sábado, 13 de junho de 2015

SAÚDE - DISPAREUNIA / QUANDO O SEXO SE MISTURA COM DOR

Imagine sentir dor a cada vez que tentasse ter relações sexuais. Esta é a realidade de muitas mulheres - algumas sentirão dor apenas temporariamente; para outras é um problema permanente que impacta profundamente a vida sexual, o relacionamento e a auto-estima.

Especialistas não conseguem determinar o número real de mulheres que experimentam a dor durante o sexo, porque muitas têm vergonha de procurar ajuda. Mas sabe-se que o distúrbio é mais comum em mulheres entre 40 e 45 anos, ou após o parto com episiotomia (quando é feita um incisão cirúrgica para facilitar o nascimento do bebê).

A sexóloga Lelah Monteiro, de São Paulo, explica quais as causas físicas e psicológicas mais comuns observadas em mulheres que sofrem de dispareunia e aponta para tratamentos possíveis em cada caso:

  • Causas físicas ou orgânicas: falta de lubrificação, endometriose, alterações pós-parto, hímen hipertrofiado, distúrbios de abertura vaginal, irritação, infecção, atrofia vaginal, cicatrizes ou ferimentos anteriores.
  • Tratamento indicado: buscar ajuda médica e consultar um fisioterapeuta uro ginecológico especializado.
  • Causas psicológicas: falta de excitação, trauma sexual, educação sexual, experiências sexuais anteriores ruins, medo do sexo ou da gravidez, estresse e ansiedade.
  • Tratamento indicado: terapia com especialista em sexualidade.
Não acredito em causas isoladas, creio que as causas físicas levam a um efeito psíquico ruim e que os fatores psico-emocionais também podem levar ao surgimento destes sintomas", completa ela. A especialista aconselha também sobre a importância de "conhecer o próprio corpo e sentir prazer com ele - o sexo será mais prazeroso com entrega e auto-conhecimento".

Fonte: Diário de Revista TV / Diário da Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário