sexta-feira, 26 de junho de 2015

Acessórios que melhoram o seu conforto e ergonomia na moto

Pedaleiras, risers, bancos, parabrisas...
Existem uma infinidade de modelos de motos e como já sabemos, cada qual se adapta melhor conforme cada motociclista, suas expectativas, uso da motocicleta, estatura, peso, etc. Por outro lado, vários são os acessórios que podem ajudá-lo(la) a ter mais conforto (ergonomia) ao pilotar, conforme suas necessidades e características. 


Pedal de marcha com ajuste de tamanho (pode ficar mais longo, conforme o tamanho do pé/bota do motociclista)

Por exemplo, digamos que você calça números grandes de botas, tipo, 45, 47 ou até maior. Nesse caso, seu pé pode ter dificuldade em se encaixar com conforto na pedaleira e manobrar o pedal da marcha. Ai pode ser bacana verificar no mercado a troca do pedal de câmbio, para um maior, onde aumente a distância da pedaleira para o câmbio. A empresa alemã, SW-Motech produz uns pedais de câmbio mais longos, sensacionais, disponíveis para vários tipos de motos big trails. Existem também uns alongadores de pedais de câmbio, específicos para cada modelo de moto, mas são difíceis de serem encontrados. 


Pedaleiras para motos custom e bigtrails, em tamanho maiores que as originais da moto. 
Dão mais conforto e no caso das big trails, são melhores para o off-road (pilotar em pé). 

Já nas motos custom, para melhorar o conforto, existem as chamadas "pedaleiras plataformas" que consistem em dar mais espaço aos pés, gerando mais conforto em viagens, tanto para o piloto quanto para a garupa. Mas, existe também pedaleiras mais largas para motos big trails, as quais, melhoram a segurança no off-road e também no on-road, sem contar que dão mais conforto. 


Risers de guidão

Outro acessório que pode ser bastante útil, são os chamados "risers de guidão", cujo objetivo é aumentar a altura do guidão e/ou trazê-lo mais para trás, de maneira que se adapte melhor a estatura do piloto, também tornando a pilotagem mais confortável, principalmente quando o fazemos em pé, no caso do off-road. Existem variados modelos, o importante é pesquisar bastante antes de comprar um, ou, preferencialmente fazê-lo numa loja física, onde se possa testar a instalação do produto, isso porque, embora na maioria das motos risers de até 20mm possam ser instalados sem a necessidade de substituir alguns cabos da moto, em alguns modelos, é preciso fazê-lo, dando um pouco mais de trabalho e necessitando de um investimento maior. 


Ao lado direito em vermelho: riser para os espelhos retrovisores

Temos também os "risers" (alongadores) para os espelhos retrovisores, de maneira que os deixamos mais para os lados da moto, fazendo com que o espelho não fique mostrando o ombro do motociclista e sim, apenas o reflexo de tudo que se está atrás no trânsito. 
Mas esses acessórios não param por ai. Temos ainda a possibilidade (em alguns modelos de motos), de instalarmos (trocarmos) os links da suspensão, abaixando ou aumentando a altura da moto.


Links que aumentam ou diminuem a altura da moto, disponíveis para alguns modelos...


A troca do banco da moto também pode ser um bom investimento, por um mais confortável, com gel ou ainda, mais ou menos alto, com mais espaço para o piloto/garupa, etc. Vide aqui matéria específica


Grips de manopla, instalados sobre a manopla que já está na moto. Aumente o conforto e diminui a fadiga com a vibração da moto.

Quanto as manoplas, pode parecer bobagem, mas existe um acessório, que nada mais é que uma borracha colocada sobre as manoplas originais (servem também para quem tem aquecimento nas manoplas), o qual aumenta consideravelmente o conforto, inclusive, diminuindo a sensação que temos com a vibração da moto. Leia aqui uma matéria só sobre esse produto


Uma coisa que também pode incomodar bastante o motociclista, principalmente em longas viagens, é relativo ao parabrisa/bolha da moto. Se for um pequeno que deixe passar o vento, o motociclista pilotará com desconforto, tendo que “lutar” contra o vento. Se for um mais alto que o necessário, pode gerar uma turbulência desagradável. Por isso é importante antes de comprar uma nova bolha/parabrisa, testá-lo com você montado na moto, para adquirir o tamanho correto, conforme os ajustes disponíveis em sua moto. Existem uns modelos de parabrisas ajustáveis, costumam ser bem assertivos, já que dão regulagem que combinada com as regulagens normalmente existentes na moto, melhora o uso. 
Muitos desses produtos estão disponíveis para compra em lojas do Brasil, outros podem ser comprados no exterior. Pesquise no Google a respeito! Vale também trocar idéias com seus moto amigos. 
É isso ai, com certeza devem existir outros produtos para melhorar seu conforto e ergonomia durante a pilotagem, os quais não listamos aqui, o importante é você ter consciência que dá para personalizar sua moto, conforme suas necessidades físicas, pensando sempre em melhorar o seu conforto. Isso é importante, afinal, pilotar com desconforto além de te gerar dores físicas, pode também prejudicar a pilotagem segura. 

Fonte: Por Policarpo - RockRiders.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário