domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cada qual dá o nome que quiser para sua viagem de moto, mas "Expedição" é forçar a barra...

Leia esse texto bem humorado... 
Não leve esse texto a sério, é apenas uma crônica para refletir...
É normal e bacana darmos nomes para nossas viagens de moto, normalmente para aquelas mais distantes e de longa duração.
Imaginação (ou falta dela) faz parte na hora de darmos os nomes:  "Rumo ao fim" (nome de uma viagem até Ushuaia, a cidade mais austral da Terra, na região do "fim do mundo"), Jornada 3 Américas (nome simples para viagem pelos países das américas, desde Ushuaia até o Alaska), "Eu e Ele pela Terra Dele" (uma viagem feita por um motociclista católico praticante, passando por todas as regiões do Brasil) e por ai vai. Cada qual dá o nome que bem entende para suas viagens e ninguém deve se intrometer nisso! 


Motociclista "Expedicionário" (!?)

Mas, sou teimoso e adoro ser chato de vez em quando, então vou me intrometer! Dar o nome de viagens para o Deserto de Atacama, Ushuaia, Alaska, Machu Picchu, ou seja lá qual for o destino da viagem de "Expedição" é forçar a barra! 
O significado da palavra "Expedição" segundo o dicionário é:
Ato de expedir. Remessa. Despacho rápido. Envio de TROPA a determinado ponto com determinado fim. Viagem marítima ou terrestre a determinada região com fins POLÍTICOS ou CIENTÍFICOS! 
Hei de concordar com o seguinte: conhecer o Deserto de Atacama, Ushuaia, Alaska, Egito, Rússia, Ubequistão, África Central, Ilhas Maldivas ou seja lá onde for que tenham estradas nesse planeta, sem dúvida alguma é uma descoberta e tanto para quem o faz, uma realização que pode ser bem marcante para a vida do motociclista e ponto. 
Ponto, porque depois da Internet e da era Google, o mundo está 100% mapeado, conhecido, devidamente explorado. Numa viagem de moto, salvo quando o motociclista é um cientista ou um político, que viaja além do prazer, mas também com outros fins, ele não faz uma "Expedição"! 
No passado, há 4, 5 ou 6 décadas atrás, ai sim, muitos motociclistas podiam dizer que suas viagens eram praticamente uma "expedição", visto que na época poucos eram aqueles que desbravavam as estradas, muitas delas nem existentes em vários trechos que hoje rodamos, no primórdio do motociclismo de viagem podemos considerar seus autores verdadeiros "expedicionários". Agora em pleno ano de 2014 não dá... 

"Expedição Ushuaia 2014"!? Desde os anos 80, motociclistas vão rumo a Ushuaia, numa época que boa parte da Ruta 3 era de terra e não toda asfaltada como é hoje e olha que curioso: mesmo assim não era uma "expedição"! Porque hoje seria?. Ushuaia é um destino já bem explorado no meio motociclístico. Claro, nem por isso não é um super lugar bacana para ir de moto, lidando com o vento patagônico, passando pelo pequeno trecho de rípio de Cerro Sombrero até Rio Grande e conhecendo a beleza que é a região do Sul da América. Sensacional, mas a viagem não é uma "expedição". 
"Expedicão Atacama"!? Amigo(a), o Deserto de Atacama é sensacional, maravilhoso e todos que puderem devem ir lá conhecê-lo, principalmente de moto! Agora "expedição" aonde no Atacama? A não ser que você vá escalar o vulcão Licancabur e dormir numa barraca de camping dentro da sua cratera (visto que próximo ao vulcão encontrará outras pessoas acampadas) para explorar a vida oriunda dos geiseres, saiba que essa região já está totalmente explorada! Corta essa de "expedição"! 


"Expedição tal, num sei o que, mais não sei mais o que"... ahhh! Troca idéia com a agência espacial da Nasa e veja se consegue colocar sua moto numa nave espacial e ir rodar na Lua, ai beleza, pode chamar de "expedição", mas tem que fazer pesquisas, estudos científicos! Ou, mais fácil, troca idéias com a turma envolvida no projeto PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro) e vá rodar lá na Antártida, coloca corrente nos pneus para andar no gelo, e não se esqueça, faça pesquisas científicas! Outra dica é se filiar a um partido político, viajar até Cuba e pedir asilo político, ai dá o nome da sua viagem de moto para a terra do Fidel de "Expedição Amigo da Dilma". 
Por outro lado amigo(a) motociclista, pode reparar, a maioria daqueles que dão nome as suas viagens de moto com a palavra "Expedição", normalmente é porque "quer valorizar seu feito", dando um "ar de expedição" ao seu passeio/viagem. Eu avisei que era chato de vez em quando! 

Normalmente, motociclistas realizadores de várias longas viagens são menos "sérios" com os nomes, gostam de brincar, dando nomes tais como: 'Até o cú do mundo ou De vento em popa" (viagem cujo destino é Ushuaia), "Zuando pelas Américas" (viagem entre Ushuaia e Alaska), "Deixa a vida me levar, vida leva eu" (numa viagem de meses sem destino por vários países), "Atacama chegou a minha vez, a fila anda! (rumo ao Deserto de Atacama) e por ai vai! "Expedição"? Que nada! 
Pode cruzar o Deserto do Saara que provalmente vai encontrar mais motociclistas na estrada e ninguém fazendo "expedições", a não ser cientistas da indústria do petróleo em busca de novas descobertas. 
Tá bom, esse texto é cansativo, mas você deu algumas risadas! Se não riu, me desculpe, deve ter ficado bravo(a), porque dá o nome das suas viagens de "Expedição"! Ok, ok, não tenho nada a ver com isso...

"O ponto de vista muda a perspectiva".
Leonardo da Vinci


Fonte: Policarpo Jr - RockRiders.com.br 

2 comentários:

Clovis Henrique disse...

Nem tudo ta no google se pensa assim não conhece a região amazônica conheço só em Rondônia e Mato Grosso varias estradas que nem aparece no mapa.

Anônimo disse...

A viagem é do cara, ele dá o nome que quiser.

Postar um comentário