quarta-feira, 16 de setembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUEM, AFINAL, VAI SE PREOCUPAR COM O POVÃO?

Em Jaru, um conjunto habitacional do programa “Minha Casa, Minha Vida”, com 400 casas prontas, foi invadido. Por que? Ora, porque o conjunto deveria ter sido entregue em 2013, não o foi e as eternas intervenções de órgãos fiscalizadores foram atrasando a conclusão, até que tudo ficou abandonado, tomado pelo mato e, é claro, as casas foram invadidas. Agora, criou-se um grave conflito social. A Justiça determinou a reintegração de posse, porque as casas que nunca foram entregues não podem ficar com os invasores. Terão outros donos, caso um dia sejam entregues, se a burocracia e as eternas interrupções determinadas ora por um órgão, outra por outro, permitir que um dia as 400 casas, prontas, sejam finalmente habitadas. Em Porto Velho, apartamentos construídos na Rua do Meio, zona sul, estão numa situação muito pior. Além de nunca ficarem prontos, foram invadidos, reintegrados, invadidos de novo e, agora, terão que ser reconstruídos. Para se ter ideia do prejuízo, um apartamento ali, pequeno e para famílias de baixa renda, que custava no início das obras algo em torno de 27 mil reais, só poderão ser vendidos, se um dia ficarem prontos,  por não menos que 72 mil reais a unidade. A incompetência, a irresponsabilidade, o esforço para demonstrar o desprezo por aqueles que mais precisam, parece ser o único norte de tantos burocratas e autoridades que adoram demonstrar quem é que manda.
Viadutos abandonados, uma ponte só no esqueleto das estruturas, outra pronta, mas sem iluminação, centenas de casas concluídas e nunca entregues, meias obras, total desprezo pela população. De quem é a culpa?  Culpados é o que não faltam. O problema que todos acham que estão apenas cumprindo seu dever e batem no peito, cheios de razão. E o povão? Ah, essa gente toda é apenas um detalhe....
 JEITO DO INALDO - Durou muito pouco o “jeito Inaldo de administrar”.  O único grande feito do vice prefeito de Jaru, nas poucas horas em que ficou no comando da Prefeitura, foi a entrevista que deu, praticamente comemorando o afastamento da prefeitura Sônia Cordeiro, pela Câmara Municipal. Menos de 48 horas depois de empossado, Inaldo foi defenestrado novamente, por decisão judicial. O juiz  Luís Marcelo Batista da Silva, da 2ª Vara Cível de Jaru, concedeu liminar e anulou a decisão da Câmara, recolocando Sônia no cargo. Segundo o magistrado, ela não teve o direito a ampla defesa.
 FEIRA DE NEGÓCIOS - A segunda-feira marca o lançamento oficial da primeira edição da Portoagro, a feira agropecuária de Porto Velho, que será realizada na última semana de setembro, no Parque dos Tanques. O evento, liderado pela Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho, entidade presidida pelo empresário Adélio Barofaldi, quer realizar uma exposição de negócios, com resultados em torno de 350 milhões de reais, apenas em financiamentos para pequenos e médios produtores rurais, que vão à Portoagro para fazer negócios e adquirir máquinas e equipamentos. Os juros serão subsidiados e os principais bancos de fomento do setor estarão presentes. .
 ADEUS, CPMF! - Não deu outra! Depois de lançar a ideia maluca de recriar a CPMF e ouvir do país inteiro um sonoro NÃO, a presidente Dilma desistiu de tocar em frente esse absurdo projeto. Agora, o governo vai ter que buscar outras alternativas viáveis, para tentar cobrir o rombo de 80 bilhões de reais no orçamento do ano que vem. Quem sabe cortar na própria carne, mais profundamente, não  poderia ser uma alternativa? Diminuir dez ministérios é um passo, mas ainda pequeno. Talvez  desaparelhar um pouco o sistema de poder, reduzindo drasticamente os milhares de cargos comissionados, ajudaria bastante...
 SUADOURO GERAL - Tem que melhorar! O recém inaugurado Teatro Palácio das Artes está tendo espetáculos sempre lotados. Mas na última sexta, por exemplo, deu um presente grego aos seus frequentadores. O ar condicionado  Zé Lezin, que levou grande público ao Teatro, passou o tempo todo suando em bicas. Ele inclusive protestou, em determinado momento, destacando que é lamentável um local tão lindo com aquele deixando artistas e público sentindo um calor de mais de 40 graus. Os frequentadores também reclamaram. Tem que resolver o problema já!
 É DE ASSUSTAR - Cada vez mais assustadores, os números relacionados com vítimas de acidentes de trânsito em Porto Velho. Na última informação oficial do Pronto Socorro João Paulo II, indica que durante o ano passado, um total de 4.697 pessoas foram atendidas naquele hospital. Foram mais de 391 internados durante o mês, ou 13 por dia, praticamente um a cada duas horas. O detalhe mais tenebroso é que todas essas vítimas foram apenas os condutores e caroneiros de motos. Não estão aí os acidentados com outros tipos de veículos, que representam também números sempre preocupantes.  
 PERGUNTINHA - Quando será que a Eletrobras Rondônia vai se dignar a explicar aos seus consumidores, os reais motivos do grande apagão de meados de agosto, que deixaram 34 cidades rondonienses e várias outras do Acre em longa escuridão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário