No domingo de 27 de novembro, a cidade de Santos (SP) foi “invadida” por um enxame de Vespas e de Lambrettas vindas de diversas cidades do Estado de São Paulo. Essa foi a segunda edição do Raduno da Primavera, o giro do scooterista pela baixada santista, organizado pela Scooteria Paulista e pela Free Willy Moto Peças.
Quem passou pelo Deck do Pescador naquela tarde reviveu o passado lembrado nas fotografias da família. Cerca de trinta e cinco motonetas fizeram a faxada da ponta da praia, com modelos antigos e recentes da tradicional indústria italiana de scooters. Do passado, destaque para a Lambretta LI do André Luiz, e a Vespa M3 do santista Ilidio, resgatando a elegância dos tempos da Jovem Guarda. Tais modelos foram fabricados no Brasil durante o início dos anos 60 e ainda resistem aos anos e ao uso. Atualmente os modelos predominantes circulando nas ruas e nos encontros são os chamados PX200, fabricados pela Motovespa do Brasil durante a segunda metade dos anos 80. Eles se destacam por serem robustos como as motocicletas populares e elegantes com seu clássico design italiano.
No Raduno da Primavera o propósito de todo o deslocamento em grupo é o deslocamento em si, cujo apogeu na opinião geral é a travessia Santos-Guarujá pela balsa. Nem o sol, nem a chuva atrapalharam os raduneiros, que chegaram em suas casas molhados porém gratificados por um passeio que foi inesquecível para nós e para quem viu “a banda passar” deixando “um rastro de fumaça no ar”. Muito se especula sobre uma possível volta da Vespa e da Lambretta no Brasil, e enquanto isso nos preparamos para dar as boas vindas aos futuros motores de 4 Tempos, com a última e maior frota nacional dos eficientes motores 2 Tempos.
MARCIO FIDELIS
Presidente-fundador da Scooteria Paulista, sociólogo por formação e vespista por paixão.
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