Eu sou um amante do ciclismo, não sou competidor, porém gosto muito de andar de bicicleta. Este fim de semana me deparei com uma cena em que este escriba ficou preocupado, ou seja, o pessoal do ciclismo, talvez competidores, fazendo seus treinamentos ou mesmo como lazer andando na BR 364. Eu fiquei assustado pelo fato de que os dois ciclistas estavam pedalando no leito principal da BR, e o que é pior bem atrás de uma carreta. Olha o perigo, se por necessidade o motorista da carreta precisasse frear, pronto, ali acontecia um acidente. Esta prática não é saudável queridos amigos do ciclismo. O famoso "pegar o vácuo" é perigoso. Não fiquem zangados com este escriba, mas a minha intenção é alertá-los pelo procedimento realizado, que é um perigo. Veja as fotos.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
OPINIÃO DE PRIMEIRA
FUNDO PARTIDÁRIO ENCHE OS BOLSOS DE QUEM NÃO ENCHE UMA KOMBI
Alguém aí já ouviu falar no Partido da Reforma Urbana e Agrária do Brasil - PRUAB? Ou no Raiz Movimento Cidadanista – RAIZ? Ou ainda no Partido Popular de Livre Expressão Afro Brasileira – PPLE? Essas excrescências são apenas algumas das “maravilhas” partidárias que estão pedindo registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Há ainda coisas incríveis, como o Partido da Real Democracia – PRD; o Partido Militar Brasileiro PMBr; o PARTIDO Republicano Cristão – PRC; o Partido da Construção Imperial – PCI. Algum deles preocupados com a situação caótica do país? Pensando em melhorar a vida do povo brasileiro? Qual deles vai apresentar alguma boa ideia para superarmos a crise, unificarmos o povo em torno de objetivos comuns e transformarmos essa terra num lugar melhor para se viver? Claro que não. Todos de olho nos milhões do Fundo Partidário, mais um crime cometido contra os trabalhadores brasileiros, que sustentam, com seus impostos, os 33 partidos que existem hoje no país e se transformou no sonho de outros 40, pelo menos, que querem ser criados, com o aval da Justiça Eleitoral. Basta cumprir algumas poucas exigências e, mesmo se nunca conseguir eleger um só de seus representantes, o balcão de negócios, ops!, quer dizer, o partido nanico, já está apto a receber uma pequena fortuna.
Dos quase 868 milhões de reais do Fundo Partidário, há naqnicos que não lotam uma Kombi e cujos criadores repartem entre eles a grana. Como o tal de PCO, que só aparece nas eleições Presidenciais através de um tal Zé Maria e que, no ano passado, abocanhou nada menos do que 1 milhão e 300 mil. O que estamos permitindo que façam com nosso país? Que Congresso é esse que elegemos? A democracia é vital, mas há coisas que a gente não consegue engolir, mesmo sabendo que é um efeito colateral negativo do processo democrático. Uma lástima!
RESULTADO ZERO
Não se pode dizer que Rosivaldo Justino de Souza, de 27 anos, não seja um cara esforçado. Não fosse criminoso, poderia até se dar bem numa atividade lícita, com seu espírito de persistência. Pois o sujeito conseguiu serrar a grade da cela onde estava preso, em Rolim de Moura, com uma...gilete. Quase um milagre! Depois, suibiu no muro da cadeia e saltou de uma altura de cinco metros, correndo o grande risco de quebrar as pernas, no mínimo. Escapou da perseguição e se escondeu. Mas o Rosivaldo, mesmo com toda a persistência, não deve ter um QI muito elevado. Pouco mais de 15 horas depois de fugir, foi recapturado em Cacoal. Trabalhou longo tempo num plano, fez um grande esforço para nada. Até os policiais que o prenderam ficaram com pena do Rosivaldo...
NA RECORD NEWS
Estreia na Record News (rede SIC News/Record) o programa Direto ao Ponto, apresentado pelo jornalista Sérgio Pires e que esteve no ar durante 17 anos na SIC News. O primeiro entrevistado será o professor Jorge Peixoto, um mestre adorado por seus alunos e que têm um jeito muito peculiar de ensinar. Peixoto, depois de uma longa carreira vitoriosa no ensino, onde continua atuando com grande destaque, é o novo Dinossauro, membro de um time de comunicadores que está fazendo o maior sucesso no rádio e na TV, com o programa Papo de Redação. Não perca essa nova atração da TV rondoniense. É nesse sábado, a partir das 11h30 da manhã.
O APOIO DE MAURÃO
Chegando perto da eleição municipal, há um apoio que todos os pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho gostariam de ter, mas que deve seguir a orientação partidária. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, é uma das lideranças que mais têm crescido em todo o Estado, incluindo a Capital. Membro novo do PMDB, ele deverá participar da campanha do seu companheiro de partido Williames Pimentel, mas é verdade que os demais concorrentes comemorariam se tivessem o aval público de Maurão. Dois deputados que devem concorrer à Prefeitura (Ribamar Araújo e Léo Moraes), são muito próximos e aliados importantes do Presidente da Assembleia, mas na Hora H, Maurão deve seguir uma das características de sua vitoriosa carreira política: a disciplina partidária. Deve mesmo ficar ao lado de Pimentel, do PMDB.
DESFILE DO MAL
No Ceará e em Pernambuco, os criminosos agora deram para sair as ruas, tirar sarro da cara da policia, da Justiça e da população. Gangues antes rivais, se uniram em passeata, saindo por bairros violentos de pelo menos duas cidades, avisando quem é que manda,. No Ceará, dos mais de 400 membros das gangues, 70 foram presos. Todos com passagem pela polícia. Soltos imediatamente, graças às leis de proteção ao crime que vigoram no Brasil. Em Pernambuco, eles não só fizeram um desfile do mal, como ainda ameaçaram autoridades e população. É esse o resultado de duas dezenas de anos da luta pelos direitos humanos dos criminosos. Não tem lei que proteja as pessoas do bem. Mas para defender o crime, não faltam discursos e autoridades.
LAERTE ESTREIA
O deputado Laerte Gomes estreia como novo líder do Governo. Esteve num encontro, essa semana, acompanhando o presidente Maurão de Carvalho, com o governador Confúcio Moura e com o chefe da Casa Civil, Emerson Castro. Sobre sua nova missão,nesse primeiro encontro no CPA, Laerte publicou nas redes sociais: “ além de ser nossa primeira reunião oficial, como novo líder do governo, assumi a missão de ser líder do governo na Assembleia, tendo como prioridade estreitar a aproximação entre Legislativo e Executivo, sempre ouvindo os parlamentares e buscando dar transparência. Rondônia atravessa um momento econômico diferente da maioria dos demais Estados, exatamente por existir uma harmonia entre os Poderes”.
PERGUNTINHA
Com toda a crise que o país está vivendo, com mais de 11 milhões e 400 mil desempregados, alguém aí está preocupado com quem vai ganhar medalhas nas Olimpíadas do Rio?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.
É BOM SABER
Sobre os Olhos
As córneas humanas são tão parecidos com as córneas dos tubarões que os órgãos dos animais já foram usados na reposição de olhos humanos. Humanos e cães são os únicos seres de que se tem notícia e procurar evidências visuais nos olhos de outro indivíduos. Porém, os cães só fazem isso com os humanos. É impossível espirrar de olhos abertos. As pupilas dilatam e podem chegar a aumentar até 45% quando você olha para alguém que ama. Todos os bebês nascem daltônicos, ou seja, eles não têm capacidade de distinguir cores. Nossos olhos conseguem diferenciar 500 tons de cinza diferentes, 1 em cada 12 homens daltônico. Cada olho tem 107 milhões de células, e todas elas são sensíveis à luz.
Sobre o coração
O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas. É dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebe o sangue das veias; 2 ventrículos, que impulsionam o sangue para dentro das artérias. Funciona ao ritmo médio de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia. O coração da mulher é um pouco mais acelerado do que o do homem. Em l minuto, contam-se, em média, 8 batidas a mais. O coração dos recém-nascidos bate 120 vezes por minuto. O dos fetos é ainda mais rápido: atinge as 150 batidas por minuto. Aos quatros meses de vida, o coração humano já bombeia 30 litros de sangue por dia.
Fonte: Jornal Alto Madeira.
Fonte: Jornal Alto Madeira.
OPINIÃO DE PRIMEIRA
E OS PROTESTOS CONTRA A ROUBALHEIRA NA ÁREA DA CULTURA?
Sumiram 180 milhões de reais. Com peças teatrais falsas. Com projetos para atender crianças pobres que nunca saíram do papel; com festa de casamento para ricos; com shows que nunca se realizaram. Mais uma vez, a ponta do tapete foi levantada e, embaixo dele, toda a podridão de um sistema de governo que parece, foi criado apenas para dar oportunidade à ladrões de se adonarem do dinheiro público. Quando o presidente Temer decidiu extinguir o Ministério da Cultura, ouviu-se muita gritaria. Agora já se sabe do por quê. Muitos dos que vociferavam contra o fechamento da torneira, haviam se habilitado a participar da roubalheira sem fim, enquanto muitos artistas, sem a chapa branca, sem se envolverem em maracutaias, jamais tiveram acesso a qualquer incentivo oficial. A maior parte dos participantes do movimento de protesto, contudo, era de inocentes úteis e de pessoas que realmente estavam preocupadas com a arte e os artistas, com a cultura e a produção cultural. Mas os que pegaram a maior fatia das verbas, aqueles que encheram os bolsos, que utilizaram verdadeiras fortunas para benefício próprio apenas, foram os que mais berraram. E que agora se calam, é claro, porque não são bestas. Quanto mais mexerem no fedor, mas mau cheiro ele exalará.
A Lei Rouanet, que deve ser mantida sim e continuar apoiando as artes e a cultura, deve ser modificada, para que não continue enchendo a pança apenas dos amigos do rei (ou da Rainha, no caso de Dilma Rousseff e seus apaniguados). Tem que haver rigorosa fiscalização e o fim de patrocínios exorbitantes para shows de grandes artistas, que já têm grandes verbas e mercado garantido. O dinheiro deve ir para novos talentos: atores, produtores, escritores, poetas, sempre com quantias compatíveis. O roubo vergonhoso, praticado pelos amigos do governo que, felizmente, se foi, não pode se repetir de jeito nenhum!
SAPOS NOS TRILHO
O Ministério Público Federal e o Judiciário exigiram mudanças e melhorias profundas na área da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Deram até uma colher de chá, porque não obrigaram as autoridades responsáveis a colocarem nos trilhos, de novo, o trenzinho Maria Fumaça que tanto encantava a população, por tantos anos, ao ir até a antiga Cachoeira de Santo Antonio, hoje Hidrelétrica de Santo Antonio. A promotora Gisele Bleggi foi checar como andam as mudanças e não gostou do que viu. Já avisou que haverá uma multa diária de 10 mil reais, referendada pela Justiça, porque o que foi feito foi muito aquém do exigido. Ali na EFMM, também deve ter um grupo tenebroso de sapos enterrados. Nada funciona como deveria!
FESTA ANTECIPADA
Festa para anunciar o reinício das obras do Ginásio Fidoca, na Capital. Também nesses casos, deveria valor a proposta apresentada pelo deputado Airton Gurgacz: nada de anunciar obras com discursos, festas e palanques com fins eleitorais. O correto era fazer a festa quanto a obra estivesse pronta e fosse entregue, com todos os requisitos exigidos, para a comunidade. Mas aqui e em outros locais do Brasil, se faz isso. Festa para anunciar obra; festa para dizer que a obra começou; festa para dizer que falta pouco,. Depois, tristeza da população porque ela sabe que, no geral, nunca vai receber o prometido. Promessa não cumprida deveria é dar multa pesada e castigo do eleitor. Nunca festa política!
RAIO X MOLHADO
Não é de enlouquecer? A UPA da zona leste, construída há menos de quatro anos, já está com goteiras, vazamentos e infiltrações. Uma vergonha, para uma obra recente, que deveria, ao menos por longos anos, atender a coletividade, pelo que custou. Pois a situação chegou a tal ponto que a Secretaria Municipal de Saúde, a Semusa, teve que retirar de lá um equipamento de Raio X caríssimo, que corria o risco de ser atingido pela água da chuva e pelas infiltrações. Sem o aparelho, em torno de uma centena de pessoas ficaram sem fazer seus exames naquela unidade de saúde. É impressionante a péssimo qualidade de algumas obras públicas, principalmente aquelas que atendem os mais pobres. Será que ninguém vai preso? Claro que não!
NA CALADA DA NOITE
Bem que os vereadores de Ariquemes tentaram aumentar os salários a partir de janeiro do ano de vem, não só dos membros da Câmara Municipal, mas também do Prefeito, do Vice Prefeito e de todas nobres autoridades municipais. Eles não contavam, contudo, com a mobilização da comunidade. Dezenas de pessoas invadiram a Câmara, exigindo que o projeto do aumento, na faixa de 31 por cento (qual trabalhador brasileiro que recebeu esse aumento nos últimos anos?) não fosse votado. Amedrontados e pressionados, os nobres edis desistiram. Certamente vão ainda votar o aumento, mas na calada da noite, quando o povo menos esperar. Mas a tentativa lamentável já caiu na voz da população e nas redes sociais. Poucos se reelegerão, por lá!
ESPAÇO COMPLICADO
Deputado Lindomar Garçon voltou a afirmar que as obras do Espaço Alternativo estão autorizadas. Dois problemas graves, que dependiam de decisões na esfera federais, foram resolvidos por ele, anuncia: a área para a construção do estacionamento para 300 carros foi liberada, assim como foi conseguida a autorização para a obra, que ameaçava ser impedida por estar numa área de decolagem e aterrissagem de aviões. Garçon também diz que o TCE não proibiu o recomeço das obras, mas apenas manteve sua decisão de que as denúncias de superfaturamento e outras, foram mantidas. A verdade é que com essa confusão toda, não se sabe se o Espaço será mesmo retomado, quando e por quem. O Governo quer fazer a obra e entregá-la até o Natal. Tem recursos próprios para isso.
PERGUNTINHA
quarta-feira, 29 de junho de 2016
CENAS DA CIDADE - Não estou enxergando nada, mas vou em frente...
"Bem, eu estou caminhando, mas não estou enxergando nada... Porém, vou em frente e vou chegar lá"!
Cena captada pela colaboradora do Blog Fátima Chaddad, que também relata: a garotinha da foto, está caminhando com a sombrinha "toda enterrada na cabeça", mas caminhando, e o que é mais engraçado, a Mamãe ao lado dando bronca na garotinha para ela andar mais depressa e a garotinha continua firme em seus graciosos passinhos...
Coluna do Heródoto - VEJA SE AJUDA
Há um mantra que se sobressai de todos os outros na gestão de empresas: é preciso inovar sempre. De cada nove gurus com livros na banca dos mais vendidos, dez apontam as fórmulas do sucesso. É tanto sucesso que ninguém mais pode reclamar que não chegou lá. Basta comprar alguns exemplares, ler rapidamente e pronto. Em questão de semana vai de peão a chefe de turma. De gerente a diretor. De diretor a acionista da empresa. Com tanta facilidade apresentada não há como dar errado. Os autores são especialistas em sacadas geniais, e títulos atraentes para o pacote de papel que vai melhorar a vida do leitor e, mais uma vez, ensinar-lhe que se deve fazer aquilo que gosta, que deve continuar na empresa que o faz feliz, que o problema não é aderir as novas propostas, mas abandonar as velhas. Assim se comportam como verdadeiros lamas do mundo dos negócios, entoando os mantras em palestras, treinamentos, ou encontros de casais. Os títulos se sobrepõem: o mais recente e o de grande sucesso na mesma capa. Uma técnica que as editoras descobriram para chamar a atenção do consumidor seja na loja do shopping, seja no aeroporto.
Os que gostam de história, professores ou não, conhecem o que inovou no passado e mudou a história de uma empresa, de um pais, de um método científico ou da própria humanidade. O aprendizado da plantação e colheita do trigo selvagem na beirada dos rios tirou o homem do nomadismo e o fixou nas antigas civilizações hidráulicas. Nunca mais a humanidade foi a mesma, e isto ocorreu há uns 8 mil anos antes de Cristo. O mestre Philip Kotler, obviamente, é daqueles que realmente inovaram em suas recomendações corporativas. Propôs que o pensamento dos gestores deve ser disruptivo, ou seja identificar o que pode ameaçar o negócio, seja ele uma loja, uma vendedora de acarajé, uma rede de supermercados ou uma emissora de tevê. Como uma empresa não sobrevive se não mudar, não resta outra alternativa senão procurar de onde vem a ameaça. Pode ser a Kodak, Polaroid, Invictus, Douglas, Mappin ou qualquer outra que não entendeu os sinais de mudança e não conseguiu manter o domínio do mercado. Kotler lembra que nos anos 1950 havia uma miríade de fabricantes de bonecas, batendo cabeça um no outro. Até que uma empresa inovou e criou a Barbie. Ele sentencia: quanto mais inovador for o negócio, mais lucrativo será.
Recentemente as três maiores produtoras de refrigerantes adocicados do Brasil, Coca, Ambev e Pepsi, decidiram que não vão mais vender em escolas de crianças. Uma ação louvável, e que dá admirabilidade às suas marcas. Contudo elas possuem uma gama de outros produtos para serem vendidos nas mesmas escolas .Ganharam imagem e não vão perder dinheiro. Inovar pode ser o passo salvador, mas quem vai pendurar o guizo no pescoço do gato? Quem vai assumir o risco de trocar o que está dando certo no presente por algo que pode dar certo no futuro? Quem vai arriscar seu cargo, status, participação nos resultados, aduladores do seu ego? Talvez essa seja a questão crucial no mundo das inovações: quem vai assumir? Quem vai pôr o pescoço na guilhotina? Alguns que passaram por essa experiência, e sobreviveram, dizem que é verdade: foram ridicularizados quando apresentaram suas propostas, depois foram rebaixados ou submetidos a humilhação, e finalmente quando a ideia deu certo, apareceram os pais. Já se disse que a vitória tem muitos pais, a derrota é órfã. O mestre Paulo Freire ensinou que mudar é difícil, mas não é impossível.
Fonte: Heródoto Barbeiro / Record News - São Paulo/SP.
CELULAR CONTRA AMIGOS DO ALHEIO
Li uma pesquisa publicada no jornal onde revela que o celular do modelo mais simples é líder de vendas. Eu pensei que somente eu fosse adepto desse tipo de aparelho que só faz ligações, recebe e desperta ou seu proprietário, além de ser uma arma contra amigos do alheio e evita que você seja multado, ao dirigir o seu carro olhando as redes sociais. O meu eu comprei em dez prestações de R$ 9,90 (nove reais e noventa centavos), mas tem me livrado de muitas situações de perigo.
Quando estou esperando alguém num perigoso, sento e coloco-o ao meu lado. Os malandros passam já olhando para ele e vão embora. Numa ceta ocasião um deles ainda arriscou a me pedir um trocado para comprar "um baseado". Eu respondi que a crise tinha me obrigado a vender o celular que eu tinha para pagar uma dívida e depois só pude comprar aquela "porcaria". Ele deu um riso maroto e foi embora.
Outra vez, uma mulher de programa se aproximou de mim e perguntou se eu estava ali descansando o almoço. Respondi que estava esperando a esposa para lhe entregar a marmita. Ela quis puxar mais conversa, mas quando viu o tipo de celular que eu tinha ao meu lado, mudou de assunto e me pediu um real para comprar cigarro. Observei que do outro lado da avenida um malandro que podia ser amigo dela nos "filmava" querendo saber do desfecho da conversa.
Tirei cinquenta centavos e disse-lhe que só tinha aquilo. Ela me olhou de um jeito tão piedoso que quase me deu uma ajuda. Mas o meu palpite estava certo, pois ela atravessou a pista e foi ao encontro do malandro e ambos sorriam e foram embora, como se dissessem "Aquele está mais lascado do que nós".
Outro fato engraçado aconteceu num dos lugares onde a minha esposa trabalha. Lá se algum profissional esquecer o celular em algum local, quando voltar não o encontra mais, e quem o achou não devolve. O celular dela é igual ao meu., Ela esqueceu dentro do banheiro. Quando as suas colegas de trabalho estavam reunidas, ela perguntou quem o havia encontrado e uma delas respondeu: "É este aqui?"
A gargalhada foi geral, pois sabiam que se o mesmo fosse de uma marca mais cara, ela não o reveria. Além do mais, esse celular ainda tem o nome dela pregado ao aparelho com fita adesiva, para diferenciar do meu, quando ambos estão lá em casa e assim evitamos trocá-lo na hora de sair ou quando atendermos a alguma chamada.
Agora, evitem o elemento surpresa. Se você já sabe que em algum lugar onde esteja caminhando é perigoso, ponha o aparelho em sua mão para fique bem à vista do ladrão, antes de ele lhe abordar, caso contrário no mínimo, ele joga no seu rosto.
Fonte: Texto de Cláudio Melo Silva / Jornal Diário da Amazônia.
terça-feira, 28 de junho de 2016
TRANSPOSIÇÃO DOS SERVIDORES
Servidor esperando a Transposição! |
Diário Oficial publica mais uma lista de servidores que vão para a folha da União
O Diário Oficial da União publicou mais lista uma de servidores beneficiados pela transposição.
O Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 22 de junho de 2016, publicou mais uma lista de servidores beneficiados pela transposição, e que já vão ser incluídos na folha de pagamento do governo federal.
O Sintero continua lutando e acompanhando atentamente os trabalhos para que todos os servidores beneficiados pela Emenda Constitucional nº 60 sejam transpostos para a folha da União. Enquanto isso tramitam na Justiça ações movidas pelo Sintero para a transposição dos servidores contratados entre 16 de março de 1987 e 31 de dezembro de 1991, bem como daqueles que, embora sejam abrangidos pela EC 60, não tiveram o pedido deferido administrativamente.
O Presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, destacou mais essa publicação como resultado da luta em defesa dos direitos dos servidores.
Lista dos servidores (a) (Foto: DOU)
Fonte: Rondônia Agora
Remédio natural no combate á depressão
A depressão é uma das mais antigas e comuns doenças mentais e psíquicas, e, atualmente, afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é, também, a causa principal de invalidez no planeta.
A doença é causada por inúmeros fatores, como estresse e problemas no ambiente do trabalho, traumas sofridos após a perda de um parente, traumas após algum acidente ou ainda ser desencadeada por qualquer outro fator psicológico que a pessoa desenvolva. O fato é que trata-se de uma patologia devastadora, mas que, apesar da gravidade, também possui uma opção de tratamento barata e altamente eficaz: a prática de exercícios e de atividades físicas regulares.
São inúmeras as histórias e casos que pessoas com depressão, ansiedade e demais síndromes psicológicas (como síndrome do Pânico e Burnout, entre outras) que transformaram suas vidas após colocar em seu cotidiano uma dose diária de atividade física. Sem dúvida, praticar um exercício e colocar o corpo em movimento é tido como um poderoso antidepressivo natural.
Para entender o tamanho do benefício de se levar uma vida mais ativa e como os exercícios atuam no combate a essas doenças, preciso entender de forma mais detalhada essa maravilhosa m´quina que é o corpo humano.
Durante a prática de uma atividade física, o organismo libera hormônios com a endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e de amplo bem-estar, e que têm influência direta e efetiva no combate e prevenção de patologias como a depressão.
Para que tal remédio natural seja efetivo nesse trabalho, é importante ressaltar que sua dose seja dada regularmente. Isso quer dizer que a prática de exercícios deve ser inserida na rotina, com a intensidade sendo modulada de acordo com cada pessoa, preferencialmente com o acompanhamento profissional.
Para quem sai do zero, do sedentarismo, qualquer atividade pode ser uma boa alternativa como, por exemplo, uma simples caminhada de 30 minutos três vezes por semana. Essa iniciativa certamente fará com que a produção desses hormônios se eleve, fazendo com que os neurotransmissores já levem ao corpo e a mente mensagens ligadas ao bem-estar.
Claro, vale ressaltar que apesar de potente, esse antidepressivo natural deve ser levado como uma parte de um tratamento multidisciplinar contra essas patologias. A atividade física não substitui a busca e orientação de um médico especializado. Deve ser vista como um dos recursos para combater esse mal que aflige milhares de pessoas em todo o mundo.
Fonte: Cristino Parente / Jornal Diário da Amazônia.
OPINIÃO DE PRIMEIRA
NOSSAS RODOVIAS SÃO TRATADAS COMO DE TERCEIRA CATEGORIA
O Dnit está anunciando, outra vez – será a nonagésima, centésima ou tricentésima vigésima quinta vez? – que vai concluir as obras dos viadutos de Porto Velho e a ponte sobre o rio Madeira, no distrito de Abunã. Os anúncios já não são levados a sério, porque o que se vê é uma paralisação total, ora por um motivo; ora por outro. A verdade é que Rondônia está relegada a um segundo plano, mesmo sendo um dos únicos estados que está tendo um desenvolvimento muito acima da média nacional e um dos três únicos a sobreviver no azul, pagando seus compromissos em dia. Um porto velhense que andou mais de 4.300 quilômetros pelo Brasil, do sul ao norte, ficou impressionado, por exemplo, com a qualidade da maioria das estradas federais. Muitas delas, privatizadas, com postos de pedágio e cobrando entre 3,10 reais e 5,10 reais, estão em excelente condições. Duplicadas, com toda a segurança, estrutura de Primeiro Mundo e apoio aos motoristas. Nas rodovias sem pedágio, as condições não são iguais, mas mesmo assim melhores, em tudo, do que a BR 364, dentro do Estado de Rondônia. Até a BR 070, que atravessa o Mato Grosso, é muito melhor do que a nossa única rodovia federal, que nos liga ao resto do país.
Ao entrar no Estado, o trecho de Vilhena até cerca de 15 quilômetros antes de Pimenta Bueno, a 364 ainda é de qualidade razoável. Mas a partir daí... O que se vê em vários trechos, ao invés de ações do Dnit, são placas quase cômicas, alertando aos motoristas: “atenção, trecho com muitos buracos!”. Ou “Atenção, desnível na pista!”. Ou ainda: “Perigo, 12 quilômetros de rodovia em péssimas condições!”. Ora, as placas são colocadas pelo Dnit. O mesmo órgão que deveria fechar os buracos, que deveria colocar a BR 364 em melhores condições e acabar com os desníveis da pista. Não é de lamentar?
BATENDO NA MESA - Está na hora do governador Confúcio Moura, junto com bancada federal, darem um soco na mesa. Rondônia é destaque nacional em muitas coisas, mas quando se trata do tratamento federal, na questão de obras em rodovias, somos tratados como uma unidade de terceira categoria pela União. A questão dos viadutos já se tornou ridícula. A anunciada ponte de Abunã parou quando tudo estava andando bem. A iluminação sobre a ponte do rio Madeira, em Porto Velho, sequer está no orçamento do Ministério dos Transportes. Não está na hora das nossas autoridades exigirem o que merecemos? Até quando?
A PM E A VIOLÊNCIA - Duas ocorrências envolvendo policiais militares mexeram com a opinião pública, nos últimos dias. O primeiro caso, é de acusação de violência da PM contra um advogado. As versões são diferentes, claro. A PM diz que o advogado tentou agredir dois policiais, um deles uma mulher. A reação deles e de colegas que chegaram foi violenta, deixando o advogado desfigurado. A OAB protestou com veemência. Já no interior,um PM foi morto covardemente, numa briga durante uma festa, em Campo Novo de Rondônia. Um grupo teria atacado o policial e seus amigos, roubado a arma do PM e com ela atirado na cabeça dele. Nesse caso, nem a OAB e ninguém mais protestou.
VERGONHA NACIONAL - Se já não estourou, vai estourar em breve um dos maiores escândalos do corporativismo sindical da história de Rondônia. Coisa de se transformar em notícia nacional imediatamente e mostrar a verdadeira face do sindicalismo podre que ainda é praticado no país. Um áudio de importante liderança de um grupo de servidores, quando chegar ao conhecimento do público, sem dúvida alguma vai mostrar a vergonhosa e até criminosa ação de dirigentes que estão se lixando para a população e apenas pensando nos seus próprios interesses. Quando o Ministério Público e o Judiciário caírem em cima do assunto, vai sobrar cadeia para todos os lados....
O SALÁRIO DOS OUTROS... - Algumas Câmaras de Vereadores começam a tratar dos salários dos membros do Poder, mas só a partir da próxima Legislatura. Os edis que assumirão o ano que vem, em Guajará Mirim, por exemplo, vão ter uma redução sw 12 por cento no salário de 5.200 reais. O prefeito, que recebe 12.800 por mês, passará a ter a ter 9 mil. Já o vice que, ganha 8.200, receberá 6 mil. As judanças foram aprovadas por unanimidade. O problema é que a decisão é para o futuro. Os vereadores de Guajará e outras cidades que estão mudando para menos os salários, teriam que cortar também os valores indiretos e, para ser realmente uma medida respeitada, deveriam fazê-lo a partir de agora e não para o futuro. Mas, é melhor alguma coisa do que nada...
ESTADO DE LETARGIA - A eleição municipal em Porto Velho ainda está em estado de letargia. Mariana Carvalho, que pode ser o fiel da balança, uma hora diz que será candidata; na outra já não será mais. O PSDB está perdido. Tem como opção o ex promotor Idon Chaves, que colocou seu nome a disposição do partido. O PMDB está com Williames Pimnetel em plena pré campanha. Seu nome na disputa é irreversível. O que significa, aliás, que o partido do governador vai cair fora do palanque de Mauro Nazif, que vai a reeleição. Lindomar Garçon também é candidatíssimo, enquanto Ribamar Araújo fortalaece seu nome cada vez mais, assim como Léo Moraes. Terá muito mais gente concorrendo, mas, até agora, a campanha está fria...
PERGUNTINHA - Até quando vamos ter que aguentar essa encenação de que a ex presidente Dilma Rousseff tem ainda alguma chance de voltar a governar o país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho.RO.
Lá no posto Ipiranga - domingo
Bem, analisando bem a situação do posto Ipiranga relacionado aos nossos encontros, posso dizer que ALGUÉM
lá no posto Ipiranga, ou não como fala o petista Caetano Veloso, para o nosso bate papo domingueiro neste último domingo (26).
Fonte: C.I.I.B.C
segunda-feira, 27 de junho de 2016
Denatran agora diz que habilitação de 'cinquentinha' fica para novembro
Prazo anterior previa cobrança do documento a partir da última quarta (1º).
Mas órgão afirmou nesta quinta (2) que mudança na lei derrubou decisão.
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou nesta quinta-feira (2) que a exigência de habilitação para guiar motos "cinquentinhas” e a multa para quem não tiver o documento só valerão a partir de novembro próximo.
A decisão altera o que o próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou, em março último: que a obrigatoriedade começaria a ser cobrada na última quarta (1º).
O próprio Denatran confirmou ao G1, na última segunda-feira (30), que o prazo de 1º de junho estava mantido.Autoridades da Bahia, Pará, Paraíba,Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no entanto, informaram ao G1 que iniciaram a fiscalização na quarta e há relatos de multas por falta de habilitação.
Porém, nesta quinta, em nota, informou que a exigência só poderá ser feita a partir de novembro, por conta de uma alteração feita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionada pela presidente Dilma Rousseff antes do afastamento, no último dia 4 de maio.
O órgão disse que só na última quarta (1º), após consulta jurídica, tomou conhecimento de que a lei superaria qualquer prazo determinado pelo Contran. Na prática, é a terceira vez que o início da fiscalização é adiado.
A inovação proporcionada pela Lei nº 13.281 (...) permitirá que a fiscalização e o policiamento de trânsito sejam mais eficazes, uma vez que condutores até então poderiam alegar que não havia previsão legal para autuar aqueles que conduzirem tal veículo sem a Autorização para Conduzir Ciclomotor"
Nota do Denatran
Por que prazo mudou
A lei 13.281 estabelece, entre outros itens, oaumento do valor das multas de trânsito, e mexe no artigo 162 do CTB, que proíbe dirigir sem habilitação.
A lei 13.281 estabelece, entre outros itens, oaumento do valor das multas de trânsito, e mexe no artigo 162 do CTB, que proíbe dirigir sem habilitação.
O artigo atualmente diz que é infração gravíssima "dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir".
Ele não cita a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento que também é aceito para guiar as "cinquentinhas".
A nova lei inclui esse termo na relação, mas só entrará em vigor daqui a 180 dias.
'Lei atropelou resolução'
Na interpretação do Denatran, ela torna "inócua" a resolução que previa cobrança de habilitação a partir de 1º de junho. "A lei atropelou a deliberação (do Contran)", disse Olavo de Andrade Lima, indicado para a presidência do Denatran, nesta quinta.
Na interpretação do Denatran, ela torna "inócua" a resolução que previa cobrança de habilitação a partir de 1º de junho. "A lei atropelou a deliberação (do Contran)", disse Olavo de Andrade Lima, indicado para a presidência do Denatran, nesta quinta.
Para o órgão, a mudança no Código também reduz a chance de questionamentos sobre a exigência. "A inovação proporcionada pela Lei nº 13.281, de 2016, ao CTB permitirá que a fiscalização e o policiamento de trânsito sejam mais eficazes, uma vez que condutores até então poderiam alegar que não havia previsão legal para autuar aqueles que conduzirem tal veículo sem a Autorização para Conduzir Ciclomotor", disse o órgão, em nota enviada ao G1.
Junto com a mudança na lei, entrará em vigor o aumento do valor das multas. A penalidade
por conduzir "cinquentinhas"
sem habilitação passará de
R$ 574,62 para R$ 880,41
por conduzir "cinquentinhas"
sem habilitação passará de
R$ 574,62 para R$ 880,41
Multa será mais cara
Junto com a mudança na lei, entrará em vigor o aumento do valor das multas. Assim, a penalidade por conduzir "cinquentinhas" sem habilitação passará de R$ 574,62 (valor que seria cobrado atualmente) para R$ 880,41.
Junto com a mudança na lei, entrará em vigor o aumento do valor das multas. Assim, a penalidade por conduzir "cinquentinhas" sem habilitação passará de R$ 574,62 (valor que seria cobrado atualmente) para R$ 880,41.
Além disso, a infração prevê retenção do veículo.
Divergência
Consultada pelo G1, a Associação Nacional dos Detrans (AND) disse que considerava o prazo de 1º de junho para o início da fiscalização. Para Charles Ribeiro, diretor do Detran de Pernambuco e membro da AND, a exigência de habilitação para guiar “cinquentinhas” sempre existiu, independente de o termo ACC constar ou não no Código de Trânsito.
Consultada pelo G1, a Associação Nacional dos Detrans (AND) disse que considerava o prazo de 1º de junho para o início da fiscalização. Para Charles Ribeiro, diretor do Detran de Pernambuco e membro da AND, a exigência de habilitação para guiar “cinquentinhas” sempre existiu, independente de o termo ACC constar ou não no Código de Trânsito.
Continuamos entendendo a determinação do prazo como 1º de junho e que a nova lei dá novo prazo apenas para (alterar)
valores de multas"
valores de multas"
Charles Ribeiro, da Associação dos Detrans
"Se houve mudança, aqui em Pernambuco não vamos cumprir. Continuamos entendendo a determinação do prazo como 1º de junho e que a nova lei dá novo prazo apenas para valores de multas", afirmou.
Em PE, um dos principais mercados das "cinquentinhas", 33 condutores dessas motos foram multados por falta de habilitação no primeiro dia de fiscalização, na última quarta, no Recife.
Questionado pelo G1 sobre a orientação aos Detrans, o Denatran disse apenas que “o assunto está sendo tratado tecnicamente no âmbito do Departamento Nacional de Trânsito para melhor orientação aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal".
Baixa procura
O Contran aceita 2 tipos de documento para conduzir ciclomotores, que é o nome técnico dado às motos de até 50 cc: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, que permite guiar qualquer moto, e a ACC, que é restrita às “cinquentinhas”. Ambas têm o mesmo visual (veja na foto): a ACC é apontada em um campo próprio, ao lado de onde, na CNH, fica anotada a categoria.
O Contran aceita 2 tipos de documento para conduzir ciclomotores, que é o nome técnico dado às motos de até 50 cc: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A, que permite guiar qualquer moto, e a ACC, que é restrita às “cinquentinhas”. Ambas têm o mesmo visual (veja na foto): a ACC é apontada em um campo próprio, ao lado de onde, na CNH, fica anotada a categoria.
ACC é igual a CNH, mas campo assinalado deverá ser preenchido (Foto: Detran-SP)
Pouco conhecida, a ACC também é pouco procurada. Em levantamento feito pelo G1 no fim de maio, Detrans de 9 estados disseram que não estavam emitindo esse tipo de documento porque ninguém havia pedido ou porque os Centros de Formação de Condutores (CFCs) não ofereciam curso de ACC.
O Contran já havia adiado o prazo para multas por falta de habilitação de fevereiro último para este 1º de junho, justamente para dar mais tempo para as autoescolas se prepararem para cursos de ACC, adquirindo “cinquentinhas” para as aulas.
Ribeiro, do Detran-PE, afirma que “as próprias autoescolas induzem ao usuário a tirar a habilitação A, dizendo ser mais atrativa”. Tirar ACC exige menos horas-aula do que a CNH na categoria A, mas a maioria dos estados cobra o mesmo valor para emitir esses documentos. Além do preço, a restrição a um tipo de moto também pesa contra a ACC.
Alguns estados, no entanto, praticam taxas menores e permitem, inclusive, que o condutor use a própria “cinquentinha” para fazer as aulas e os exames, dispensando a autoescola de comprar esses veículos.
Fonte: G1/Auto Esporte.