quarta-feira, 17 de junho de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOS BASTIDORES, A ELEIÇÃO MUNICIPAL JÁ COMEÇOU

Partidos e possíveis candidatos começam a se movimentar para as eleições do ano que vem. Em Porto Velho, o PSB de Mauro Nazif vai propor uma aliança com o PMDB. E que ninguém se surpreenda se, do partido de Valdir Raupp, causa haja mesmo o acordo, não saia do nome de um deputado federal para a dobradinha. Por enquanto, os nomes mais citados são os de Emerson Castro e Williames Pimentel, mas podem haver surpresas.  No PSDB, o primeiro e mais importante nome é do da deputada Mariana Carvalho, agora alçada à vice presidência regional do partido, com a reeleição de Expedito Júnior para mais um mandato à frente do Diretório regional. Ela irá? Se a eleição fosse hoje não iria...No PT, há um racha praticamente sem retorno. De um lado, dois deputados estaduais, Ribamar Araújo e Lazinho do PT. De outro, o grupo do ex prefeito Roberto Sobrinho. Ribamar tem sido instado a disputar a Prefeitura, mas seu maior problema é o seu partido. Conseguirá ele superar essas dificuldade? E o PDT dos Gurgacz, que indicou o vice de Mauro nesta última eleição, de que lado ficará? Mário Português está fora. O Pastor Aluizio Vidal está fora. Quem pode surgir como surpresa?
 Pelos lados da Assembleia Legislativa, pelo menos quatro deputados estão de olho em 2016, na Capital. Além do próprio Ribamar Araújo, Léo Moraes e Aélcio da TV sonham com a cadeira de Mauro Nazif. Outro nome entre os mais fortes é do ex presidente da ALE, Hermínio Coelho, que vem se preparando para a disputa há bastante tempo. O PSOL virá de novo sozinho, com Pimenta de Rondônia.  Será que o PSDC vai mesmo indicar Edgar do Boi? E os nanicos fecharão com quem? Parece ser ainda muito cedo, mas a verdade é que a disputa pela mais importante Prefeitura do Estado já começou, senão publicamente, ao menos nas costuras de bastidores.
 O REI VEM AÍ - Se a burocracia da Prefeitura não atrapalhar; se as “otoridades” não quiserem aparecer mais do que o espetáculo; Porto Velho vai viver dias históricos no início do mês de junho do ano que vem. Provavelmente no Estádio Aluizio Ferreira, que receberá arquibancadas extras, para um público aproximado de 15 mil pessoas, Roberto Carlos cantará pela primeira vez ao Estado. Show que custa na faixa de 1 milhão de reais. Parceria com o Nestlé. Não é alarme falso. É real.
 FALTOU BOM SENSO - O caso do procurador do Estado Joel de Oliveira, detido, algemado e que levou uns pescoções dentro do CPA, nesta semana, vai ainda se arrastar muito tempo. Ele garante que vai processar o Estado (será que na condição de Procurador ele pode?) e as pessoas que o detiveram. Joel é conhecido por ser duro, combativo e brigão. Não foi essa a primeira alteração, teria resolvido facilmente o impasse. Mas parece que a intenção, dos dois lados, não era essa e nem será a última vez que se envolve num rolo. A verdade é que no episódio faltou bom senso de todos. Dele e dos seus algozes. Um pouco de conversa, diálogo, vozes sem alteração, teria resolvido o caso. Mas parece que a intenção não era essa...
 PM TEM QUE IR ÀS RUAS - Caso da força policial que deveria estar nas ruas e está servindo gabinetes em vários órgãos, continua repercutindo no Estado. A PM está sendo proibida, inclusive por ações do Ministério Público, de dar segurança a eventos particulares, como as feiras agropecuárias. Isso já aconteceu em Ariquemes e vaio se repetir em Ji-Paraná, onde as organizações dos dois eventos terão que contratar seguranças privados. Será que os órgãos beneficiados com tantos PMs, não poderiam abrir mão de pelo menos parte deles, para que fossem cuidar dos cidadãos? E não poderiam também ter segurança particular, já que recebe.
COLISÃO À VISTA - Claro que o assunto não saiu ainda a público, mas a verdade é que um importante político rondoniense, dono de milhares de votos, estaria em rota de coligação com um nome que ele mesmo indicou para importante função no governo Confúcio Moura. Parece que os dois já não falam a mesmo linguagem e, no meio disso, tudo, há confusão, discussões e até parcerias que estão sendo rompidas. Os bombeiros, ao menos por enquanto, estão tendo mais sucesso que os incendiários, mas é questão de tempo para que o assunto venha à tona!
 INIMIGO DO PT - Ironia e devolução, através de palavras escolhidas a dedo: o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, agradeceu as vaias que recebeu durante congresso do PT, realizado neste final de semana. Disse que “quero agradecer as manifestações de hostilidade no congresso do PT. Isso é sinal que estou no caminho certo". O petismo, que está ladeira abaixo, perdeu o controle do  Câmara Federal, onde fazia o que bem entendia com aliados servis. Cunha agora tem batido abaixo da linha da cintura do governo e dos petistas. Tornou-se um grande inimigo. E poderoso!
 PERGUNTINHA - Depois dos discursos sensacionais nos encontros do PT e do PSDB, em nível  nacional, podemos começar a comemorar que todos os problemas do nosso país estão resolvidos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário