sexta-feira, 18 de setembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DE APELIDO A NOME PRÓPRIO: AGORA SIM, É INTERNACIONAL!

De que adianta um aeroporto internacional só no apelido, se na prática de internacional ele não tem nada? Pois esse é o Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. Tem até estrutura para receber voos de do exterior, mas não tem o essencial: não há alfândega. Sem ela, toda a nomenclatura de “internacional” não passa de conversa fiada, propaganda enganosa, conversa para enganar otário. Pois finalmente, depois de tantos anos na inércia, sem que houvesse uma solução para o caso, parece que nosso aeroporto será, finalmente, alfandegado. Nesta quarta, representantes do empresariado rondoniense, liderados pela Fecomércio, Fiero, governo e várias entidades, com apoio irrestrito da Infraero, vão protocolar e oficializar o pedido para que a Receita Federal ponha a funcionar uma estrutura  de alfândega no aeroporto. Não só para incrementar o turismo, mas também os negócios de importação e exportação. Receberemos então voos de outros países, visitantes de terras vizinhas, que hoje, para chegar em Rondônia, tem que circular por vários aeroportos deste imenso país, até conseguirem chegar aqui. É um passo importante e decisivo, portanto.
 A Infraero já fez sua parte. Na área de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias internacionais, já existe uma estrutura pronta, como Raio X, esteiras, cabines para inspeção e todos os demais instrumentos necessários. Falta, claro, a autorização da Receita Federal do Pará (dá prá entender que a Receita de outro Estado decida sobre uma questão vital para Rondônia, já que há funcionários do setor, por lá, que certamente ainda acham que aqui é Roraima?), mas os passos mais importantes foram dados. Quem sabe conseguiremos, enfim, ver o apelido do nosso aeroporto, o internacional, ser transformado em nome próprio?  Tomara que seja logo.
 PADOVANI NA LISTA - A complicada situação política em Vilhena, com muitas acusações contra a administração do prefeito Rover (inclusive com a prisão de assessores muito próximos a ele), colocam a sucessão na cidade, entre os assuntos do dia. Os primeiros nomes começam a surgir, em meio a toda a confusão pela qual passa a cidade mais ao sul de Rondônia. Um dos que estaria sendo muito cotado – e estaria pensando seriamente em aceitar o desafio – é o atual secretário de agricultura do Estado,  Evandro Padovani. Vamos ver lá na frente, se seu nome se consolida mesmo. O deputado Luizinho Goebel também está de olho na Prefeitura....
 CALÇADA FISCALIZADA - Cheio de barezinhos e restaurantes, a famosa Calçada da Fama, na Pinheiro Machado, área central da Capital, de vez em quando é alvo de fiscalização. O problema maior é a barulheira, que entra noite e madrugada adentro, impedindo a paz na área e deixando insone moradores das proximidades. E por ali moram juízes, desembargadores, promotores, advogados e autoridades de alto calibre. Daí que para mobilizar a PM e órgãos fiscalizadores é prá já. Nesta semana, houve mais uma dessas ações. Elas vão continuar, enquanto o barulho e a baderna não acabarem...
 USINA NO SHOPPING - Quem ainda não visitou o estande montado pela concessionária Santo Antônio Energia no Porto Velho Shopping ganhou uma chance. A mostra que seria encerrada neste domingo 30, ficará à disposição do público até o dia 9 de setembro, tal o sucesso que fez até agora. As atrações são o muro para escalar, espaço de desenho e pintura, painel para autorretratos (selfies), exposição de peças arqueológicas encontradas nas áreas de construção e reservatório da Hidrelétrica Santo Antônio, uma maquete que faz referência à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e um aquário com peixes-robôs.
 CRIMES SEM FIM - Continua o ciclo da violência descontrolada em Rondônia. Em Cacoal, já foram 16 homicídios nestes últimos meses. Um recorde. Ariquemes é a terra da pistolagem. Praticamente todo o dia há um crime ou uma tentativa de assassinato. Nessa semana, numa só ação, os pistoleiros mataram um casal, com tiros de calibre 12. Em Porto Velho, mortes no trânsito e crimes são ocorrências diárias. Além disso, é absurdo o número de assaltos em pleno centro, a qualquer hora do dia e da noite. Com a atual legislação, não há qualquer chance de combate ao crime. Se não mudar, pobre da população desarmada, à mercê dos criminosos.
 PEDIDO SURPREENDENTE - Uma das notícias surpreendentes desta terça, foi a decisão do jurista Hélio Bicudo, fundador do Partido dos Trabalhadores e um nome dos mais respeitados no país, ter entrado no Supremo com um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. As razões: tanto a questão das pedaladas fiscais pelo governo, que pode ser mote de julgamento no TCU, quando aos desvio de dinheiro e fraudes na Petrobras. A coisa complica para a Chefe do governo, cada vez mais isolada, sob a mira da oposição e agora, também, de gente do seu próprio partido. Não está fácil a vida da Dona Dilma...
 PERGUNTINHA - Com um déficit orçamentário para o ano que vem de 30 bilhões de reais, com risco de chegar aos 80 bilhões de reais, de onde o governo vai tirar recursos para que o país não pare?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário