sábado, 7 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

INCRA CONTESTA QUE É INÚTIL E MOSTRA SEUS NÚMEROS

Superintendente do Incra em Rondônia, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, envia extensa nota à coluna, dando conta das ações do órgão e contestando tópico publicado nesta coluna sobre a inutilidade do instituto. Para ele, " a missão e atribuições do Incra que, certamente, não são as mesmas da década de 1970, quando o país, especialmente Rondônia, viviam um momento de colonização. As atuais atribuições do órgão cumprem o estabelecido na Constituição, sobre política agrícola e fundiária e reforma agrária". Diz mais: "seus diversos programas estão distribuídos em ações de cadastramento de terras, incluindo o controle da aquisição de terras por estrangeiros, incentivo à produção agrícola voltada à agricultura familiar, através de assistência técnica, concessão de créditos à produção e habitação, apoio à agroindustrialização e comercialização, infraestrutura (estradas), educação e cidadania no campo". 
 Luiz Flávio lembrou ainda, os muitos investimentos em estradas (18 milhões e 800 mil reais), atendendo a 3.804 famílias com 783 quilômetros de obras, em parceria com Estado e Prefeituras.E que "foram beneficiadas 12.094 famílias, com investimentos de 10 milhões e 300 mil em atividades como elaboração de projetos para acesso às políticas públicas, melhoria da produção, ações ambientais, de saúde e educação". Ele acrescenta outras informações: ” O Incra está atuando em 24 imóveis rurais com açõens judiciais de retomada, processos de desapropriação ou aquisição para destiná-los às famílias que estão em acampamentos". E: "atualmente, cerca de 40 mil famílias de Rondônia, distribuídas em 210 projetos de assentamento e seis milhões de hectares de terras, são beneficiadas direta ou indiretamente pelas ações cotidianas do Incra, legalmente estabelecidas no ordenamento jurídico do país".  
 NÃO É UMA MARAVILHA? - O texto é imenso, explica, informa, discorda e faz outros comentários. Mas não tira a dúvida sobre porque, se é um órgão com toda essa importância, o Incra vive invadido, seus funcionários muitas vezes não podem nem entrar no prédio; os banheiros viram sujeira e acampamentos de lona são comuns. Se fosse toda essa maravilha que o dedicado superintendente afirma, porque o Incra virou centro de tantos protestos? Ou será que entre suas  utilidades, a de ser centro de confusão também faz parte do currículo?
 SÓRDIDA BOATARIA - Vítima de uma sórdida boataria, no ano passado, ligando-a ao brutal assassinato da estudante Naiara Karine, a empresária e pré candidata ao governo do Estado, Jaqueline Cassol, foi à Justiça, para exigir que buscas no Google, Yahoo e Microsoft que liguem seu nome ao da vítima, sejam retiradas do ar. Jaqueline tenta superar o drama pessoal que viveu, lendo e ouvindo acusações e mentiras, como a divulgada de que ela teria sido presa. Não quer que os boatos a prejudiquem ainda mais, quando a campanha eleitoral começar de fato. Por isso, está buscando, via Judiciário, formas de conter a onda da qual foi vítima.
 BOMBA, BOMBA! - Não foi com surpresa que a Justiça condenou parte do processo e mandou começar tudo de novo em relação ao vereador Jair Montes, na Operação Apocalipse, realizada no ano passado. O pleno do TJ considerou que houve de erros e determinou que tudo recomece, mas só no caso de Montes. No resto, toda a operação, segundo interpretação dos desembargadores, continua valendo. Não houve terra arrasada em relação às investigações, como se leu e ouviu. Repetindo: a decisão só vale para o caso de Jair Montes.
LALAU SOLTO - Aos 85 anos de idade, um dos maiores ladrões do país, que envergonhou a magistratura e se tornou símbolo do pior da corrupção, está livre de todas as acusações. Nicolau dos Santos Neto, que presidia o TRT paulista quando foram desviados cerca de 1 bilhão de reais, em valores atualizados, do novo prédio da instituição, é um ancião doente e agora inimputável. Parte do valor que ele roubou  foi recuperado, muita gente foi presa e condenada, mas já não existe nenhum dos envolvidos na cadeia.
 SUSTOS CARDÍACOS - O ex senador rondoniense, o tucano Chico Sartori, de Vilhena, deu um grande susto nos seus familiares e amigos, nesta semana. Sofreu um infarto e acabou internado. Está agora no Mato Grosso, fazendo um tratamento especial para se recuperar. Outra personalidade que teve problemas com o coração foi dona Hélia Piana, ex primeira dama do Estado. Acompanhado por seu marido, o ex governador Osvaldo Piana, que é médico, dona Hélia foi operada do coração em São Paulo e estava se recuperando bem.
 EX CRAQUE - Desde ontem, a Câmara de Porto Velho tem novo membro. Representante do PSD, Porfírio da Costa, líder comunitário da zona sul da Capital, tomou posse na cadeira de Edmilson Lemos, do PSDB, que assumiu a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária. É o primeiro representante do PSD a ocupar uma cadeira na Câmara. Comerciante e ex jogador profissional de futebol, ele garante que vai batalhar pela região da cidade que representa e pelo esporte.
 PERGUNTINHA - Antes do final desta década, veremos concluídas todas as grandes obras paralisadas, em andamento ou anunciadas para Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário