sábado, 27 de junho de 2015

SAÚDE - Glaucoma / informações

O que é glaucoma? 
Glaucoma é uma doença causada principalmente pelo aumento da pressão intraocular. O risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade, ocorrendo, geralmente, em indivíduos com mais de 35 anos. O glaucoma congênito é uma forma rara que pode se manifestar em crianças pequenas.

Apesar de a pressão intraocular elevada ser um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existe relação causal direta entre determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença. Alguns indivíduos podem desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas e outros podem ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar qualquer lesão.

O glaucoma é frequente?
Dados recentres da organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo (12%), atrás somente da catarata, responsável por 48% dos casos.

Estimativas indicam que há cerca de 60,6 milhões de indivíduos com glaucoma e, em 2020, este número deve achegar a 79,6 milhões. As mulheres são mais acometidas que os homens.

Quais os sintomas de glaucoma?
Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) revelam que 80% dos portadores de glaucoma não apresentam nenhum sintoma ou alterações na visão no início da doença.

Na forma crônica, o comprometimento visual só aprece em estágios avançados; na forma aguda, há dor, redução da visão e olho vermelho.

É importante saber se o paciente tem outra doença?
Além da pressão intraocular, há outros fatores que contribuem para as lesões do glaucoma, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças vasculares, catarata, cirurgias ou traumatismos oculares.

Quando o glaucoma deve ser pesquisado?
É importante que indivíduos com mais de 40 anos de idade ou história familiar de glaucoma sejam avaliados anualmente por um oftalmologista.

Dicas para instilar os colírios
  • Use os colírios conforme a prescrição médica.
  • Conserve o conta-gotas limpo e não o encoste em nenhuma parte do seu olho.
  • Lave suas mãos antes da aplicação.
  • O espelho pode auxiliar na hora da aplicação.
  • Utilize um lenço de papel macio em vez de um muito áspero.
  • Utilize seu dedo como guia.
  • Faça uma bolsa em sua pálpebra inferior e aplique a gota nela.
  • Oclua seu duto lacrima, apertando-o fechado suavemente no local onde o globo ocular encontra o nariz por cerca de um minuto.
  • Não aperte os olhos; esse movimento pode desperdiçar o colírio aplicado.
  • Aguarde 10 minutos antes de usar outro colírio.
Fonte: CEOF - Porto Velho - Diagraphic Editora





Nenhum comentário:

Postar um comentário