terça-feira, 20 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SEM LEI E SEM SEGURANÇA, O QUE PODE
FAZER UM CIDADÃO REFÉM DO CRIME?
Era a sexta vez que a dupla de bandidos invadia a casa. Tinham avisado que voltariam. Para roubar mais e matar alguém. O dono da casa, um empresário de Porto Velho, ficou desesperado. Ele, sua mulher e filhos, reféns nas mãos de criminosos que nunca são presos e, quando o são, estão nas ruas pouco tempo depois. Um deles, condenado por um assassinato, estava livre, como se fosse uma pessoa de bem. O cidadão abandonado pela insegurança pública, apavorado dentro da própria casa, preparou sua legítima defesa. Os bandidos voltaram pela sexta vez, prontos para tudo. O dono da casa, atacado de novo, apenas se defendeu, como qualquer pessoa tem direito, ao ser atacada em seu lar. Atirou na testa e matou o mais perigoso, aquele que estava solto, graças às benesses das leis brasileiras que protegem bandidos e abandona as pessoas de bem. Atirou na testa do outro, que não morreu na hora, mas certamente não resistirá. Fez, o cidadão apavorado, o papel que deveria fazer o Estado, que não faz e a Justiça, que também não o fez, nesse episódio. Defendeu-se e, de quebra, livrou outras famílias, seus vizinhos e a sua comunidade, de dois celerados, bandidos irrecuperáveis, que viviam apavorando a todos que atacavam.

Claro que o cidadão de bem que se defendeu, vai se incomodar. Ele não é bandido e, por isso, não conta com tantas vantagens legais como aqueles em que atirou. Perderá tempo, dinheiro e muito mais. Perderá para sempre sua paz, viverá sob o domínio do medo. Pior ainda: como é uma pessoa de bem, sofrerá pelo resto da vida por ter tirado a vida de alguém, mesmo que tenham sido facínoras. Os bandidos, quando matam, o fazem por prazer e pela impunidade. Quando uma pessoa de bem pratica uma ato desesperado como esse, ela continua vítima enquanto viver. É isso que fazem, com o brasileiro comum, nossos legisladores e um Judiciário em boa parte complacente: obrigam-nos a nos defender. Porque, se depender deles...

QUASE PRONTA
Domingo e ontem, a enorme equipe do 5° BEC, com apoios do Dnit, começaram a tentar colocar no lugar certo a ponte sobre a cratera que fechou a BR 364. Equipe da TV Candelária captou imagens incríveis: gente e máquinas empurrando a ponte para o local onde ela deverá ser fixada. Mas que não comemorem muito os caminhoneiros. A ponte suportará cargas de no máximo 40 toneladas. Acima disso, não vai dar para passar. A obra definitiva só ficará pronta em junho.

ROLO IMENSO
A reprovação das contas de 2010 do senador Ivo Cassol, é assunto cabeludo, que vai dar um rolo enorme. Um parecer do contador designado para análise das contas foi positivo, ou seja, pela aprovação. Um advogado do TRE retirou as folhas em que o contador autorizava a aprovação e, não catando a decisão do profissional, fez outro, ele mesmo, advogado, rejeitando as contas. Quando o processo chegou ao pleno, os desembargadores não foram informados sobre a posição do contador oficial, mas apenas do advogado. O caso foi denunciado ao Conselho Nacional de Justiça. Vai feder!

VOLTANDO?
Surge, nos últimos dias, o nome do médico José Augusto como uma opção do PMDB para disputar a Prefeitura da Capital. O médico, conhecido e respeitado, já havia decidido não mais participar da política. Mas acabou ouvindo conselhos de alguns amigos, para voltar atrás da sua decisão. José Augusto já disputou várias eleições, sempre teve boa votação, mas não conseguiu se eleger para cargos importantes. Pode ser um nome importante no contexto do partido, em Porto Velho.

CHATAGEM PURA
Depois do PMDB, chegou a vez do PR partir para a chantagem contra a presidente Dilma Rousseff, anunciando que agora é oposição. No centro do debate, nada a ver com os grandes interesses do país ou das necessidades da população. Tudo se concentra na exigência por mais cargos, mais apaniguados, mais poder político. Os partidos brasileiros correm o risco de acabar sendo engolidos por seu próprio fisiologismo. Tomara que a presidente Dilma não ceda aos chantagistas!

CHANCE PERDIDA
Foi uma pena. Os familiares dos 29 garimpeiros massacrados na reserva Roosevelt, perderam grande oportunidade de participar de um seminário de direitos humanos, que aconteceu ontem, na Uniron. Presentes, a ex-senadora Fátima Cleide e dois expoentes na luta pelos direitos humanos no país, o gaúcho Marcos Rolim e o professor Rodolfo Jacarandá, da Unicamp. Certamente eles se mobilizariam para ajudar a exigir Justiça para os rondonienses trucidados há oito anos. É sempre bom lembrar que as autoridades fazem de conta que os crimes não aconteceram.

SÓ COM A FORÇA!
Baderna e sindicatos irresponsáveis andam sempre tentando rechear seus cofres, ainda mais contra grandes empresas. É o que está acontecendo de novo nas obras da hidrelétrica de Jirau. Há um grupo liderando um movi mento e prestes a partir para a baderna, de novo. O que fez o governo rondoniense? Fez o que estão fazendo governos sérios em todo o país. Quando a coisa engrossa mesmo, chama a Força Nacional de Segurança. Daí, parece remédio milagroso. A baderna acaba rapidinho...

PERGUNTINHA
Depois d LCP, qual o grupo que irá fechar a BR 364 para tratar dos seus interesses, ignorando o direito de ir e vir garantidos a todos na Constituição brasileira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário