quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


DEBATES ESQUENTAM E PODEM DECIDIR ELEIÇÃO NA CAPITAL
A reta final da disputa do segundo turno em Porto Velho começa a ter todos os ingredientes de uma daquelas eleições que vão entrar para a história. Há tensão, ataques e contra ataques, ameaças, troca de acusações, ironia atirada contra o adversário e, mais que tudo, um empate técnico entre os dois finalistas. A pesquisa do Ibope, divulgada no anoitecer de segunda, confirmou que Mauro Nazif está à frente de Garçon apenas dois pontos (48% a 46%), o que caracteriza um empate técnico, dentro da margem de erro que é de 4 pontos percentuais. Ou seja: tanto Nazif pode estar na frente quanto Garçon. O debate de segunda à noite na TV Candelária, provou que o clima não está ameno.Depois de um início pífio, os dois candidatos trocaram pesadas farpas, todas acima da linha da cintura, mas a maioria delas bastante agressivas. Os partidários de Mauro Nazif não têm qualquer dúvida: foi ele o grande vencedor do debate da Candelária. Obviamente, os que querem ver a vitória de Garçon repetem a mesma catilinária: foi o seu candidato quem saiu-se muito melhor. Na verdade, só quando se abrirem as urnas se saberá, com segurança, até que ponto os debate foram favoráveis a um ou outro.

A campanha eleitoral termina na sexta à noite. Espera-se que as tensões não determinam medidas, de parte a parte, que possam extrapolar a disputa política pacífica, baseada apenas nas idéias e propostas.  Mas antes do final dela, acontece o último debate entre os dois que aspiram sentar na cadeira de Roberto Sobrinho a partir de 1° de janeiro. O confronto na TV Rondônia/Rede Globo desta sexta à noite, pode ser a salvação ou a pá de cal sobre uma ou outra candidatura. Não há mais tempo para nada. Domingo à noite, a Capital dos rondonienses já conhecerá quem é o seu novo prefeito. 
 
PROMESSAS
A 96 horas da eleição decisiva em Porto Velho, os dois candidatos apressam o passo, ampliam o discurso e as promessas. Cada qual tem seus projetos, garantem que os executarão e que mudarão a cidade. Há muito boas intenções, mas também promessas impossíveis de cumprir, dos dois lados. A burocracia infernal, a crise financeira dos municípios, a necessidade de enxugamento da máquina, são alguns percalços para que as promessas de palanque não se possam cumprir, lá na frente. Mas, na verdade, em todas as eleições, os candidatos falam o que o povão quer ouvir. Aqui não é diferente.

NADA DE GOVERNO!
Eleito prefeito de Ji-Paraná com uma votação impressionante – 74% dos votos – Jesualdo Pires começa a falar dos seus planos para a segunda maior cidade do Estado. Diz que vai atuar forte na saúde e na infra estrutura. E aproveitou para repetir o que disse várias vezes na campanha, respondendo aos adversários: vai cumprir integralmente seu mandato e tentar a reeleição, se for do desejo da população. Não pense e nunca pensou em deixar o posto daqui a dois anos para disputar o governo.

NOVAS LIDERANÇAS
O quadro para 2014 pode trazer novidades. Surgem novas lideranças em Rondônia,. Uma delas é o ex-deputado estadual e prefeito reeleito de Ouro Preto, Alex Testoni. Ele teve mais de 76% dos votos válidos na sua cidade, consagrando-se entre todos os candidatos às Prefeituras, eleitos ou reeleitos, com maior percentual  de aprovação da sua comunidade. Alex é irmão do deputado Jaques Testoni, que também vem se destacando no parlamento estadual. A família está por cima na política e Alex é um nome que pode surgir como opção para disputar o Governo, em 2014.

ANIMAL À SOLTA
O animal atirou covardemente numa menina de 15 anos, em São Paulo. Fugiu e foi preso. Na Delegacia, disse que a culpa da morte era da vítima, que não queria entregar sua bolsa. É isso que as chamadas autoridades competentes fizeram com os brasileiros. Colocaram-nos nas mãos de assassinos que nada temem, muito menos as leis fajutas que os protegem e ainda, quando presos, gozam da cara de quem matam e de seus familiares. Em breve o animal, tratado como ser humano, estará solto, para matar mais.

A COISA ENGROSSOU
Grande número de figuras carimbadas do governo Lula estão com um pé no presídio. O STF condenou José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e outras figuras antes muito poderosas, por vários crimes, no processo do Mensalão. Na semana que vem começam a ser divulgadas as sentenças e, em alguns casos, elas podem superar os 20 anos de prisão. Quem pegar menos de quatro anos cumpre em liberdade e de quatro a oito anos, o condenado terá que dormir na prisão. Mas, sejam quais forem as penas, a vergonha do Mensalão já foi exposta à nação brasileira. Lamentável...

INCOMPENTENTE
Uma reviravolta na disputa pela Prefeitura de São Paulo, a maior do país, retrata com clareza o grande poder eleitor do ex-presidente Lula, na maior cidade do país. Quando no primeiro turno tudo apontava para uma vitória consagradora do novato Celso Russomano, foram José Serra e o candidato de Lula, Fernando Haddad, para o segundo turno. E todas as pesquisas confirmam que Fernando Lula Haddad será o eleito. Lula, portanto, consegue eleger até um incompetente, que foi um péssimo Ministro da Educação. Tomara que os paulistanos não se arrependam.

PERGUNTINHA
Até quando vamos ver nossos filhos barbarizados e mortos por assassinos frios e impunes e continuar de braços cruzados?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário