Mais de uma década depois, uma primeira vitória do patriotismo e do bom senso. Comissão da Câmara aprovou o fim da baderna instituída no país, quando meia dúzia de gatos pingados da Funai, associados a ONGs estrangeiras, decidiam sobre entrega de milhares e milhares de hectares de terras a meia dúzia de índios. É só um passo, porque a pressão contra a nova lei, que dá ao Congresso o poder de decidir sobre a questão, é enorme, tanto de dentro como de fora, porque os estrangeiros não se conformam em perder o poder de decidir sobre onde eles vão mandar, dentro do Brasil. Mesmo assim, comemora-se. O deputado rondoniense Moreira Mendes é um dos que está felilz com a decisão.

DOIS TURNOS?
Neste domingo, acontece a prévia para escolha do pré candidato do PT à Prefeitura de Porto Velho. Duas mulheres – Miriam Saldaña e Fátima Cleide – podem sair para um segundo turno, que ocorreria em meados de abril. O vereador Cláudio Carvalho poderia ter mais chances se, nos últimos dias, não tivesse sido colocado na condição de inelegível, por causa de reprovação de contas de campanha. Pode até haver surpresa, mas tudo indica que será mesmo representante da ala feminina o nome petista para a eleição de outubro.

PERGUNTINHA
De quantos megatons será a bomba que poderá explodir nos próximos dias, no mundo político de Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário