quarta-feira, 14 de março de 2012

Marcador do Alzheimer pode prever evolução da doença

Um novo marcador do Mal de Alzeheimer permitiria prever a taxa de diminuição da capacidade mental de um paciente nos anos seguintes ao diagnóstico, de acordo com um estudo clínco publicado nos Estados Unidos. A presença de altos níveis de proteína VILIP-1 no líquido cefalorraquidiano, conhecido como LCR, de 60 doentes de Alzheimer em etapas iniciais da doença está vinculada a uma deterioção mais rápida de capacidade mental destes pacientes nos anos posteriores, disse o estudo.  Embora os pesquisadores considerem necessário confirmar estes resultados em estudos clínicos mais amplos, destacaram que os dados recolhidos já indicam que este marcador (VILIP-1) pode ser superior a todos os utilizados anteriormente para prever a progressão do Mal de Alzheimer, uma desegenração mental irreversível.

"O VILIP-1 parece ser um indicador muito bom do dano nas células cerebrais causado pela doença de Alzheimer", disse Rawan Tarawneh, professora-adjunta de neurologia na Universidade da Jordânia e principal auora do trabalho publicado na revista americana Neurologie na terça-feira. Tarawneh trabalhou anteriormente na Escola de Medicina da Universidade de St. Louis, em Missouri, onde o estudo foi realizado. "Este marcador pode ser útil para prever a progressão da doença e avaliar novos tratamentos em testes clínicos", disse em um comunicado.

Os cientistas acreditam que a VILIP-1 age como um sensor de cálcio nas células cerebrais. Esta proteína é liberada no líquido cfalorraquidiano quando as células do cérebro são danificadas e, segundo os pesquisadores, revelaria a extensão dos danos causados pela doença de Alzeheimer.
Fonte: Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário