UM TREM QUE NUNCA SAIU DO SONHO E
AS RODOVIAS FEDERAIS ABANDONADAS
E o trem bala brasileiro, aquele mesmo que foi planejado há quase uma década e que, pelo tempo passado, já deveria estar funcionando? Sempre foi uma ideia megalomaníaca, mas o assunto ainda está em pauta. A obra está longe de ser uma prioridade nacional. Até porque seu custo final seria um sexto de tudo o que o país precisaria para resolver seus problemas de mais de 50 mil quilômetros de rodovia. Então, foi e é uma enganação. Não há dinheiro. E porque as estradas federais, esfaceladas em sua maioria, essas sim é que precisam de pesados investimentos. E já. Estudos oficiais apontam que nosso país precisaria investir nada menos que 180 bilhões de reais, para recuperar as rodovias. O projeto do trem bala, superaria os 36 bilhões de reais, ou seja, quase um sexto de tudo o que custaria para termos um sistema rodoviário perfeito. O trem bala, é bom que se lembre, seria projetado para um trajeto de apenas pouco mais de 500 quilômetros, entre o Rio de Janeiro e Campinas. Custaria mais que as duas usinas do Madeira juntas e mais que a transposição do São Francisco e das rodovias da Norte-Sul e da Transnordestina, tudo junto.
O projeto do trem, é, pois, um engodo. Não vamos tê-lo tão cedo. E muito menos teremos solução para nossas rodovias, essas sim, vitais para o Brasil, sob todos os aspectos. Joga-se para a torcida com uma obra bilionária, longe de ser necessidade urgente, sabendo-se que ela é inviável e, ao mesmo tempo, desvia-se o foco daquilo que é essencial. Enquanto o governo faz charme sobre o trem bala, parte da região norte do país, só para citar um pequeno exemplo, está isolada, porque parte de sua única estrada ruiu e vai levar meses para ser consertada. Fora com o trem bala! Temos que ver concretizados são projetos para duplicar a BR 364 e tantas outras rodovias que estão em frangalhos. O trem bala deve ser deixado para a ficção...
E AS FESTAS?
O tempo voa e há ainda muitas dúvidas sobre dois eventos dos mais importantes para o calendário de festas da Capital. Não há indício de preparação, ao menos até agora, muito menos detalhes essenciais como locais e datas, para a realização tanto do Arraial Flor do Maracujá como da Expovel. No caso do “Flor”, o local dos últimos anos teria sido barrado por decisão judicial. E a tradicional área da Expovel, no Parque de Exposições, está semidestruído. É a hora de se começar a resolver esses problemas. Junho vem aí...
TOMOU DORIL
Nos próximos dias, podem surgir novidades em relação ao paradeiro de Valter Araújo, presidente foragido da Assembleia. Informações que já estão com a polícia, dariam conta de que ele não está longe, mas bem escondido e protegido por um grupo de amigos. Valter já foi procurado em vários locais, inclusive em outros estados, mas parece que tomou Doril, porque ...sumiu. A PF teria indícios de onde o político apontado como chefe da grupo denunciado na Operação Termópilas está agora. Logo saberemos se a informação procede.
EQUÍVOCO
O prefeito Roberto Sobrinho não conseguiu colocar seu nome preferido, o de Miriam Saldaña, como a ungida pelo PT para disputar a Prefeitura de Capital. Mas não foi derrotado, como se ouviu aqui e ali. A estratégia utilizada, a de lançar dois nomes ligados ao seu governo, deu certo, porque Cláudio Carvalho, chegou lá. Tem que se levar em conta que a adversária real do grupo palaciano é Fátima Cleide. Ao colocar Cláudio no segundo turno, mesmo com o problemão que ele tem se suas contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral, Sobrinho não perdeu. Cláudio é seu secretário. Agora, o grupo do Prefeito vai se unir todo contra a ex-senadora.
PERDA
A política rondoniense vai perder, em breve, um político importante. O deputado estadual Neodi Carlos, que presidiu a Assembleia por dois mandato, sem deixar um fio de cabelo de problema, já decidiu que não concorrerá mais a nenhum cargo público. Além disso, por problemas de saúde, deve se afastar em breve do atual mandato, por pelo menos quatro meses. Será uma ausência sentida, porque Neodi tem sido um parlamentar de ações muito positivas. Caso se licencie mesmo, o que pode acontecer logo, será substituído por Brito do Incra, seu suplente.
AVANÇOS CLAROS
O governador Confúcio Moura, ao que parece, superou algumas dificuldades que estava enfrentando para conseguir colocar seus projetos em execução. Já há avanços claros na questão das estradas, melhorias na educação e em programas sociais. A saúde, ainda um calo difícil de resolver, dá sinais, aqui e ali, de melhorias. Outra questão importante foi a chegada de Juscelino Amaral na chefia da Casa Civil. Ele conseguiu resolver questões internas e políticas que causavam grandes problemas na equipe palaciana. Ou seja, ao que tudo indica, o governo agora acertou o passo.
QUESTÃO DE HONRA
Está na hora da Prefeitura da Capital se unir ao governo, ao Dnit ou a quem quer que seja para resolver de vez a situação da Estrada do Belmont. Não há mais como permitir que a situação fique como está, deixando os moradores da área malucos com a situação da estrada, sempre sobrecarregada por centenas de pesados caminhões. O problema se arrasta há anos e até agora não houve uma solução definitiva, embora o município tenha melhorado muito a situação do bairro. Resolver o da estrada do Belmont tem que ser questão de honra.
PERGUNTINHA
Será que pela primeira vez na sua história, Porto Velho poderá ser governado por uma mulher, a partir de 2013?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
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