terça-feira, 15 de setembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A MANSÃO PARA AS MENINAS, A PISCINA PARA OS MOSQUITOS

Quando a gente critica omissões, incompetências, más gestões e falta de respeito para  com a coletividade, parece que só se quer ver o lado negativo das coisas. Mas há situações em que, mesmo com a melhor das boas vontades, não dá para aguentar sem chutar o pau da barraca. São coisas grandes, deixadas de lado e são pequenos relaxamentos, que poderiam ser facilmente resolvidos, mas nunca o são. Há mais um exemplo gritante disso. O governo de Rondônia alugou uma espécie de mansão, pagando mais de 20 mil reais por mês de aluguel (será verdade mesmo?), para alojar meninas menores, para cumprirem  medidas sócio educativas. Quando a transferência das poucas garotas para aquela casa enorme foi anunciada, houve críticas pesadas, até porque ali parecia tudo, menos um local para tentativa de recuperação de menores em confronto com a lei. A imensa piscina, daquelas de dar inveja a novos ricos, era a grande atração do alojamento VIP. Mas...Há meses que a tal piscina não é usada. Transformou-se numa lixeira, abandonada e se tornando criadouro de mosquitos. A foto resume o que está acontecendo. Mães de jovens ali detidas têm reclamado praticamente todos os dias, exigindo uma limpeza no local, já que há inclusive casos de suspeita de dengue entre as detentas “dimenor”.
 Os protestos feitos até agora junto à diretora Sonia Durgo, até agora não surtiram efeito. Ora, para que alugar uma casa caríssima, com uma estrutura de Primeiro Mundo, se coloca em risco a saúde das internas, simplesmente por não pagar cerca de 150 reais por mês para a limpeza da piscina? São essas coisas, esse desperdício, essa falta de compromisso com o dinheiro público e com as coisas públicas que enchem o saco da gente. Se nessas pequenezas há um relaxamento como esse, imagine-se nas cosias maiores....
 OS SEM OBRAS.... - É oficial. O governo federal decidiu cortar todos os investimentos projetados para as grandes obras de Rondônia. O assunto inclusive foi tema de debate em encontro do senador Valdir Raupp, nesta semana, com representantes da Federação das Indústrias. Outra coisa que assusta a economia rondoniense: não há qualquer previsão para o pagamento de mais de 40 milhões de reais a empreiteiras que já realizaram serviços neste valor  (as medições foram feitas e aprovadas), tanto no trecho de duplicação da BRT 364, dentro de Porto Velho, quanto nas áreas dos viadutos como nas obras da BR 425 (Guajará) e na ponte de Abunã. É uma má notícia atrás da outra...
 INIMIGA NÚMERO 1 - O grande assunto em todas as conversas, país afora, é o risco de volta da CPMF, proposta pelo impopular governo Dilma Rousseff. Não há roda de conversas em que o assunto não seja duramente criticado. Afora o pessoal palaciano e alguns ministros, não se sabe de nenhum outro brasileiro que aceitaria pagar mais um imposto abusiva, afora já estarmos sustentando uma estrutura governamental com obesidade mórbida e ganância cada vez maior. Nas mesas de café, nas empresas, na mídia, a CPMF  se tornou a nova inimiga número 1. Não só dos rondonienses, mas de todos os brasileiros.
 LUTANDO PELOS  ÍNDIOS - Importante reunião foi realizada em Brasília, nesta semana, para ampliar a discussão sobre os graves problemas enfrentados pelo povo Cinta Larga, que vive na rica região da Reserva Roosevelt, sobre diamantes entre os mais puros do mundo, mas que de nada podem usufruir. Iniciativa do procurador do MPF, Reginaldo Trindade, reunhiu pesos pesados da nossa política, como os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz e e os deputados federais Marinha Raupp, Nilton Capixaba, entre outros. A batalha é para encontrar caminhos legais que deem uma condição de vida melhor à tribo.
 PORTOAGRO NA TV - A Portoagro, nova feira de negócios de Porto Velho, é o tema do programa Direto ao Ponto, neste sábado, na SIC TV/Record. O entrevistado é o empresário Adélio Barofaldi, presidente da Associação dos Produtores Rurais , a APRO, que recoloca a Capital no calendários de eventos especiais do agronegócio, depois de cinco anos. Desde o fim da Expovel que Porto Velho não tinha mais sua feira. Barofaldi fala sobre a iniciativa, o caráter comercial, o ingresso gratuito e muito mais. Não perca! É a partir das 13h20, em rede estadual, para todas as emissoras afiliadas à SIC TV.
 DANDO DURO - Já fazia tempo que não se via tanta atividade na Assembleia Legislativa. Além das sessões normais, às terças e quartas, os deputados estão realizando audiências públicas praticamente todos os dias da semana.  O número de encontros dos parlamentares com representantes dos mais diversos segmentos da comunidade, começou a aumentar ainda na gestão do ex presidente  Hermínio Coelho e agora chegou a recordes de audiências, com o comando de Maurão de Carvalho.  A tendência é aumentar ainda mais o número de audiências públicas até o final deste ano legislativo.
PERGUNTINHA - Será que a Presidente Dilma conseguirá apoio da maioria no Congresso para aprovar a volta da CPMF ainda este ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário