terça-feira, 16 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR OS AMIGOS DOS BANDIDOS?
Os defensores dos direitos dos bandidos e assassinos e de leis que os protejam, certamente estão gostando do que se assiste neste país. Só neste ano e em apenas uma cidade do país, 81 policiais da PM, foram covarde e brutalmente mortos. Os números são de São Paulo, mas em todos os recantos do país, protegidos por essa legislação que só pune as vítimas, bandidos, membros do crime organizado e até ladrõezinhos de galinha, se acham no direito de não respeitar as autoridades e atirar contra policiais. Sabem que, se presos, nada lhes acontecerá. Mesmo que brutalizem suas vítimas, mesmo que tirem a vida de pais de família, mesmo que destruam carreiras de agentes da lei, não pegarão um só dia a mais de pena. Pelo contrário, quando na cadeia, os discursos dos defensores dos direitos dos humanos serão sempre no sentido de mudar a história, tentando transformar os policiais em criminosos, só porque eles não tratam essa gente que vive da violência e da brutalidade como se fossem moças de um convento.

Em qualquer país decente, que cuide de sua população, que faça respeitar autoridade, matar um policial é crime tratado com toda a dureza da lei. Aqui não. Nesse país da demagogia, da incompetência e do discurso vazio, bandido tem que ser tratado como autoridade. De dentro das prisões, chefões comandam o crime nas ruas. Mandam matar seus concorrentes, seus inimigos e também policiais. Mandam nas ruas. Vendem drogas abertamente. Andam armados até os dentes, desafiando a sociedade, as pessoas de bem, o Judiciário e as leis que ainda tentam controlar o crime. E os discursos vazios continuam. Enquanto a sociedade brasileira não se revoltar contra isso e contra essa gente apaixonado por bandidos, não teremos mais paz em nossas vidas. Vamos ficar à mercê deles.
 
FIZERAM BESTEIRA
Passado o exagero do ato, certamente alguns dos participantes do protesto contra o resultado da eleição em Candeias devem estar arrependidos. Foram levados a fazer besteira por um candidato perdedor e lideranças estaduais do seu partido, o PDT. Ofenderam a Justiça Eleitoral, desrespeitaram a vontade da maioria e ainda fizeram a asneira de fechar a BR. Usada como massa de manobra, havia meia dúzia de estudantes que nem sabia o que estava fazendo por ali. O atual prefeito, Dinho Souza, ganhou a eleição de forma apertada. Mas ganhou...

BOAS E MÁS NOTÍCIAS
Uma notícia boa e uma ruim, na questão da distribuição de energia elétrica. A Eletrobras (Ceron) Rondônia, pode passar às mãos da iniciativa privada. Essa é a boa, até porque a incompetência da estatal e o péssimo atendimento que ela dá ao público, a tornaram um dos maiores motivos de queixas junto ao Procon. A má: ao passar para a uma empresa que só visa lucro e vai querer recuperar seu investimento a curtíssimo prazo, a conta de luz, que já tem preço abusivo, pode subir ainda mais. Ou seja, o único que perde sempre é o consumidor.

JOGO DE CENA
Lamenta-se que todo o esforço da comunidade de Tarilândia para conseguir a emancipação, transforme apenas em jogo de 
cena. Como o mesmo plebiscito que criou um novo município na Ponta do Abunã, há pelo menos três anos atrás. Embora seja mais um estágio exigido para que a mudança de status de distrito para município seja concretizado, o plebiscito não resolve nada. Enquanto o Congresso não votar nova lei que autoriza criação de novas cidades, nada muda. Tanto Tarilândia como a Ponta do Abunã continuarão só sonhando.

PRIMEIRO DEBATE
Confirmado para esta quinta-feira, 18, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Porto Velho, Lindomar Garçon e Mauro Nazif. O confronto está agendado para entrar na grade de programação da Rede TV! A Rádio CBN AM, também do Grupo  Gurgacz, transmite ao vivo o debate. Basicamente, nesse encontro, os dois candidatos farão perguntas entre si. O segundo confronto entre os dois finalistas na Capital está marcado para a TV Candelária (com transmissão também da Rádio Parecis FM), para a próxima segunda-feira, dia 22.

PÁREO DURO
O segundo turno em Porto Velho tende a ser um páreo duríssimo. Tanto Garçon, que chegou na frente no primeiro turno quanto Nazif, seu adversário do próximo dia 28, estão trabalhando duro para chegar lá. Aqui e ali, dependendo da área da cidade que se visite, nota-se predileção por um ou outro nome. Os debates que começam depois de amanhã e vão até dois dias antes da eleição decisiva (serão quatro na TV, nesse período), poderão ser vitais para saber quem chega lá. Hoje não dá para dar um palpite seguro acerca do resultado final.

OUTRA REALIDADE
A Justiça Eleitoral divulgou números oficiais sobre os eleitos em Rondônia. E, embora em uma localidade as mulheres tenham chegado à frente (Governador Jorge Teixeira elegeu uma prefeita e cinco vereadores, entre nove cadeiras), nas demais cidades a realidade é outra. Do total de 533 vereadores eleitos nas 52 comunidades, apenas 12% são mulheres. São 64 representantes do sexo feminino que chegarão às Câmaras Municipais. Em Porto Velho, por exemplo, entre 21 cadeiras, apenas três mulheres chegaram lá.

PERGUNTINHA
Os dois candidatos à Prefeitura de Porto Velho no segundo turno vão se comprometer a não permitir que as ruas da cidade sejam emporcalhadas com lixo eleitoral no dia 28?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário