quinta-feira, 29 de março de 2012

APRENDIZADO SOBRE DUAS RODAS

Meu nome é Edna Cordeiro da silva (motociclista garupa), esposa de Francisco Detoni (motociclista), esse início de ano fizemos uma viagem de oito mil quilômetros sobre duas rodas, e gostaria de compartilhar essa minha experiência com vocês.

Confesso que sempre temi fazer uma longa viagem de moto, achava que seria desconfortável cansativa e que provavelmente teria problemas com a coluna, isso sem falar de bagagens, como faria com tão pouco espaço para levar minhas coisas?

Eu estava enganada!

Retornei dessa viagem cheia de energia, ideias novas, descarregada, amando mais e sentindo-me mais amada. E aprendi também a viajar somente com o necessário.

Ao sairmos de Rondônia com destino ao sul do Brasil fiquei muito tempo calada, temia tirar a atenção do meu esposo que estava pilotando. E esse tempo calada foi maravilhoso, além de contemplar a paisagem, viajei também pela minha vida, analisei situações de vários momentos vividos e atuais, nos quais fiz exclusões e inclusões. Em qualquer outro meio de transporte dificilmente ficaria tão só para fazer essa higiene mental.

Só? Jamais!

Outra surpresa que tive foi no nosso relacionamento. Estive sempre agarradinha ao meu marido. O fato de pararmos em vários locais diferentes para pernoitarmos, isso fez aproximar e dialogar mais e “aquecemos” também.

Onde um condutor de automóvel passa despercebido um motociclista jamais passará, pois, como acredito fazer parte da natureza humana o exibicionismo, a viagem de moto nos proporcionou momentos pop star, em cada parada as pessoas aproximavam encantados com as máquinas e o estilo de quem estava com ela. Acreditem, cheguei a dar autógrafo.

Outro fator que mudou meu conceito a respeito do motociclismo foi a receptividade de amigos motociclistas de outras cidades e Estados. Pessoas que nunca havíamos visto nos acolheram em seus lares e foram verdadeiros guias turísticos. Essa confiança, amizade e companheirismo quase extinto, praticamente só existem no mundo do motociclismo.

É uma viagem de estreita relação com o meio ambiente e os fenômenos da natureza, o que proporciona uma sensação de poder, fraqueza e liberdade ao mesmo tempo. Tudo conduzia a alegria: vento, chuva, frio e calor, sem eles não haveria motivos para parar e interagir, o que reduziria nossas aventuras.

Posso garantir que de todas as viagens que fiz, essa foi a que realmente curti, descansei, renovei e aprendi. Nossa próxima viagem deve ser para os Andes e estou ansiosa. Enquanto o dia não chega, todo fim de semana inventamos um motivo para andar de moto. Vejam as fotos.

Edna Cordeiro da Silva
Cujubim-RO 2012


Um comentário:

Moto Grupo Asas Salineiras disse...

Chaddad,
Esta é a filosofia, a viagem dos sonhos. Dê os parabens ao casal, maravilha, tbem pretendo seguyir para o RIO com minha mulher de garupa. è emocionante demais, moto é tudo.
Fernando Mauro - Asas Salineiras

Postar um comentário