sábado, 27 de junho de 2015

DEUS NOS FALA

Evangelho de Mateus 16, 13-19


Fazer uma experiência do encontro com Jesus no nosso cotidiano nos abre maiores horizontes de vida. É nesse sentido que Mateus nos fala sobre o diálogo do Mestre com os seus discípulos, a fim de revela-Lo. “Simão Pedro, respondendo, disse: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e, sim, o meu Pai que está nos céus’”. Os discípulos, interpelados por Jesus sobre a sua identidade, tiveram dificuldades em reconhecê-lo. Somente Simão acertou a resposta. Uma resposta totalmente dele.

Perante essa constatação, o Mestre não teve dúvidas em reconhecer como Simão tinha achado graça em Deus. Somente Deus pode ter iluminado o discípulo. E o seguidor de Jesus, portanto, fez essa profissão de fé não pelas suas capacidades, mas pelo dom de Deus. Constatando isso, o Mestre Nazareno lhe confere os poderes da primazia em confirmar os outros na fé, edificando a sua Igreja. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Chama-o de Pedro, porque conservar a fé tem que ter firmeza e segurança, enquanto é um dom muito valioso; e eu digo tão precioso que não tem no mundo outro igual.

“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Simão, agora Pedro, foi escolhido não porque foi o melhor que os outros; aliás, se tivesse sido esse critério, certamente teria sido João. Por que, então, não escolhe o melhor, aquele que é mais próximo à perfeição? Eu creio que quis dizer que a opção da perfeição por aquele que vai guiar a sua Igreja não significa ser uma perfeição como as pessoas entendem para entrar no Reino de Deus, mas é necessário, simplesmente, se deixar guiar pelo Espirito e se deixar amar por Deus.

Sabemos como Pedro nega Jesus e, por isso, ele chora amargamente. Porém, não é o choro que o resgata, mas por se deixar amar por Deus. E Pedro, experimentando a derrota pessoal, repõe toda a confiança na salvação doada pelo Pai no amor. Por isso foi escolhido, porque soube fazer a vontade de Deus. Também nós somos convidados a vivermos a vontade do Pai para vivermos a perfeição, não obstante as nossas pobrezas, limitações. Assim sendo, o amor de Deus Pai venceu sobre as nossas fraquezas e nos deu a possibilidade de viver plenamente a nossa fé, sem medo de “não” sermos perfeitos.

E essa perfeição não é aquela humana que devemos ambicionar, mas à perfeição do Amor; do amor que por amor pode até errar; do amor que por amor dá tudo; do amor que por amor não tem medo de se expor; do amor que por amor dá a vida; do amor que por amor se deixa crucificar. E hoje o papa Francisco, sucessor de Pedro, nos quer confirmar esse Amor. Um Amor para conservar a fé. E eu te pergunto: perante os fracassos, as fraquezas da vida, qual é a tua reação? Dá mais importância em aparecer ou se questionar? E como se deixa interpelar por Deus? A perfeição que persegue é a do mundo ou de imitar como Deus nos amou e nos ama? Tem medo de viver a Cruz como ato supremo de Amor Concluindo, podemos afirmar a claras letras que essa experiência de fé é para todos, e todos podemos viver o desafio do Amor, não obstante os nossos pecados.

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário