quinta-feira, 18 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


COMEÇAM OS DEBATES DECISIVOS DA DISPUTA NA CAPITAL
Começa esta noite a sucessão de três debates de TV e rádio, entre Lindomar Garçon e Mauro Nazif que, certamente, serão vitais para decidir a eleição mais disputada da história recente, para a Prefeitura da Capital. Os dois pretendentes têm popularidade, folha de serviços prestados à comunidade; apoios importantes de lideranças de várias cores partidárias e até coincidem em um ou outro projeto de governo. Mauro busca, na quarta tentativa, ser o Prefeito de Porto Velho. Garçon concorre a primeira vez na Capital, mas já foi prefeito de Candeias do Jamary por dois mandatos. Ambos têm tido sucesso nas urnas, Mauro mais para o Congresso, onde é um deputado sempre muito bem votado. Mas Garçon, que começou sua carreira numa cidade pequena, tomou conta de parte do eleitorado de Porto Velho e foi eleito e reeleito deputado federal com expressiva votação. Quem defende a vitória de um ou outro tem argumentos de sobra. O único risco é que, pelo menos no mundo da fofoca e dos boatos, já se ouve, aqui e ali, que possa se mudar uma campanha até agora limpa, para descambar para a baixaria. Tomara, é claro, que isso não ocorra e tudo não passe de conversa de quem quer ver o processo democrático prejudicado.

Tanto Mauro quanto Garçon têm história, têm o respeito da população, têm o respeito do eleitorado. Que vença o melhor e que o que vencer seja também a melhor opção  para a maior cidade do Estado, tão necessitada de mais investimentos, melhor infra estrutura, melhores planos para o futuro. Os debates (hoje na Rede TV; segunda-feira, dia 22 na TV Candelária e dia 26 na TV Rondônia), serão vitais para que o eleitorado porto velhense conclua quem merece sentar na cadeira de Roberto Sobrinho. Agora é acompanhar tudo e decidir certo quando for colocar o voto na urna, dia 28!
 
VIDA REAL
Depois da euforia da eleição, os prefeitos que assumem em 1° de janeiro, já começam com grave crise atingindo os cofres municipais. O prefeito Laerte Gomes, presidente da Associação dos Municípios (Arom), avisa que a queda nos impostos, nas cidades rondonienses, chegou a mais de 1 bilhão e 500 milhões de reais. Ou seja, dinheiro curtíssimo não só para pagar funcionários e fornecedores, mas principalmente para obras e investimentos. Como todos os eleitos prometeram mundos e fundos, é bom a população saber que a realidade será bem diferente.

DIÁLOGO ABERTO
O governador Confúcio Moura tem dado uma atenção especial aos prefeitos eleitos. Desde a proclamação dos resultados das urnas, Confúcio tem recebido os novos mandatários dos municípios, que começarão a governador em janeiro. A primeira leva de conversas foi com os eleitos do PT. Agora, o Governador está conversando com os eleitos de todas as siglas partidárias. E tem reafirmado a parceria, que caracterizou seu governo desde o início, com as Prefeituras rondonienses.

BEM MAIS CEDO
Vai começar tudo de novo, sábado! Jornalísticos nacionais bem cedo, programas de TV do avesso, aviões saindo uma hora mais cedo, ônibus também. O horário de verão, que funciona para grande parte dos estados brasileiros, só atrapalha em Rondônia. Aqui, continuamos tudo igual, só que com duas horas de diferença para o centro sul e nordeste. Só nos afeta a programação de TV, transporte para outras regiões do país e, é claro, o horário dos bancos, que abrem às 8h e fecham às 13h. Pior é no Acre, que fica atrás do horário de Brasília em três horas.

RECUPERAÇÃO EM CURSO
A Santo Antonio Energia, consórcio responsável pela construção de uma das maiores hidrelétricas do país, em Porto Velho, está cumprindo à risca seu compromisso de conservar áreas de preservação, como uma de 39 mil hectares que margeia toda a extensão do reservatório da usina, no rio Madeira. Também vai recuperar até 2016, nada menos que 1.900 hectares de áreas degradadas próximo ao rio, com o plantio de mais de um milhão de mudas nativas. O trabalho teve início com o reflorestamento dos primeiros 150 hectares, que apresentavam sinais de degradação antes mesmo da formação do reservatório da hidrelétrica.

CENSURA E JUSTIÇA
A questão da censura à imprensa, adorada por poderosos em várias partes do mundo e, muito em especialmente na América Latina, está tendo uma parceria que, há pouco tempo, seria considerada impossível num regime democrático. Segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa, parte do Judiciário tem impedido publicações de matérias ou determinado indenizações pesadas, que podem inviabilizar jornalistas e empresas, em nome de direitos que muitos juízes consideram mais importante do que o sagrado direito de informar. E o número destas sentenças aumenta cada vez mais.

PERIGO À VISTA
O mais perigoso disso tudo é que parte dos magistrados está condenando jornalistas e veículos de comunicação mesmo quando denunciam pessoas públicas, como governantes e políticos. E isso vem acontecendo não só em países onde o Judiciário parece estar a serviço dos poderosos de plantão, como na Venezuela, no Equador e até na Argentina. A censura vinda da Justiça é a mais perigosa de todas. Portanto, é bom ficar com os olhos bem abertos para o assunto. Antes que seja tarde demais.

PERGUNTINHA
As cenas de sexo e violência de filmes e novelas que passarão uma hora a menos nas TVs, por causa do horário de verão, serão proibidas para crianças?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário