sexta-feira, 30 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NESTA SEXTA, RONDÔNIA RECEBE UMA MULHER
QUE SIMBOLIZA O QUE DE MELHOR O PAÍS TEM
Eliana Calmon é uma mulher de fibra, é diferenciada, não tem medo, enfrenta os mais poderosos deste país, não baixa a cabeça, não fala com meias palavras. Eliana Calmon é um orgulho para este Brasil tão cheio de maracutaias, sacanagens e corrupção em todos os níveis. A grande maioria da população, enojada com tanta podridão respeita, gosta e aplaude a ministra presidente do Conselho Nacional de Justiça. Porque ela quer ver a Justiça livre de vendedores de sentenças, de magistrados que mancham a toga que vestem, do que há de pior no contexto do Judiciário brasileiro. Felizmente, esse grupo representa uma minoria, mas essa minoria tem que ser extirpada. E só o será se Eliana Calmon tiver o apoio real, sólido, concreto, das instituições sérias que compõem o nosso Brasil e daqueles que não concordam com a deputada carioca Cidinha Campos, que disse, em discurso na Assembleia do seu Estado, que “a corrupção está impregnada no DNA dos brasileiros”.

Pois nesta sexta-feira, Rondônia receberá a visita dessa mulher muito especial, dessa brasileira que merece, de todas as pessoas sérias, aplausos e homenagens. Ela virá para uma palestra na sede da OAB, a partir das nove da manhã. Imperdível. Os rondonienses têm que superlotar o local do encontro, para saudar essa representante do que de melhor tem a sociedade do nosso país. Aplaudir Eliana Calmon é dizer, claramente, que não se aceita mutreta. Que a corrupção tem que ser combatida de todas as formas. Que só um Judiciário forte, independente e livre dos bandidos de toga, como a própria ministra chamou os maus juízes, pode ser o fiel da balança, com o perdão do trocadilho, da verdadeira democracia brasileira. Bem vinda, dona Eliana! Rondônia estava mesmo precisando de sua presença por aqui...

REGRESSIVA
Faltam nove dias, a contar de hoje, para o 7 de abril. Nesse dia fatídico, há oito anos atrás, 29 seres humanos foram chacinados dentro da Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste. Até hoje não se sabe o que aconteceu com os suspeitos, não há informações se há algum processo, ninguém foi denunciado e muito menos preso. Como as mortes são consideradas por autoridades até do Judiciário como culpa dos assassinados, não se imagina que alguma punição vá ocorrer. A única coisa que se pode fazer é não esquecer.

ANIMAIS
Dois animais, numa moto, assaltaram uma jovem na noite de terça-feira, no bairro Tiradentes, na Capital. Ela ia para a escola, fazer um curso. Estava tentando uma vida melhor. As duas bestas humanas, que pouco estão se lixando para a vida dos outros, acertaram tiros à queima roupa na jovem, na tentativa de roubar a moto dela. Fugiram sem levar nada, mas se vangloriando do ataque. Baleada na cabeça, se sobreviver, a dona da moto corre o risco de ficar paralítica para o resto da vida. A dupla, quando presa, terá toda a proteção dos direitos humanos dos bandidos.

TERCEIRIZADOS
Por falar em saúde pública, o governo de Rondônia é um dos que poderá ser afetado por um impasse entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Supremo. Os dois tribunais há mais de um ano divergem sobre a questão da responsabilidade do Estado em serviços terceirizados. O TST quer que o contratante (governo), seja responsável pelo pagamento dos salários dos trabalhadores terceirizados, caso não sejam pagos pela empresa contratada. O STF não concorda. Enquanto não houver uma decisão final, esse tipo de atuação pode ser afetada. Inclusive o projeto das OS em Rondônia.

MENOS SEIS
De vez em quando, os mocinhos conseguem ganhar, na vida real. Na Bahia, nessa semana, seis bandidos acabaram mortos por policiais e em um acidente de trânsito, quando fugiam, depois de roubar uma empresa, apavorar funcionários, atirar nos PMs. Se presos, estariam agora sob a proteção de comissões de direitos humanos, iriam para a cadeia por algum tempo, lá se organizariam para voltar ao crime e custariam milhares de reais ao contribuinte. Pelo menos são seis facínoras a menos que teremos que aguentar.

VAI DAR ROLO
Nessa semana, partidários da esquerda e parentes de vítimas da ditadura conseguiram organizar pequenos protestos em frente a casa de supostos envolvidos em tortura nos tempos do regime militar. Já as altas patentesdas Forças Armadas, em vários locais do país, vão realizar comemorações alusivas ao 31 de março, mesmo contrariando ordem direta da Presidente da República. Para não caracterizar insubordinação, as comemorações nos clubes militares serão realizadas hoje, dia 29. Esse negócio começa a feder...

CONFRONTO NACIONAL
José Serra contra Fernando Haddad, em São Paulo, é bem mais que uma eleição municipal. É um novo confronto entre tucanos e petistas, que podem refletir nas questões nacionais. O ex presidente Lula, que inventou a candidatura de Haddad e a presidente Dilma vão entrar de corpo e alma na campanha. O PSDB, com Fernando Henrique e todos os tucanos de alta plumagem, mesmo não gostando de Serra entre muitas das suas lideranças, vão também querer ganhar. Ter o prefeito de São Paulo é sair na frente na disputa nacional de 2014.

PERGUNTINHA
Quando começará, de fato e não só no discurso, a operação de emergência, anunciada pelo Dnit, para ao menos diminuir o drama da terrível BR 364?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário