terça-feira, 22 de setembro de 2015

Chile tem novo tremor com epicentro ao norte de Santiago

Magnitude foi de 6.5, segundo serviço geológico americano.
Epicentro do tremor foi no mar, perto da localidade de Los Vilos, diz USGS


Um novo tremor foi sentido na tarde desta segunda-feira (21) no Chile. Segundo o serviço geológico americano (USGS), a magnitude foi de 6,5. O epicentro, a exemplo do forte tremor da semana passada, foi no mar, num ponto próximo à localidade litorânea de Los Vilos. A agência Reuters informou que o tremor foi sentido em Santiago.
O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que não houve condições para a formação de um tsunami e que não foram registrados danos a pessoas ou a serviços básicos.
No domingo, as autoridades chilenas informaram que o número de pessoas que sofreram os danos do terremoto e posterior tsunami que atingiram o norte e o centro do Chile na última semana superou neste domingo o de 6.400. A catástrofe deixou 13 mortos, cinco desaparecidos e 14 feridos, informou o governo.
"As Direções Regionais do Onemi informam de 13 pessoas motas e 14 feridas; 57 abrigados; 6.485 danificados", apontou um informe entregue na noite deste domingo pelo órgão, quatro dias depois da tragédia.
Esse número de pessoas atingidas é o dobro do que havia sido anunciado nas primeiras horas de hoje por Mahmud Aleuy, vice-ministro do Interior. O terremoto de magnitude 8,3 sacudiu o Chile na quarta-feira à noite e deixou danos maiores na região de Coquimbo, a 260 km ao norte de Santiago e onde se foi o seu epicentro. Militares e equipes de emergência ajudam as vítimas e trabalham na remoção dos escombros.
Segundo o Onemi, 647 moradias ficaram destruídas, 1.183 famílias estão sem energia elétrica e 2.400 sem água potável. "Esperamos até sexta-feira ter cadastrado toda a população atingida", disse a autoridade. Equipes de resgate continuam a busca dos desaparecidos e colaboram com o deslocamento dos feridos.
O tsunami que aconteceu minutos depois ao terremoto provocou a evacuação de um milhão de pessoas, em uma operação elogiada pela ONU. O governo chileno, que ainda não quantificou o custo dos danos, assegurou que disporá dos recursos econômicos necessários para responder às necessidades da catástrofe.
Fonte: G1 - Postado na cidade de Santiago - Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário