sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


DEU A LÓGICA: DONA DILMA IGNOROU O CONGRESSO
No mês passado, quando a coluna antecipou que a presidente Dilma Rousseff vetaria os principais itens do novo Código Florestal, houve quem torcesse o nariz. Um importante político chegou a ironizar que havia um exercício de futurologia e que ele tinha certeza que a Presidente respeitaria a vontade do Congresso. Obviamente deu no que deu. Durante anos o texto do novo Código foi discutido. Nunca se chegou a nenhum consenso, até que, em setembro, representantes dos partidos da base aliada do governo e a chamada bancada ruralista chegaram a um acordo, o que parecia impossível. Feita a nova redação, com algumas mudanças importantes, o projeto passou pela Câmara Federal e Congresso e foi para a sanção presidencial Dona Dilma ignorou o parlamento brasileiro. Deixou claro que ele só serve quando aprova os projetos dentro do que seu governo exige. Demonstrou, na prática, que a democracia só vale quando atende aos interesses dela e dos que a cercam no poder. Quando perde no Congresso, corre a editar Medida Provisória com o texto exigido pelo Planalto, dando uma banana para os congressistas brasileiros. E deixando claro que o parlamento só serve para seus interesses.
Estamos ainda engatinhando em termos de democracia. O Congresso é um dos pilares básicos dela. No Brasil, infelizmente, os parlamentares, em sua maioria, só tratam dos seus interesses e não os do país. Por isso, os governantes de plantão se sentem no direito de ignorá-los, passando sobre eles qual uma retroescavadeira. Fosse um Congresso sério e defensor da legalidade, atos como esse, da presidente Dilma, não seriam tolerados. Mas aqui, desde que não mexa no bolso da grande maioria dos nossos congressistas, está tudo bem.
 
FAMÍLIA EXTINTA
Pai, mãe e três filhos. Todos mortos. Uma família inteira foi extinta da face da terra, na terrível BR 364, que se transformou numa máquina da morte. O fato acontecido esta semana, próximo a Jaru, é apenas mais uma entre as dezenas de tragédias que ceifam vidas todos os dias na famigerada BR, abandonada à própria sorte há anos. Caminhões carregados, vários deles desrespeitando os mínimos cuidados do trânsito, somam-se aos buracos e falta de estrutura da BR. Daí, para exterminar famílias inteiras, é um passo.

NADA A COMENTAR
O que ocorreu nos bastidores é guardado a sete chaves, mas há vários boatos sobre os motivos da saída de Juscelino Amaral, da Casa Civil do governo. Um deles seria que ele estaria insatisfeito com a falta de poder decisório, concentrado nas mãos de pessoas mais próximas ao governador Confúcio Moura. Outro aponta para um mau relacionamento de Juscelino com alguns deputados, o que prejudicaria uma das suas principais missões, que era de fazer o meio de campo com a Assembleia. Há ainda outras versões, obviamente nenhuma delas confirmadas por ninguém.

CORTANDO A CARNE
A dura vida real é muito pior do que os sonhos de palanques eleitorais. Vários eleitos nas prefeituras já estão começando ter que colocar os pés no chão e cortar gastos. Um dos cortes mais profundos foi o decidido pelo Padre Franco, reeleito em Cacoal. Ele já decidiu pela demissão de pelo menos 200 servidores da Prefeitura e cortes de salários de outros 200. Se não cortaram profundo na própria carne, os prefeitos poderão ficar com um grave pepino insolúvel, porque não terão dinheiro para nada.

QUADRILHA DESFEITA
Mais de 24 milhões de reais roubadas da saúde do Estado.  Tudo isso foi desviado (até agora, porque pode ter muito mais!) pela quadrilha desbaratada pela Operação Termópilas, em que o ex-presidente da Assembleia, Valter Araújo, é acusado de liderar um grupo que atacou com fúria os cofres públicos. Pelo menos 23 servidores estavam envolvidos nas trapaça, incluídos aí, segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, pelo menos sete deputados estaduais. As investigações prosseguem.

NINGUÉM CHECOU
Lamentável o episódio que envolveu partidários do candidato Lindomar Garçon, em Porto Velho. Vereador eleito em sua coligação, Jair Montes, perdeu a esposa. Procurado por muitos amigos, Montes teve a casa invadida por dezenas de pessoas, solidárias a ele. Uma denúncia anônima dizia que no local estava havendo compra de votos. Sem checar, as autoridades determinaram uma forte ação da Polícia Federal. Se alguém tivesse ido apenas checar a informação, saberia que o que estava acontecendo na residência era um velório.

LIVRE DA AFTOSA
Há muitos anos o combate à febre aftosa se multiplicou com tanta força quanto o tamanho do rebanho rondoniense. Começou no governo José Bianco, passou por todos os demais e agora, com Confúcio Moura, tem a mesma intensidade. A responsabilidade dos nossos governantes e dos produtores, fez com que nosso gado chegasse ao estágio de livre de aftosa com vacinação. O próximo passo será extirpar a doença sem vacina, embora haja ainda um longo caminho a percorrer. É vital para o agronegócio que o governo mantenha a vigilância e o apoio à campanhas de combate à aftosa, como está acontecendo agora e que os produtores cumpram também sua parte.
 
PERGUNTINHA
Depois de duas vitórias sensacionais sobre as fortíssimas seleções do Iraque e Japão, o time de Mano Menezes estão afiado para ganhar a Copa de 2014?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário