O sódio é um mineral presente em muitos alimentos e também o principal componente do sal de cozinha. Quando está sozinho ou misturado com outras substâncias, ele pode ser levemente salgado ou não ter gosto de nada. É por isso que você não percebe a presença do mineral em algumas guloseimas. E é aí que mora o perigo: consumido em excesso o sódio pode causar ou agravar várias doenças; como:
OBESIDADE - O sódio faz o organismo reter mais líquido do que o normal. E isso resulta em peso extra. De acordo com especialistas, outra ameaça do sódio é ser viciante.
HIPERTENSÃO - O sódio carrega moléculas de cálcio para a parede interna dos vasos sanguíneos, o que intensifica a contração deles e, com o tempo, torna os mais espessos e menos flexíveis.
OSTEOPOROSE - De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Shimane, no Japão, pessoas que consomem sal todos dias correm quatro vezes maior risco de quebrar um osso. Consumido em excesso, o mineral promove a perda de cálcio pela urina.
PROBLEMAS RENAIS - No geral, problemas renais ocorrem quando a concentração de minerais (como sódio) na urina ficam muito alta, levando á formação de cristais.
Quais alimentos devem ser evitados? Industrializados, pipocas de micro-ondas, macarrão instantâneo, pizza congelada e nuggets; essas delícias são uma verdadeira bomba, pois combinam sódio e gordura.
Quanto de sódio é recomendado consumir por dia? A recomendação da organização Mundial da Saúde (OMS) é consumir diariamente 2 gramas de sódio (menos de 1 colher de chá rasa de sal), no máximo.
Como identificar se o produto tem sódio? O sódio pode aparecer com outros nomes, como benzolato de sódio, sacarina sódica e glutamato monossódico. Mais: olhe também os rótulos dos produtos que não têm paladar salgado, como adoçantes e ketchups, pois eles podem conter doses elevadas do ingrediente.
Quando um produto possui baixo teor de sódio? Quando tem até 80 miligramas do componente por porção de 100 gramas: muito baixo se apresentar até 40 miligramas de sódio nas mesmas 100 gramas; e pode ser dito que o item não contém o ingrediente caso ele leve até 5 miligramas nessa porção.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia/ Diário Revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário