quinta-feira, 22 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AGORA DÁ PARA ENTENDER PORQUE NÃO HÁ
TEMPO PARA OS GRANDES TEMAS NACIONAIS
O Brasil está envolto na violência e na falta de segurança. Não há tempo, no Congresso, para discutir leis que mudem isso? Mas sobra para decisões de “grande relevância”, como oficializar a comemoração do Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo. As rodovias estão estraçalhadas e Rondônia é apenas um pequeno exemplo disso. Mas os nobres senadores não conseguem aprovar projetos que ao menos amenizem esse drama que prejudica milhões de brasileiros. Porque precisam de tempo para debater, profundamente, a criação do Dia Nacional da Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas, certamente uma prioridade imensa da Nação. Nada a ver com a crise no campo, com as invasões desenfreadas de terras, com a falta de habitação, com o drama da saúde pública. Porque nossos nobres representantes, que recebem salários compatíveis com os países mais ricos do mundo, têm que se dedicar à criar festividades alusivas ao Dia Nacional dos Homoglobinopatias ou o Dia Nacional do Jogo Limpo. Ou o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Ou ao Dia do Aniversário de Buda Shakyamuni.

A educação brasileira regride, envolta em ignorância; milhões de estudantes chegam à universidade sem sequer saber compor uma frase correta. Mas a Comissão de Educação do Senado Federal perdeu dias, semanas, meses, para discutir e votar essas datas comemorativas. Foram 29 no total, agora fazendo parte do calendário oficial. Nós, eleitores, não temos mesmo vergonha na cara, porque aceitamos essas aberrações como se fosse coisa natural, sem exigir que nossos representantes, muito bem pagos para trabalhar, o façam com seriedade e em defesa do país. Essa é a Comissão de Educação do Senado Federal. Foi esse o grande trabalho que ela produziu nesse primeiro trimestre do ano. E é esse o parlamento que nós elegemos. Bem feito pra nós!

DURÍSSIMO
Foi dos mais pesados e duros, o discurso do deputado Ribamar Araújo, que abandonou a Comissão Processante na Assembleia, nesta semana. Não deixou pedra sobre pedra e chamou até de “bandidos” deputados colegas seus, sem dar os nomes. O deputado Lebrão, presidente da Comissão, diz que vai processar Ribamar por falta de decoro, no que o petista retrucou que não teme nada e ainda desafiou a quem quer que seja a processá-lo. Osso duro de roer, o Ribamar Araújo! Poderia ter ficado na Comissão, para exigir punição aos envolvidos na Operação Termópilas. Mas, como diz suspeitar de pizza, preferiu sair. Atirando...

QUER CELERIDADE
Já o presidente José Hermínio Coelho, que desde que assumiu está dando mostras, na prática, que quer mudar para melhor a imagem do parlamento, pediu celeridade à Comissão Processante. Foi claro: “Não vamos ter paz enquanto não se apresentar uma resposta satisfatória à sociedade. Todos os deputados estão sendo prejudicados em função da Operação Termópilas. A imagem do Poder Legislativo está desgastada”. Hermínio está certíssimo. Se a sociedade não acreditar que o processo contra os denunciados na Termópilas terá punições exemplares, a Assembleia, como um todo, ficará mais uma vez sem credibilidade.

VENDENDO O PEIXE
Diz a ex-senadora Fátima Cleide, no ESTADÃO, que vai ganhar fácil as prévias no PT e que será a indicada do partido para disputar a Prefeitura da Capital. Vende o seu peixe, mas obviamente não é isso nem que ela pensa e nem os seus partidários. Sabe-se que a disputa interna será duríssima, até porque a pré candidata Miriam Saldaña, do grupo do prefeito Sobrinho, tem grande apoio dentro do diretório municipal. Mas, em campanha política, otimismo também é importante...

DOMINGO
A eleição petista para escolha do nome que vai disputar a eleição será neste domingo. As duas principais candidaturas – Fátima e Miriam – batalham voto a voto. A ex-senadora considera que sua história política decidirá. Não é o que esperam os partidários de Roberto Sobrinho e da turma palaciana. Eles têm certeza de que a militância optará por Miriam. No final da tarde deste dia 25, ficaremos sabendo quem estava com a razão.

MOBILIZAÇÃO
O pré candidato do PR, Miguel de Souza, não para. Ele tem batalhado muito para unir forças políticas em torno da indicação do seu nome para concorrer à prefeitura da Capital. Neste sábado tem mais. O PR de Miguel promove um Seminário de Formação Política e o Encontro Estadual das Mulheres do partido, no Sest/Senat em Porto Velho. Considerado um nome dos mais fortes na corrida pelo Palácio Tancredo Neves, Miguel de Souza batalha para fortalecer sua sigla. E busca alianças.

CONTINÊNCIA
Se tudo deu certo – o que seria anormal, porque o normal é dar errado – a ponte provisória sobre a BR 364, no buracão causado pelo rompimento da canalização, próximo ao Tênis Clube, na Capital, estará apta a receber o tráfego da rodovia já nesta quinta. Graças ao trabalho incansável das equipes do 5° BEC, que se envolveram num trabalho duro, sem paradas nem para o descanso. Quando os motoristas começarem a voltar a usar a BR, é bom prestar continência à turma do Exército. Não fosse por eles, o problema se arrastaria por, quem sabe, semanas...

PERGUNTINHA
Quantas caixas eletrônicos terão ainda que ser explodidos, até que as quadrilhas que estão agindo em Rondônia sejam desarticuladas pela polícia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário