terça-feira, 27 de março de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA DISPUTA QUE SE DESENHAVA
PÍFIA COMEÇA A FICAR MUITO QUENTE
A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, que parecia se tornar uma corrida sem grandes emoções, começa a esquentar, com os pré candidatos já postados e com novos que surgiram nos últimos dias. No final de semana, pela primeira vez, a jovem vereadora Mariana Carvalho (foto), uma das mais importantes promessas da política da Capital e de Rondônia, afirmou que aceita a indicação do seu partido, o PSDB, para concorrer. É uma novidade importante, mesmo que ela tenha que enfrentar, caso se confirme lá na frente sua candidatura, nomes de peso como os de Mauro Nazif, Lindomar Garçon, Fátima Cleide, Miguel de Souza, José Augusto e outros que estarão também na briga. Ou seja, o elenco, que num primeiro momento parecia ser apenas de atores médios, agora já dá outra dimensão à corrida pela sucessão de Roberto Sobrinho. O final de semana foi decisivo, com a maioria dos partidos indo para a reta final das definições. As coisas começam a esquentar, tanto quanto em todas as cidades rondonienses. E pelo Brasil afora.

Há uma outra particularidade. A participação das mulheres deve crescer muito, nas eleições de outubro. Em todo o interior, mas principalmente em Porto Velho, onde, pela primeira vez, duas mulheres, se confirmadas como candidatas, o que parece que é o que vai acontecer, irão para as urnas com chances reais. Uma delas é a novata Mariana, que vem do ninho tucano. A outra, Fátima Cleide, já experiente e que chegou a ser senadora. Enfim, está passando o tempo das ilações e as coisas começam a esquentar de vez. De agora até outubro, a disputa municipal será o grande tema do país. No dia seguinte aos nomes dos eleitos serem anunciados, já começa a disputa por 2014. A política, por isso, está no nosso sangue. Termina uma eleição e já começa outra.

DAMA DE FERRO
Os rondonienses terão a oportunidade, no próximo dia 30 deste mês, de ver de perto e ouvir as palavras da nossa Dama de Ferro, a ministra Eliana Calmon, comandante geral do Conselho Nacional de Justiça. E que tem colocado numa saia justa aquela minoria de magistrados que não merece a toga. A iniciativa da vinda da ministra é da OAB, que, aliás, há tempos não promovia um evento de tal importância. A vinda de Eliana Calmon merece cumprimentos à direção da entidade rondoniense, comandada por Hélio Vieira.

FÁTIMA NA FRENTE
A ex-senadora Fátima Cleide está a um passo para ser candidata do PT à sucessão de Roberto Sobrinho. Ela ficou bem à frente no primeiro turno das prévias e disputará a indicação com o segundo colocado, Claudio Carvalho. O problema de Cláudio é que ele teve suas contas reprovadas pela Justiça Eleitoral e, se não houver mudança na lei, não poderá disputar a eleição, mesmo que consiga superar Fátima no turno decisivo da disputa interna. Mas, aconteça o que acontecer, o PT sai muito rachado para tentar manter-se à frente da maior Prefeitura do Estado.

DECISÃO TOMADA?
O PMDB confirma que vai mesmo de José Augusto para disputar a Prefeitura da Capital. Depois que Orestes Muniz (que era unanimidade no partido), não aceitou sob nenhum argumento e depois que Abelardinho Castro e David Chiquilito teriam aberto mão, os peemedebistas buscaram um nome que unisse a sigla. Além disso, segundo o senador Valdir Raupp, José Augusto “está a fim”. E querer entrar numa disputa dessa, ter vontade, é o primeiro passo. Portanto, se não houver nenhuma mudança de última hora, será o conhecido médico o nome do PMDB na corrida em Porto Velho.

VORACIDADE AGUÇADA
A República Sindicalista volta à atacar. Agora, nas obras das duas usinas hidrelétricas de Rondônia. Em Santo Antônio, os trabalhadores pararam sem sequer abrir negociação. É a orientação da baderna que os sindicatos, que proliferam no governo petista, com a voracidade aguçada pela grana do famigerado “imposto sindical”, estão impondo ao país. E é bom avisar: vai piorar ainda mais. Todos os dias, uma dezena de novos sindicatos surgem no Brasil. Deu pra entender?

PRISÃO PERPÉTUA
Um PM, a paisana, evitou um assalto a uma lotérica na região da Jatuarana, em Porto Velho. Pegou dos dois bandidos. Mas não viu que havia um terceiro, numa moto, que o atacou pelas costas – como fazem os bandidos covardes – e o baleou. Por pouco o PM não morreu. Está hospitalizado e pode ter graves sequelas. O trio fugiu, tranquilamente. Nos Estados Unidos, bandido que atira em policial pega, no mínimo, prisão perpétua. No Brasil, O criminoso ouve discursos que seus direitos humanos não são respeitados. Dá vontade de vomitar!

NÍVEIS DOS ANOS 50
A presidente Dilma Rousseff concedeu longa entrevista à Revista Veja desta semana, falando sobre tudo. Uma das coisas mais importantes que disse foi que concorda que a carga de impostos no Brasil é muito alta. E que seu governo está trabalhando para diminuí-la. Num país onde a indústria cresceu a níveis dos anos 50, é vital que o governo não atrapalhe. Baixar impostos é dar oportunidade ao crescimento e ao emprego. O problema da dona Dilma será diminuir a obesidade mórbida da administração pública, que consome quase tudo dos impostos. Mas daí, já é outra história.

PERGUNTINHA
Porque os agentes de trânsito do município, ao invés de se preocupar com toda a cidade, trabalham aplicando multas próximo a uma área particular, a do Porto Velho Shopping?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário