sexta-feira, 18 de setembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM PADRE COMPARADO AO CRISTO: “JESUS NUNCA FOI CORRUPTO!”

“Jesus nunca foi corrupto!”. A frase, gritada por um popular, resumia a indignação contra a infeliz comparação que o advogado Sidinei Sotele fez, dizendo que o prefeito de Cacoal, Padre Franco, estava sofrendo perseguições tanto quanto Jesus as sofrera. O protesto resumiu muito bem o que aconteceu na Câmara Municipal, esta semana. Há poucas semanas, dava-se como certa a cassação do Padre, por pelo menos oito dos 12 vereadores.. Daí começou a encenação. Primeiro, só entrava no recinto da votação quem tinha senha. E a maioria delas, teria sido tomada por servidores comissionados da Prefeitura, segundo várias testemunhas. Os opositores de Franco ficaram do lado de fora, fazendo barulho, mas sem poder de pressão. Depois, a surpresa: quatro dos edis que estavam pedindo a pele do mandatário, trocaram de lado. Apoiaram a cassação apenas quatro da dúzia de nobres edis. O pedido de cassação foi arquivado. Vibração dentro da sala de votação, urros e protestos no lado de fora. Gritos de protestos à distância foram sufocados pelos aplausos demorados dos ocupantes de cargos de confiança, que, obviamente, apoiavam seu patrão.
 O empresário e  ex-prefeito Divino Cardoso, que é um dos mais respeitáveis cidadãos de Cacoal, talvez tenha se arrependido de ter abandonado a vida pública. Se nela ainda estivesse, junto com outros personagens que fizeram e fazem a história de Cacoal e a querem uma cidade pujante, desenvolvida, livre de maracutaias e malandragens, poderia ajudar a reerguer uma comunidade que se perdeu em dois mandatos do Padre Franco. E que hoje é o símbolo da divisão política de uma pequena coletividade. Pobre Cacoal! Um micro retrato do Brasil, enterrado numa crise e sem perspectivas, porque seus líderes não têm mais o aval da grande maioria da população. Lamentável!
 ATRASO, DE NOVO! - Começou de novo: greve nos Correios é mais uma a atrapalhar a vida da população. Os carteiros, explorados, trabalhando sem estrutura e com salários ridículos, pararam de trabalhar em várias regiões do país. O contribuinte, mais uma vez, fica a ver navios. O Correio, que já foi uma das empresas mais confiáveis do país, agora está jogado às traças, com um serviço ruim, de terceiro mundo, com custos altos e com uma péssima administração. Quem vê uma demora de semanas para receber uma simples correspondência, sabe do que se está falando. É mais uma tragédia em mais uma estatal destruída durante os governos do PT.
 ESTÃO VOLTANDO - Terça-feira, sete da noite: descendo o Madeira, depois da ponte, uma enorme draga usada por garimpeiros de ouro era escondida nas margens do rio, na curva após o posto de distribuição da Fogás. Lá ficou até que a noite tomasse conta de tudo, para só então sair para a parte mais profunda do rio e começar a procurar ouro. Isso, poucos dias depois de uma gigantesca operação que fez uma limpeza geral de dragas e balsas na área próxima ao centro da Capital. O secretário de segurança, Antonio Carlos dos   Reis, disse que haverá uma intensa fiscalização na área. Tem que cumprir, senão, em breve, o rio estará cheio de garimpeiros de novo!
 CAMATA E A CPMF - A  CPMF vai voltar? E se voltar, o que representará no enorme bolo de tributos que o brasileiro já paga? Você sabia que cada cidadão que produz nesse país, está pagando mais de 9 mil reais por anos em impostos, quando pagava menos de 2 mil no início da década passada? Sairemos da crise econômica ou a situação ainda vai piorar? Tudo isso e muitos outros temas são abordados pelo economista Valdemar Camata Júnior, o Camatinha, no programa Direto ao Ponto, da SICTV/Record deste sábado. O bate papo com Sérgio Pires vai ao ar, em rede estadual, a partir das 13h20. Imperdível!
 ACIR E O FUTURO - Nos bastidores, já se fala não apenas nas sucessões municipais de 2016, mas também em 2018. Se a eleição fosse hoje, um nome estaria sem dúvida alguma entre os concorrentes: o do senador Acir Gurgacz. É um sonho dele, apoiado pela poderosa família, em governar Rondônia. Nesse momento, não haveria nome mais forte para a disputa. Mas como é muito cedo e uma eleição pode mudar em dias, quem dirá em meses, talvez seja muito cedo para a avaliação. Mas que Acir está pronto e maduro para entrar na disputa e ganhar, está sim. Dependerá, claro, dos seus adversários, que ainda não se postaram. Mas as chances dele, tanto tempo antes do pleito, são muito grandes.
 CASSOL E OS IMPOSTOS - O senador Ivo Cassol fez duro discurso no Senado, contrário à criação de qualquer novo imposto. Ele disse ainda que a crise “é fruto de erros do próprio governo, entre eles as isenções e reduções de impostos, como a que incentivou a venda de automóveis zero quilômetro”. Cassol disse que “quem compra carro tem dinheiro, portanto, é errado dar isenção a quem tem recursos”. Por essa razão, na época ele votou contra essa medida”. O ex governador também quer que a União pague pelas obras realizadas em Rondônia, Lembrou que em apenas duas delas, as dívidas já chegam a 57  milhões de reais.
PERGUNTINHA - O  que você acha da volta da baderna na BR 364, que chegou a ser fechada duas vezes na semana, mesmo com lei federal proíbindo a interrupção de tráfego em rodovias federais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário