terça-feira, 22 de setembro de 2015

NEM TÃO VERDE

Confira dicas para não cair no greenwashing, prática que usa selos ecológicos falsos para enganar o consumidor

Já notou propagandas que informam que um produto não traz danos ao meio ambiente? Atenção: pode er que ele não seja tão "verde" assim. Existe uma prática, conhecida como greenwashing, que consiste em divulgar o produto como ecológico quando, na verdade, é uma propaganda enganosa - na tradução literal, o termo significa "lavagem verde".

O uso dessa artimanha vem crescendo no Brasil. Segundo uma pesquisa da empresa Market Analysis, o número de embalagens no país com esse tipo de apelo foi de 408, em 2010, para 2.358 em 2014. Oito a cada dez itens comercializados por aqui têm alguma informação enganosa.

Uma das práticas comuns para enganar o cliente é o uso de selos supostamente ligados a uma instituição que declara que o produto é ecológico. Outra ação que as empresas fazem é divulgar relatórios inverídicos em sues sites. Mas um evento, por exemplo, pode enganar o consumidor também - como uma festa que se diz "verde" e oferece copos plásticos.

Para se prevenir, Paula Goerg, uma das coordenadoras da pesquisa - que englobou seis categorias diferentes, como itens de higiene e brinquedos - dá algumas dicas. "Não se deixe levar pelo uso do verde e do desenho do planeta feliz nas embalagens", diz. "Títulos como 'Eco' também podem enganar", afirma. "A pergunta que devemos fazer é 'este produto está dizendo que é sustentável, mas como identificar essa questão?' Se os dados da embalagem não ajudarem na resposta, a possibilidade de greenwashing é grande".

Os consumidores podem também se assegurar sobre a veracidade do anúncio no site www.ecolabelindex. com, que traz selos ecológicos legítimos utilizados no mundo todo - só no Brasil, são 41. "Ajuda muito, também, ficar atento às ações de responsabilidade social e ambiental de marcas", completa Paula.

Saudável para tudo?
Greenwashing aparece também nos alimentos naturais orgânicos saudáveis... O greenwashing  aparece também nas embalagens de produtos alimentícios. "Os selos podem ser de vários tipos, e é aí que reside toda a confusão", diz Carlos Thadeu Oliveira, gerente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Sobre produtos orgânicos, há uma selo oficial, que pode ou não aparecer na embalagem.

"Como em outros casos de greenwashing, a melhor maneira de o consumidor verificar a veracidade da de um selo em um alimento é se informar sobre ele. Nunca decida seus hábitos de compra apenas a partir da informação no selo", afirma Oliveira.

Fonte: Juliana Correia - Revista de Bordo Gol - Linhas Áreas / Postado na cidade de Santiago - Chile.


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