quarta-feira, 14 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ÍNDIO NÃO QUER APITO.QUER É VENDER
SUAS TERRAS POR MILHÕES DE DÓLARES
E agora? Como ficam os defensores dos direitos dos índios, que alardeiam que eles precisam mais áreas e que mesmo em locais imensos, mesmo que eles sejam meia dúzia, não conseguem sobreviver? A imprensa nacional denuncia que tribos da Amazônia estão vendendo suas terras para exploração de estrangeiros. Uma área da tribo mundurucu, do Amazonas, foi vendida por 120 milhões de dólares ao grupo irlandês Celestial Green Ventures. Os estrangeiros podem explorar tudo o que encontrarem nas terras indígenas, onde brasileiros são proibidos de entrar. Deu para compreender porque tem tantas ONGs internacionais na Amazônia? Deu para entender porque gastam dinheiro, tempo e espaço na mídia defendendo, eles, lá de fora, “mais terra para os índios brasileiros?”. Então, os ingênuos e os malandros do Brasil, aliados a essa gente, não pregam prego sem estopa. Estão avalizando que entreguemos nossas riquezas a empresas do exterior. E ainda tentando nos fazer engolir que estão certos, que querem apenas o bem do Planeta! Vão é nos tirar tudo.

Não é paranoia nem exagero dos que estão alertando há muito tempo a ofensiva, por enquanto apenas econômica, de governos e grupos estrangeiros na Amazônia. Temos ouro, temos diamantes, nióbio, reservas naturais incalculáveis, temos uma fauna e uma flora inigualáveis no Planeta; temos plantas que concentram a essência de medicamentos que podem salvar milhões de vidas. O poderio econômico americano, europeu e asiático, que em nome do progresso destruiu suas florestas, dizimou seus animais (por exemplo: milhões de búfalos americanos sumiram da face da Terra, em duas dezenas de anos) e não tem mais o que arrasar, está de olho na nossa riquíssima Amazônia. O próximo passo é pressionar a Funai e governo do Brasil para dar mais terras para os índios. Então eles vêm e negociam diretamente com as tribos, tomando conta de tudo. E tem gente que ainda discursa, dizendo que esses malandros querem defender o meio ambiente! Só pode ser brincadeira de mau gosto...

SEM ESCOLHA
Como o governo brasileiro trata os índios como se fossem débeis mentais, ou seja, não permite que eles usufruam das riquezas em suas terras, como acontece, por exemplo, na riquíssima mina de diamantes da Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste, os caciques, muito melhor informados do que as autoridades brasileiras querem fazer de conta que não compreendem, sabem que o negócio é fazer negócio. E nada dá mais grana que terra com tantas riquezas...

QUEM VAI PAGAR?
A esculhambação em que se transformou os bairros da zona leste da Capital, com o desvio obrigatório da BR 364 interditada, é algo que não havia se visto na cidade, em décadas. Os prejuízos vão acabar indo muito mais longe. O asfalto feito pela Prefeitura em várias daquelas áreas da cidade, que melhorou em muito a vida dos moradores, certamente será totalmente destruído com o tráfego pesado. Quem restituirá os graves danos que o município vai sofrer? Do Dnit não se pode esperar nada...

EMERGÊNCIA
Não está na hora do governador Confúcio Moura decretar situação de emergência, como fez com a questão da saúde em seu início de governo, a partir do isolamento de Porto Velho e parte de Rondônia, por causa da BR 364? Talvez, se o fizesse, Confúcio pudesse mobilizar a opinião pública nacional para o abandono da mais importante rodovia da região norte do país. Sem ela, Rondônia e Acre ficam isolados das demais regiões. Seria bom pensar nessa possibilidade.

AMADORES, POR ENQUANTO...
Sempre com a certeza de que mesmo sendo pegos, a lei brasileira os protegerá, os bandidos estão antenados, colocando a população cada vez mais gradeada, dentro de suas casas e apavorada, com medo do que lhe pode acontecer. Um grupo de amadores, em Porto Velho, contudo, se deu mal. Planejou um sequestro e deixou rastros que facilitaram à polícia descobrir tudo e prender a gangue. Certamente, quando condenados, todos os envolvidos terão novas oportunidades de sair da cadeia, daí já mais experientes, para continuar com seus crimes. É isso que a legislação desse país lhes proporciona.

AMADO OU IVAN?
O anúncio de pré-candidaturas em Porto Velho não para de crescer. O projeto do PP, presidido no Estado pelo governador Ivo Cassol, é de lançar um novo viável na Capital. Pelo menos duas candidaturas estão sendo postuladas: a do empresário Ivan Rocha e a do médico Amado Rahaal. Nos próximos dias, o partido tomará sua decisão. Um terceiro nome sempre citado, o do ex-secretário de Finanças do governo Casso, José Genaro, não quer nem ouvir falar no assunto. Mas que seria um bom nome, seria.

TEM FORÇAO gabinete de Cassol, em Brasília, aliás, é um dos mais procurados por prefeitos rondonienses. O ex-governador e agora senador mostra que tem grande força política no Estado. Houve dias em que pelo menos meia dúzia deles fazia fila para falar com Cassol e serem acompanhados em pleitos para investimentos federais em suas cidades. Os encontros do atual senador do PP com prefeitos de todos os partidos demonstram que sua liderança política é forte, mesmo depois de ter deixado o governo.

PERGUNTINHA
Quando vai aparecer o cadáver da jovem Elisa Samúdio, assassinada brutalmente e que tem como únicos suspeitos os membros da gangue comandada pelo ex-goleiro Bruno, do Flamengo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário