quarta-feira, 21 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AS CENAS TRISTES QUE CHOCARAM
O PAÍS ACONTECEM TODOS OS DIAS
A amostragem via TV deixou envergonhados e boquiabertos os brasileiros de bem, que trabalham duro, pagam seus impostos, sonham com um futuro melhor e com um país decente. Para a grande massa da população, foi uma grande surpresa. Mas para quem conhece como funcionam as coisas entre membros de governos e empresários, no geral (sempre é importante dizer que há exceções, honrosas, mas há), nada do que mostrou a Globo, em rede nacional, sobre como funciona a estrutura da corrupção neste Brasil, foi inesperado. As autoridades sabem, a polícia sabe, o Ministério Público sabe, os Tribunais de Contas sabem, a imprensa sabe. Mas não há como provar. Só mesmo quando um grupo de empresários corruptos se posta ante servidores públicos ávidos por serem corrompido e apenas quando tudo é gravado, se pode ter um caso concreto. Todos os dias acontecem, nas pequenas e grandes cidades, em órgãos estaduais, em toda a malha de organismos federais, as cenas que a TV Globo mostrou e que chocaram o país. A diferença é que no dia a dia o corrupto e o corruptor são aliados. No vídeo, viu-se como quadrilhas inteiras de pessoas que deveriam ser sérias e respeitadas, dilaceram os cofres públicos, desviando milhões de reais.

Aqui em Rondônia, há pouco, aconteceu algo muito semelhante. Não fosse a conversalhada por telefone, já que os envolvidos jamais imaginavam que seriam pegos, tudo teria seguido seu curso normal e os bolsos dos criminosos estariam cheios. É assim, que funcionam as coisas nesse nosso Brasil tão rico, mas tão corrupto. Pior de tudo é que, quando pegos, os enrolados nunca recebem a punição justa e devida. Em breve estarão, todos eles – os do Rio e os de Rondônia – voltando às suas vidas como se nada tivesse acontecido. E isso, no fundo, é o pior de tudo. A impunidade campeia e incentiva o crime. Quem não está nele pergunta: porque tantos desonestos vivem bem e eu tenho que trabalhar tanto para sobreviver?

PMDB JÁ DECIDIU
O médico José Augusto será mesmo o nome do PMDB para disputar a Prefeitura de Porto Velho. Embora não haja informações oficiais, porque elas serão anunciadas apenas numa reunião especial, neste sábado – aniversário do partido – o martelo já foi batido. Abelardo Castro Neto e David Chiquilito já teriam concordado em abrir mão de suas pré-candidaturas em favor do companheiro, que vem com forte apoio da dupla de campeões de voto do PMDB, o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp.

GARÇON NA MIRA
O PMDB agora tenta convencer o ex-deputado federal Lindomar Garçon a compor a chapa de José Augusto, como vice. Será tarefa duríssima. Porque Garçon aparece, em todas as pesquisas oficiais e não oficiais feitas nos últimos meses, como um dos três nomes preferidos do eleitorado de Porto Velho. Em algumas delas, ele surge disparado à frente dos demais pretendentes. Portanto, convencê-lo a abrir mão de uma candidatura própria viável para ser vice numa chapa de outro partido, será daquelas tarefas hercúleas.

NOVO QUADRO
O governo, finalmente, começa a mostrar suas realizações. Depois de longo tempo sem ter na mídia a publicidade oficial, prestando contas dos seus atos, obras e projetos, o rondoniense começa a ver, no dia a dia, os avanços que a administração Confúcio Moura está trazendo para Rondônia. Já estava na hora, porque, sem divulgar o que estava fazendo, a turma do Palácio Presidente Vargas só vivia abaixo das críticas da oposição. Agora, a situação começa a mudar, até porque há muita coisa boa a mostrar.

CONTAS DE CASSOL
O assunto envolvendo a reprovação das contas do senador Ivo Cassol, pelo TRE, terá novos desdobramentos em breve. O caso foi denunciado ao Conselho Nacional de Justiça e a relatora do processo é ninguém menos que a presidente do órgão, Eliana Calmon. A subtração de um documento do contador do TRE que aprovou as contas e foi retirado do processo, se comprovada, é crime grave e pode representar uma dura posição do CNJ em relação ao caso.

SÓ UM PARECER
O contador que analisou a prestação de contas de Cassol recomendou a aprovação. Outro funcionário do alto escalão do TRE não aceitou a decisão, retirou os documentos com o parece positivo e os substituiu por outro, seu, contrário à aprovação. E não encaminhou as duas posições aos desembargadores, apenas a sua, contrária a Cassol. O desembargador Sansão Saldanha, corregedor do TRE, também estaria acompanhando de perto o caso. Se comprovada alguma fraude, o negócio pode chegar a patamares inimagináveis.

PIZZA?
O deputado petista Ribamar Araújo desistiu de participar da Comissão Processante que trata dos envolvidos na Operação Termópilas. Ribamar diz que considera o andamento dos trabalhos muito lentos e que vem sendo pressionado pela opinião pública que, segundo ele, exige punições rigorosas. O parlamentar, sempre polêmico, não disse claramente, mas deixou no ar que há risco de que o trabalho da Comissão pode terminar em pizza. È importante que o presidente, deputado Lebrão, não permita que haja essa suspeita. O caso Termópilas está cada vez mais complicado.

PERGUNTINHA
Será que tem razão o deputado federal e ex craque Romário, ao dizer que as obras da Copa poderão representar “o maior roubo da história do Brasil”?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário