quarta-feira, 3 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NADA DE NOVO NO PRIMEIRO GRANDE DEBATE EM PORTO VELHO
O primeiro grande debate na disputa pela Prefeitura de Porto Velho, foi muito soft. Promovido pela TV Candelária, com organização impecável e grande audiência, em todo o debate houve apenas uma ou outra alfinetada. Fátima Cleide e Mário Português atacaram Lindomar Garçon, que está na frente, segundo o Ibope.  Garçon se defendeu, usando o trunfo de que, como está na frente, acaba sendo atacado por seus adversários. Quem se saiu melhor? Dependendo para quem se torce, foi o seu preferido quem ganhou o debate. O que se pode dizer é que o professor Aluizio Vidal teve uma performance impecável. Não fosse ele de um pequeno partido, certamente iria incomodar bastantes seus adversários. Garçon, Mário Português,  Mauro Nazif, Fátima Cleide e Mariana Carvalho, os cinco que estão com mais chances de ir ao segundo turno, foram bem no geral, mas todos tendo o cuidado de não bater muito forte nos adversários de hoje que, dependendo do resultado do próximo domingo, podem ser os aliados no segundo turno. O médico José Augusto e o vereador Mário Sérgio tiveram também performances corretas, mas, como os demais, sem brilho ou trazendo algo que pudesse mudar o rumo da eleição.

Segundo o Ibope, Garçon já estaria no segundo turno e, pelo menos quatro outros concorrentes teriam chances reais de chegar lá. Mas nem sempre as pesquisas estão certas e a eleição na Capital, uma das mais disputadas das últimas duas décadas, ainda está em aberto. Só depois do domingo, é que se saberá quem serão os dois que irão à reta final. Pelo primeiro debate na TV, não deu para se concluir nada. Os únicos vencedores foram os promotores do evento (a turma da Candelária, comandada por Everton Leoni) e o competente apresentador Léo Ladeia. Afora isso, muito pouco de novo se viu na hora e meia do debate.
 
PROTESTO ANUNCIADO
O movimento de fechamento da pista lateral da BR 364, por absoluta falta de condições das empresas nas proximidades abrirem suas portas para atender o público, foi um rolo anunciado há tempos. As obras dos viadutos se arrastam e não são concluídas, ora por um motivo, ora por outro. Parece que ali há uma turma de sapos enterrados, porque o trabalho não tem fim. Dnit e Prefeitura da Capital tentam tocar o serviço adiante, mas sempre surge um fato inesperado para atrapalhar. O caso ainda vai longe e vai gerar também muitos conflitos naquela área. 

MAIS CINCO
A composição da Câmara de Vereadores de Porto Velho aumenta em cinco cadeiras a partir da próxima legislatura. Até agora eram 16 vereadores e passarão a ser 21. Ninguém sabe porque, mas está na lei e ela tem que ser cumprida. Dos atuais 16 edis, 10 concorrem à reeleição e seis estão fora. No total, mais de 400 disputam as vagas no legislativo municipal. Em todo o Estado, a corrida por cadeiras nas Câmaras também é acirrada.

FRIO NA ESPINHA
Cada vez que saem os levantamentos policiais do final de semana, no Estado e na Capital, corre um arrepio pela espinha da gente. São dezenas de acidentes, vários feridos, aleijados e mortos. Um dos motivos principais dos acidentes violentos é cada vez mais bêbados dirigindo em nossas ruas e ignorando as ameaças da legislação. Como ninguém vai para a cadeia, eles continuam bebendo e matando. Estamos chegando ao limite da suportabilidade com tantas leis protegendo criminosos. Está na hora da sociedade brasileira começar a berrar contra esse absurdo.

BAIXARIAS
Em várias cidades do Estado – principalmente nos maiores eleitorados – a reta final da campanha tem representado baixarias, principalmente vindas de candidatos que, nas pesquisas, estão atrás dos seus concorrentes. Ataques pessoais, boatos espalhados, notícias plantadas na mídia, acusações sem prova, está valendo tudo. Uma pena que, a cada eleição, se imagina que o nível das campanhas vai ser alto, mas o que se vê, no geral, é exatamente o contrário. Baixarias sem fim. Lamentável...

MEIO BILHÃO
É visível a alegria do governador Confúcio Moura, depois que assinou o contrato para um empréstimo de quase meio bilhão de reais com o BNDES. Foi um grande esforço para conseguir a verba, que servirá para colocar em prática mais de três dezenas de projetos, muitos deles na área social. Confúcio teve apoio da Assembleia Legislativa, nesse episódio, já que os deputados aprovaram o empréstimo rapidamente, permitindo que Rondônia tivesse acesso ao dinheiro. Ou seja, nesse caso, novamente, os representantes do povo rondoniense colocaram os interesses político-partidários em segundo plano e priorizaram os interesses maiores do Estado. 

DE APAVORAR
A Folha de São Paulo, um dos grandes jornais brasileiros, publicou esta semana informações que são de apavorar. Segundo reportagem do jornal, perto de 400 documentos apreendidos em operações policiais, revelam que a organização criminosa PCC possui ramificações em 123 das 645 cidades do Estado. E que tem nas ruas um total de 1.343 bandidos.  A facção, que está espalhada por todas as regiões de São Paulo, é a principal suspeita de cometer uma série de ataques contra as forças policiais do Estado. Até o início desta semana e 
desde o começo do ano, 73 PMs foram assassinados covardemente.

PERGUNTINHA
Alguém vai sentir falta do horário eleitoral gratuito que termina nesta quinta e só volta em cidades onde haverá segundo turno?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário