terça-feira, 15 de setembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

EVO GANHOU UM PRESENTINHO E MAIS 60 MILHÕES DE REAIS

Bem que nosso governo tentou, via recursos, mudar a decisão judicial, mas não deu certo. Os 60 milhões de reais depositados pela União na conta da Eletrobras Rondônia, para transformar a termoelétrica Rio Madeira, de Porto Velho, numa usina de geração a gás, estão retidos e não podem ser usados, até que o caso tenha uma sentença definitiva. O resumo da história: o Brasil doou à Bolívia uma termoelétrica completa, funcionando, depois que as usinas do Madeira passaram a gerar energia. Ninguém perguntou nada ao governo rondoniense e muito menos sua população sabia de alguma coisa. Mas além da doação, Dona Dilma decidiu  fazer mais. Mandou transformar o complexo, antes de entregá-lo a Evo Morales, mudando a termoelétrica numa usina gerada a gás. O custo: a bagatela de 60 milhões.  Tudo certo? Nada disso. Uma ação popular impetrada contra a Eletrobras Rondônia e os ministros das Minas e Energia e do Planejamento, que assinaram a ordem, cancelou todo o negócio. Numa primeira decisão monocrática, a Justiça determinou que o dinheiro não fosse gasto até decisão final. A segunda tentativa do governo de derrubar a decisão na Justiça Federal, deu errado também. Em segunda instância, a decisão inicial foi mantida.
 A ação popular questiona a decisão do governo brasileiro de, na surdina, presentear nossos vizinhos com uma estrutura que custou aos cofres públicos alguns milhões de reais e que poderia ser transferida para outras regiões brasileiras onde há crise de energia. Mas, questiona, principalmente, porque além deste inacreditável presente, ainda vamos investir mais 60 milhões do nosso dinheirinho para agradar Dom Morales.  Nosso governo, na doação, disse que a termoelétrica é “bem inservível”. Não dá vontade de arrancar os cabelos, com tanta irresponsabilidade? Lamentável!
 O JEITO INALD0 - Inaldo Alves assumiu a Prefeitura de Jaru, temporariamente, enquanto a prefeita Sonia Cordeiro está afastado pela Câmara por 90 dias. Inaldo não brincou em serviço. Em sua primeira entrevista, já avisou que vai mostrar “o jeito Inaldo de administrar” e, embora não tenha criticado diretamente a Prefeita, deixou no ar que as coisas na administração municipal estavam muito tortas. No seu primeiro dia, o prefeito interino já teve que tirar grana do bolso para abastecer ambulâncias e viaturas do município, já que o caixa estava zerado, segundo ele. Sônia tenta retornar via judicial.
 PORTO AGRO VEM AÍ! - Nesta segunda, será lançada oficialmente a Portoagro, feira de agronegócios que pretende ser a substituta, com avanços importantes, da antiga Expovel. Ela será realizada no mesmo Parque dos Tanques, ao menos na primeira edição, que será realizada no período de 24 a 27 deste setembro que está chegando. Liderada pelo empresário Adélio Barofaldi, presidente da Associação dos Produtores Rurtais do Estado, a nova feira pretende dar um apoio ao agronegócio, onde, aliás, Porto Velho lidera o PIB na região norte. A proposta é reunir em um só local, produtos e serviços que estimulem a produção rural.
 FINANCIAMENTO FÁCIL - Com uma área total de 94 mil metros quadrados, o público estimado nos quatro dias é de aproximadamente 60 mil visitantes e a entrada será gratuita. Nesta primeira edição, a Portoagro contará com 64 estandes para empresas do setor do agronegócio para os setores de:  veículos, motores, serviços agropecuários, insumos, tratores, equipamentos e implementos agrícolas. A feira também vai oferecer taxas diferenciadas e prazos para análise de créditos mais céleres por meio dos bancos do Brasil, Basa, Caixa Econômica, Sicoob e Banco do Povo. 
 RIBAMAR E A JANELA - Com chances reais na eleição municipal de Porto Velho no ano que vem, o deputado Ribamar Araújo tem apenas um empecilho: seu próprio partido. Petista, ele está numa sigla onde, em todo o país, a população está jogando toda a culpa por tudo de ruim o que está acontecendo. Embora Ribamar tenha uma vida pública ilibada, sem qualquer mancha e até tenha sido o primeiro a denunciar membros do seu próprio partido, por suspeitas de malfeitos com o dinheiro público, a ligação com a sigla pode prejudicá-lo em 2016. Se houver uma janela para troca de partido, certamente ele mudará. Aliás, tem vários convites, desde agora...
CAMPEÃ EM SUSTENTABILIDADE - Sucesso total o  estande sobre sustentabilidade da Hidrelétrica Santo Antônio, no Porto Velho Shopping.  Adultos ficam curiosos para entender do que se tratava a exposição de peças arqueológicas e crianças queriam pintar, escalar a parede de pedras, ver o trenzinho correr nos trilhos e observar os peixinhos-robôs nadarem no aquário. O estande é mais uma forma que a Santo Antônio Energia encontrou para divulgar o resultado da avaliação independente do International Hydropower Association, que atribuiu à hidrelétrica o maior número de notas máximas em sustentabilidade em comparação a todas as outras avaliadas em diversos países.
 ​​PERGUNTINHA - Cortando 3 por cento dos milhares de cargos comissionados e diminuindo de 39 para 29 o número de ministérios, o governo vai conseguir, enfim, equilibrar as contas públicas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário